[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 19 Set 2010, 18:36

Emil escreveu:Enfim, uma eu entendo que a escravidão ou a servidão possa ficar do lado "leal" do espectro

O problema não é os minotauros serem leais. É eles serem neutros.

Só pra dar mais um exemplo de Eberron: Karrnath. Pergunte pra qualquer um, e a primeira definição do reino que vem na cabeça é "soldados mortos-vivos". Sim, eles fazem uso intensivo de mortos-vivos por causa da religião primária do local ser o Sangue de Vol. E ao contrário do que a maioria pensa, ela é uma religião imparcial, e não maligna. O motivo todo está no etos da religião. Eles acreditam que todo mundo possui uma centelha divina na própria vida. Depois da morte, essa centelha vai para Dohlurn e é consumida até desaparecer. Sendo assim, depois que você morre, a carcaça que sobra não é sagrada. É só uma carcaça. E se ela pode ser usada como ferramenta, não faz mal. Isso faz mortos-vivos como vampiros e liches serem combatidos, porque são pessoas que cederam sua centelha divina por vontade própria para alcançar a vida eterna.

E no Faiths of Eberron eles deixam claro que existem facções dentro do reino que não gostam do uso de mortos-vivos. Outros que consideram a religião errada. Mas o uso de mortos-vivos é considerado banal. E vale lembrar que Eberron é um cenário de Grey and Grey Morality, então essa dúvida se o uso dos mortos-vivos é maligno ou não, faz parte do conceito do cenário (E eu vejo um paralelo interessante sobre o aborto e as células-tronco no mundo real).

Tormenta é preto e branco. Existem os "caras bons" e existem os "caras maus". E isso é universal. O sistema de tendência, as classes com restrições, e as magias que afetam tendências ditam que se você recebe dano extra de uma arma sagrada, você é maligno. Não importa se você ACHA que está fazendo o bem. Nesse tipo de cenário é difícil jogar algo cinza no meio sem bagunçar tudo.

E novamente, meu problema não é com os elfos. Intervenção divina explica a submissão. Meu problema é com a população de metade de Arton-norte que aceitou de cabeça baixa e bom grado os métodos escravagistas dos minotauros. E eles dizem no TRPG que mesmo depois das guerras táuricas, os locais AINDA são primariamente humanos, e muitas vezes tem um ou dois regentes minotauros. O que impede eles de cercarem a mansão de madrugada e botarem fogo em tudo?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Emil em 19 Set 2010, 18:52

Nibelung escreveu:O problema não é os minotauros serem leais. É eles serem neutros.

Sim, também acho, já disse. Por isso eu fiquei curioso pra ler a solução que deram, se é que há uma.

Nibelung escreveu:Tormenta é preto e branco. Existem os "caras bons" e existem os "caras maus". E isso é universal. O sistema de tendência, as classes com restrições, e as magias que afetam tendências ditam que se você recebe dano extra de uma arma sagrada, você é maligno. Não importa se você ACHA que está fazendo o bem. Nesse tipo de cenário é difícil jogar algo cinza no meio sem bagunçar tudo.

Pergunta: Tormenta é mesmo preto e branco? Segundo quem já leu os livros, eles adotam o sistema de tendência, ok. Mas o cenário é vendidocomo "ei, aqui, você pode jogar da maneira que quiser", então tem que haver um espaço para jogos em preto e branco, jogos em tons de cinza, jogos em roxo e verde... As análises e as crítica mais produtivas não seriam no sentido de perguntar por que adotar as tendências clássicas de D&D ao invés de aboli-las, ou mantê-las como regras opcionais, ao invés de ficar chutando bobamente e por cima o ponto da escravidão?

Nibelung escreveu:E novamente, meu problema não é com os elfos. Intervenção divina explica a submissão. Meu problema é com a população de metade de Arton-norte que aceitou de cabeça baixa e bom grado os métodos escravagistas dos minotauros. E eles dizem no TRPG que mesmo depois das guerras táuricas, os locais AINDA são primariamente humanos, e muitas vezes tem um ou dois regentes minotauros. O que impede eles de cercarem a mansão de madrugada e botarem fogo em tudo?

Bom, pelo que eu entendi, não é de tão bom grado assim, afinal, segundo a resenha, há espaço para os personagens jogadores serem parte de grupos guerrilheiros (um pouco anacrônico, né), fazerem parte de resistência, grupos de libertação, rebeldes, enfim. Tem uns soldados lá guardando a mansão, mas é pros jogadores invadirem, não pra um monte de npc sem nome.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Nibelung em 19 Set 2010, 19:01

Emil escreveu:Pergunta: Tormenta é mesmo preto e branco?

D&D é preto no branco. Deram uma reduzida enorme na 4e, mas ainda se vê os resquícios dela nos cenários mais clássicos.

Quanto a Tormenta... só olhar a punição de Sszzass. Ele não podia ser punido por ser maligno porque era a natureza dele. Valkaria recebeu uma punição mais leve porque ela era peguete do Khalmyr é uma deusa bondosa que só seguia sua natureza. Os conceitos de tendência são praticamente escritos na testa de todo mundo no cenário.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 19:06

Emil escreveu:Mas até aqui eu estou assumindo que você também não leu o Guerras Táuricas, e falha minha, você pode já ter lido.

Realmente não li.

Pois é, justamente, também grifei sua resposta. Se este é um tópico sobre tormenta e não sobre as implicações da escravidão, então não faz sentido implicar com as implicações (uff, doeu) sobre escravidão pra atacar o material ou pra defender o material.

Reformulando o que eu disse: Este é um tópico sobre Tormenta. Estamos discutindo as implicações da escravidão dentro do cenário de Tormenta, não as implicações da escravidão em geral.

Todos os seus personagens choram as mortes de todos os goblins, orcs e necromantes?

Não, só os personagens que são feitos para serem justos.

E eu ia te zoar, dizendo que se você se incomoda frequentemente com situações violentas ou imorais que ocorrem dentro de jogo, é melhor parar, dar um tempo. Mas não vou fazer isso não, que seria sacanagem e arranjar farpa a toa.

Eu me incomoda quando isso destoa da proposta. Eu fiz um jogo sobre demônios! Nós matávamos, arruinávamos e dominávamos, e foi um dos jogos mais divertidos (e amorais) que já mestrei. Mas essa era a proposta do jogo.

Por outro lado, quando um heroi galante começa a torturar prisioneiros só porque é conveniente, isso incomoda. Foge à ideia, à proposta do que se tem.

Cada cenário tem suas particularidades. Quais são as de Tormenta? Ele é um cenário leve ou pesado? Complexo ou simples? Maniqueísta ou cheio de tons de cinza? Os autores não conseguem se decidir. Uma hora você tem elfos com pés de coelho, na outra você tem elfos escravos sexuais. Bom, na contracapa do jogo diz que é um jogo de heroísmo, em que você salva o mundo, etc e tal. Ali estão os minotauros invasores e escravagistas, mas isso é pra ser tratado normalmente? O livro tem mesmo que tomar uma posição e tentar defender o modo de vida deles?

Existem maneiras de um autor retratar temas polêmicos. Uma é tratá-los realistica e neutramente, descrevendo-os e deixando ao leitor a decisão de se aquilo é certo ou errado. Outro é assumir uma postura para defender ou atacar o tema, mas essa é mais perigosa porque você pode estar criando uma dissonância moral (defender uma prática repugnante, ou acusar uma prática admirável). Com meu parco conhecimento do livro, aparentemente ele pende para essa dissonância. Mas você está certo, eu não o li ainda.

Meio off:
Isso me lembra uma campanha minha no meu cenário "Anima", em que os NPCs mais queridos e admirados pelos jogadores vinham de uma sociedade "maligna" e seguiam os preceitos dessa sociedade.

(Engraçado, era um reino parcialmente baseado em elementos da sociedade romana/espartana e expancionista, que dominava política ou economicamente quase todas as nações do mundo...).

A questão é que a ideologia dessa sociedade, e portanto os guerreiros que vinham dela (inclusive o imperador) eram admiráveis, mas quando se aplica isso a uma nação (era o que eu chamava de ideologia da "nação heróica"), tudo se tornava desastroso, pois o império se via no direito de invadir outras terras para "salvar o mundo" (exatamente o que heróis de fantasia fazem), e todos os males causados por ele se voltavam a proteger o mundo da vinda de um deus insano do passado.

Para expor isso, porém, eu apenas apresentei fatos, não fiquei puxando "sardinha" para justificar os atos deles; deixei os jogadores escolherem se o que essa sociedade fazia era aceitável ou não. Os resultados foram muito interessantes.

Na verdade, não é sessão da tarde, é "o que você quiser que seja", e essa é uma das principais críticas ao cenário, não é?

Talvez seja por isso que tanta gente critique o cenário. Cada um tem uma visão dele, então sempre tem elementos que "não se encaixam".

Porque se o problema dele for só ser sessão da tarde, então a gente precisa deletar metade deste tópico, acho. Mas suponhamos que essa parte das Invasões Táuricas seja sessão da tarde...

Um cenário pode ser simples e tocar questões complexas. Eu leio One Piece, por exemplo, e para um mangá shonen sobre piratas, tem umas questões extremamente interessantes, como escravidão, abuso de poder, autoritarismo, corrupção, guerras... Ainda assim, esses tópicos são tratados apropriadamente e não destoam da proposta do mangá nem são tratados de forma que ferem a inteligência do leitor. É isso que falta a Tormenta: coerência na forma de tratar seus temas.

No mais, eu fiquei curioso pra saber como Dark Sun resolve o problema da escravidão. Não sou familiarizado com o cenário. Alguém pode me contar? Talvez já fazendo a comparação com Tormenta?

Não resolve. ELa está lá, é parte do cenário, e ninguém está nem aí. Mas o cenário é feito em cima da ideia de um mundo corrupto e brutal, onde os mais fortes sobrevivem e os fracos padecem, e que se você não tiver 100 quilos de pura massa muscular, você vai acabar morrendo ou sendo abusado pelos mais fracos. É um mundo impiedoso que não tenta ser maniqueísta, e em que os personagens dos jogadores não são supostos heróis galantes que vão salvar o mundo, só sobreviver nele.

Agora para comparar com algo mais maniqueísta, vou falar de One Piece, que não é RPG, mas tem um cenário pra lá de rico. Ali, escravidão é proibida... exceto que os nobres mais altos e poderosos do mundo mantém escravos e os tratam como absoluto lixo (tipo, eles chegam a cavalgar pessoas até que elas morram de exaustão, prendem pessoas com colares explosivos pro caso de tentarem escapar, e humilham seus inferiores sempre que podem). Ou seja, a nata do mundo é o pior tipo de gente. O cenário não é exatamente maniqueísta (o tema é mais "liberdade vs opressão" e "amizade vs estar sozinho no mundo" do que "bem contra mal"), mas quando vai abordar o tema ele o faz sem tons de cinza, pois isso não seria apropriado à proposta.

Mas a situação material que possibilita os elfos se sujeitarem aos minotauros está toda lá: eles não têm mais um reino, não têm uma sociedade organizada, e existe uma outra raça no cenário que considera seu imperativo categórico (eu ia escrever dever natural, mas assim é muito mais chique) acolher e proteger os mais fracos.

Eu acho que de estar sem reino e sem sociedade pra aceitar escravidão há um pulo muito grande. Eu não duvido que alguns elfos possam fazer essa escolha. Na hora do desespero, qualquer "ajuda" pode ser a salvação. O problema é a mentalidade de que "a maioria" aceitaria isso. Credo, é mais difícil formar um gueto numa grande cidade ou fundar um vilarejo para acolher o próprio povo do que aceitar escravizar-se? Na minha opinião, se meu povo já está sem pátria e sem organização porque os perdeu para uma raça inumana e expancionista, o que ele menos precisa é de se sujeitar a outra raça inumana e expancionista.

É por isso que o autor tem que inventar essa história de que a deusa se sujeitou a isso, então os elfos também fazem o mesmo. O próprio autor mostra com essa jogada que é difícil explicar como uma "maioria" aceitaria tal tratamento sem algum tipo de "Deus Ex Machina" para justificar.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Set 2010, 19:17

Credo, é mais difícil formar um gueto numa grande cidade ou fundar um vilarejo para acolher o próprio povo do que aceitar escravizar-se? Na minha opinião, se meu povo já está sem pátria e sem organização porque os perdeu para uma raça inumana e expancionista, o que ele menos precisa é de se sujeitar a outra raça inumana e expancionista.

Olha... segundo O Reinado, existe um gueto dos elfos em Tapista.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 19:22

Lumine Miyavi escreveu:
Credo, é mais difícil formar um gueto numa grande cidade ou fundar um vilarejo para acolher o próprio povo do que aceitar escravizar-se? Na minha opinião, se meu povo já está sem pátria e sem organização porque os perdeu para uma raça inumana e expancionista, o que ele menos precisa é de se sujeitar a outra raça inumana e expancionista.

Olha... segundo O Reinado, existe um gueto dos elfos em Tapista.

Que haja um não me surpreende. Mas só em Tapista, ou em outras cidades também há? OU senão guetos, vilarejos ou cidadezinhas élficas aqui e acolá em outros reinos?

Meu problema é se for só em Tapista...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Iron Man em 19 Set 2010, 20:45

Olá pessoal

Deicide escreveu:Que haja um não me surpreende. Mas só em Tapista, ou em outras cidades também há? OU senão guetos, vilarejos ou cidadezinhas élficas aqui e acolá em outros reinos?

Meu problema é se for só em Tapista...

Pelo que me lembre oficialmente é em Valkaria há um bairro elfico, criado décadas antes da queda do Reino Elfico. Fora isso não há mesmo. Parece que os elfos desistiram de fazer comunidade unidas, por que a destruição de seu reino foi traumatico demais e agora tem "medo" de se unirem e serem alvos de novo. Para mim isso NÃO TEM NENHUM sentido, pois o mais lógico é procurar outros de seu povo para se sentirem mais seguros e poderem se defender melhor. Não virarem um bando de nômades solitários.

Só em um termo de comparação há vários povos na Terra que perderam ou foram espulso de suas terras e se mantiveram unidos. Como os Judeus e os Ciganos. E no próprio mundo de Tormenta o povo de Tamura teve sua terra destruída, mas se mantiveram unidos após estes eventos. E o mais ilogico é que quando fãs e outros fazem uma comparação entre as atitudes dos Elfos e os Tamurianos, alguns afirmam que por os Elfos serem um povo Caotico eles tem tendencia de não se unirem e os Tamurianos serem Leais possuem tal tendência. ISSO NÃO FAZ UM PINGO DE SENTIDO!!!! :queixo:

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor ferdineidos em 19 Set 2010, 21:11

Acho que nego tá viajando um pouco nesse tópico.

A maior parte das discussões que vi sobre escravagismo parecem não se entender. Parte A reclama que escravagismo é uma característica de cultura evil, Parte B responde que escravagismo na mesopotâmia de 2000 AC era bem vista...

Cacete, alguém me corrija se eu estiver falando besteira mas, em TRPG se utiliza o sistema
Editado: de tendências
do D&D padrão, certo?
Assim, escravagismo é considerado pelo sistema um ato maligno, certo?
E no TRPG ao que tudo indicia (leitura da resenha), os minotauros praticam escravagismo e são neutros, criando uma incoerência com o sistema.

Agora o que de pior foi lido na resenha: eles são considerados neutros por que criam uma justificativa no cenário para tal, justificativa essa que não se sustenta, por que no final das contas, se o playboi tiver uma humana escrava e mandar ela plantar bananeira, ela vai plantar bananeira ou entrar na chibata, ponto. Isso, por mais que se pinte de dourado, em um sistema de tendências (evil x good) é um ato evil.

Os criadores de tormenta tem todo direito de dizer que o império é escravagista, e que a escravidão tem uma raiz religiosa, mas o que não dá é dizer que esse império tem uma tendência neutra. Isso não se sustenta com o princípio do escravagismo e o sistema de tendências. NÃO IMPORTA A DESCULPA QUE DERAM...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor NeverSleep em 19 Set 2010, 21:20

Não vou quotar tudo, mas pelo que li a discussão tá circulando pelo troços de tendência, principalmente pelo eixo Bem-Mal.

Falando sobre um cenário de fantasia, onde as tendências são bem definidas e elas influênciam diretamente as regras, elas precisam de um padrão, não pode haver relativismos, senão vira baderna, uma moral padrão define o que é bom e o que é mau. Com isso em mente não dá pra relativizar coisas dentro do próprio cenário, o escravizar não pode ser neutro em um lugar e mau em outro, isso gera conflito direto com o sistema de tendências que serve como molde sim no d20 em geral.

E faz menos sentido ainda tentar comparar um cenário de fantasia com o mundo real, no mundo de fantasia existe o bem e o mal, ordem e caos como conceitos definidos e tangíveis, tanto que isso influência nas magias que alguém pode fazer, no tipo de extra-planares que podem ser invocados, as divindades que podem ser seguidas e diversas outras coisas que poderiam ser citadas.

E sobre os elfos aceitarem a escravidão por causa da escolha da deusa deles é... parece mais uma desculpa do tipo "È assim porque é, fim." do que uma justificativa. Quer dizer, eu até vejo os mais fanáticos fazendo isso, mas considerar a raça como um todo ainda como seguidores de uma deusa decadente, mesmo depois da sociedade deles ter sido destruída e eles não terem praticamente uma identidade cultural vivendo espalhado pelas terras de outros povos, pois foi assim como botaram os elfos de Tormenta pelo menos no início. E mesmo assim, uma raça inteira aceitar a escravidão por proteção (duvidável, afinal pelo menos as fêmeas tão ali para... BBs) não é como se fosse um país menor ou pouco habitado aceitando isso.

@post acima que apareceu enquanto eu estava escevendo:

[2]
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Set 2010, 22:11

Emil escreveu:bom, se você coloca paladinos malignos no seu mundo, então você NÃO está jogando D&D.

er, você joga D&D SIM com paladinos malignos
variantes do UA
paladino da Liberdade (CB)
paladino da Tirania (LM)
e Paladino do Massacre (slaughter, não achei termo melhor XD)(CM)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2010, 22:33

variantes do UA

Variações equilibradas e que são completamente retro compativeis.

E são gratuitas.

mas nego ainda vai dar 80 reais suados pelo trio para poder escravizar elfos e serem neutros.

Eu sou o Alpha e o Omega, o começo e o fim.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor MagoCego em 19 Set 2010, 23:48

Seria uma boa então fazer uma campanha "coração valente" de elfos vs minotauros?
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Set 2010, 00:06

"A Libertação de Tapista"? :haha:
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Smaug em 20 Set 2010, 00:40

Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional

Vc mesmo falou de nivel interacional, se vc acha que interação não envolve relações sociais então você realmente está equivocado quanto a biologia. Tanto eu quanto o Pichu tivemos materias junto com psicologia que envolviam realções sociais.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Nibelung em 20 Set 2010, 00:55

NeverSleep escreveu:E sobre os elfos aceitarem a escravidão por causa da escolha da deusa deles é... parece mais uma desculpa do tipo "È assim porque é, fim." do que uma justificativa.

Não esqueça que a derrota da Glorinha pro Thwor fez a grande maioria dos elfos perder a fé nela, e foi um dos fatores responsável por ela perder boa parte de seus poderes e se tornar a deusa mais fraca do panteão. Agora, do nada, os elfos ficaram leais a ela de novo e obedecem o que ela decidiu.
Imagem
Imagem
Nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários