Eberron: Qual Versão?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Eberron: Qual Versão?

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 16:55

Bom, usei a ferramenta de busca e não achei nenhum tópico com essa descrição, então lá vai:

Tenho um enorme interesse em conhecer Eberron, mas estou em dúvida de qual versão é mais recomendada para comprar. Porém eu NÃO pretendo Mestrar Eberron em D&D, o que me interessa MESMO é material descritivo.

Então por isso a minha dúvida: Eberron 3.5 ou 4?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Re: Eberron: Qual Versão?

Mensagempor louc0 em 20 Set 2010, 16:59

3.5

Além de ter mais livros sobre o cenário, o livrão principal tem bastante material descritivo.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 18:14

Ruben_Ladwig escreveu:3.5

Além de ter mais livros sobre o cenário, o livrão principal tem bastante material descritivo.

Porém as mecanicas da quarta edição referentes a monstros encaixa melhor o cenário.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Set 2010, 18:33

bem, se o interesse é o material descritivo, então realmente só a 3.5 tá bom
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor DracoDruida em 20 Set 2010, 18:35

Yeah, mas como ele disse que não ia mestrar, apenas queria ver o material descritivo...
DracoDruida

Mensagempor Joshua_Crow em 20 Set 2010, 18:40

Leia as duas versões. É bom ver a evolução do cenário. Não é que teve uma grande mudança da 3.5 pra 4E como o FR, só a inclusão dos Dragonborns e outras raças, que deixo o cenário mais interessante.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Joshua_Crow

Mensagempor Elven Paladin em 20 Set 2010, 19:31

Uma pergunta relativamente difícil de responder, porque ao contrário de Forgotten Realms e Dark Sun, Eberron sofreu poucas mudanças na transição do 3.5 para o 4.0 ( salvo a adição de duas raças colocadas para completo desgosto do Keith Baker, especialmente os Eladrins - e a violação ambulante do feeling de Eberron, os Dragonborns ), então fará realmente pouca diferença qual delas for escolher.

Mas quanto aos suplementos, há ao menos 4 ou 5 que são dignos de menção: Secrets of Sarlona ( e pelo Clemente e Misericordioso, nunca, jamais cogite ver o Secrets of Xen'Drik. Ele é um livro horrendo ), Player's Guide to Eberron ( a versão 3.5, que é um livro em tópicos ), Sharn: City of Towers e City of Stormreach ( ambos se focam nas respectivas cidades ) e Faiths of Eberron.

E ainda mais interessante é ler as postagens do Keith Baker nos fóruns sobre Eberron no sítio da Wizards, com o nickname de Hellcow, sendo que as mais antigas aparecem nas designer notes no Jhonen Olain's Eberron Journal.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Thor em 20 Set 2010, 19:49

Tem um livro da 3.5 que é inteiramente descritivo, não tem nada de mecânica, que se não me engano é Adventurer's Guide to Eberron (algo assim). Ele é muito bom e explica bem muita coisa do cenário.

E outro livro muito bom além dos que o Advogado postou acima é o The Forge of War, que explica detalhadamente a Última Guerra, desde como ela se iniciou até seu fim.
Thor

Mensagempor Elven Paladin em 20 Set 2010, 20:05

Tem um livro da 3.5 que é inteiramente descritivo, não tem nada de mecânica, que se não me engano é Adventurer's Guide to Eberron (algo assim). Ele é muito bom e explica bem muita coisa do cenário.

Acertou o nome, mas eu não o vejo como algo muito útil, é basicamente um "Guia Visual".

E outro livro muito bom além dos que o Advogado postou acima é o The Forge of War, que explica detalhadamente a Última Guerra, desde como ela se iniciou até seu fim.

Também é um bom livro, mas ele se foca em eventos que já ocorreram no cenário e que teoricamente já estão "resolvidos" para questões de jogo. Mas se alguém se interessa por campanhas alternativas e históricas, ele de fato vale a pena. Um livro que eu de fato esqueci de citar é o Five Nations.

Mas ainda mais útil pode ser o fan-made Grand History of Eberron. Ele é gigantesco, completamente descritivo e sempre me pareceu próximo demais do limite de "pirataria", mas como o tópico que o anuncia está a mais de um ano no fórum de Eberron na WotC, eu presumo que ele é completamente legal.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Nibelung em 20 Set 2010, 20:12

O CS da 3.5 é mais completo que o PG +CS da 4e. É porque na 4e presume-se que algumas partes do cenário já sejam conhecidas, por ser um cenário antigo (por exemplo, não tem a descrição completa das divindades da Soroveign Host), igual acontece com Forgotten ou Tormenta.

E fora isso, praticamente todos os suplementos de Eberron adicionam um bom número de linhas descritivas, enquanto os dois livros da 4e foram apenas um bom resumo introdutório pro cenário. Se você NUNCA leu nada de Eberron, recomendo começar com os livros da 4e. Se continuar interessando, vá pro Campaign Setting da 3e. Se quiser se aprofundar mais, vá pros suplementos 3e.

Editado: Putz, esqueci do Grand History. Esquece meu post. Vá baixar esse suplemento.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Metal Sonic em 21 Set 2010, 09:38

Bom, aproveitando que eu tô jogando a 4ª, devo comprar o da 4ª Edição mesmo. :laugh:

Obrigado pelas respostas! :dança: :dança:

O que mais chama a atenção de vocês sobre Eberron? E os pontos fracos?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Rain em 22 Set 2010, 01:40

Em minha opinião, Eberron é um cenário de muitos pontos fortes (pra mim, hoje ele é o melhor cenário de D&D, de longe o mais conciso e enxuto)

Mais existem pontos fracos no cenário
O mais agravante em minha opinião é a compatibilidade dele com qualquer produto lançado para D&D
A velha regra do tudo que existe em d&d faz sentido em Eberron

Alguns acréscimos de raças, e monstros fazem todo o sentido no cenário e o deixam ainda melhor

Outros criam retcons bestas e soluções que beiram o absurdo como mudanças cosmológicas.

Mesmo assim o mestre tem o poder de vetar qualquer coisa que ele ache não apropriado para o seu estilo de mundo de Eberron

No mais vejo poucas desvantagens no cenario! ^_^
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Elven Paladin em 22 Set 2010, 08:01

O mais agravante em minha opinião é a compatibilidade dele com qualquer produto lançado para D&D
A velha regra do tudo que existe em d&d faz sentido em Eberron

Essa regra nunca existiu, o que ocorreu foi uma mistura do marketing horrendo da Wizards com Eberron ( Era tão indefinido o que Eberron seria até sair o livro que por muito tempo, esperava-se um D&D animélico ou próximo de Final Fantasy ) com "mitos de internet".

A regra que Eberron segue é "tudo o que existe no Livro do Jogador I, Livro do Mestre I e Livro dos Monstros I tem seu espaço em Eberron - pois Eberron foi um cenário feito com as regras de D&D 3.5 em mente". Isso consta claramente nas "Ten Things you need to know" na página 7 do Eberron: Campaign Setting. ;)

Elven Paladin

Mensagempor Skar em 24 Set 2010, 14:37

Bem honestamente, acho a versão 3.5 muito mais descritiva que a 4e.

Além dos livros já falados eu também cito o Five Nations. Ele descreve muito bem os grandes reinos.

E Dragons of eberron também é válido nem que seja para você dar uma olhada e ver como eles se comportam em casos especiais
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Nibelung em 24 Set 2010, 19:09

Skar escreveu:E Dragons of eberron também é válido

Dragons of Eberron não existe. É uma alucinação coletiva.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários