[OGL] DC Adventures

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[OGL] DC Adventures

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2010, 10:37

Então quem aqui leu/comprou o livro? O meu chegou aqui sexta feira e uma leitura inicial mostra basicamente M&M segunda edição reestruturado para ser um sistema "proprio" além de usar o metodo do Ultimate Power para criação de poderes.

É uma faca de dois gumes, para iniciantes é bem dificil criar poderes interessantes, mas para aqueles acostumados com o sistema é bem intuitivo e facil.

Como está sua experiencia com o sistema?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Re: DC Adventures

Mensagempor ferdineidos em 19 Set 2010, 11:07

Dei uma lida rápida no material e concordo com o que você colocou. Achei engraçado como mudaram alguns nomes de atributos sem nenhuma razão aparente que não o para diferenciar de "outros" sistemas (wisdom ter virado awarness e em determinado ponto do texto até mesmo escrevem que ˜isso para alguns é chamado sabedoria˜, huehehehe)

Mas ainda preciso de tempo pra testar ele e estou bem curioso pra ver feedbacks de quem o testou na prática.

E foi só eu que achei o Arqueiro verde o maior bucha de todos???
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Set 2010, 16:13

Eu gostei de boa parte das mudanças, inclusive nos nomes dos atributos ("Presence" e "Awareness" representam bem melhor os usos dos atributos do que "Carisma" e "Sabedoria").

Mas, de uma maneira geral, ficou bem mais caro criar personagens nele. Especialmente personagens focados em perícias, o que acaba os deixando mais "fracos" em relação aos focados em poderes.

Não sei quando o meu livro chega, provavelmente na semana que vem. Quando chegar, vou testar, aí teço melhores comentários.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2010, 22:35

Hoje jogamos uma sessão rápida (2 horas) em um cenário proprio na segunda guerra mundial.

O combate foi estupidamente "fatal", rápido e divertido, algo que eu não esperava do sistema. Ele também foi de muito facil comprensão e os turnos eram perdidos mais descrevendo as ações do que rolando elas. Aprovado, porém um problema atual que encontrei é que um personagem está estupidamente poderoso em comparações aos outros, e tudo o que jogador fez foi comprar defesas e ataques altos.
AKImeru

Mensagempor Aluriel de Laurants em 19 Set 2010, 22:51

Estou esperando o meu chegar. Mas previamente penso que realmente perícia tá caro, porque em linhas gerais é a mesma coisa, ganhando menos pontos, já que ninguém comprava perícias como natação, cavalgar, dirigir e por aí vai, e as enxutas foram essas, que agoram custam caro pra cacete. Presence é inútil ou algo perto disso.

Mas do resto o sistema me parece mais interessante e equilibrado. Porém ele vai precisar de algumas house rules.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Re: [OGL] DC Adventures

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 11:48

Três coisas que eu não curti:

- Skills muito caras;
- Novos atributos irrelevantes;
- Duas Defesas, o que eu julgo desnecessário.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 12:02

metalsonic escreveu:Três coisas que eu não curti:

- Skills muito caras;
- Novos atributos irrelevantes;
- Duas Defesas, o que eu julgo desnecessário.

Skills são mais poderosas em sua maioria, faz sentido elas serem mais caras. Associe a isso a DCs menores do que D&D padrão.
O único atributo irrelevante é "Presence" e ele é ainda vital para se fazer o "rosto" do grupo, e tem seu lugar com um personagem que inspire os outros. Ele é de fato nessesário. Seria mais interessante se fizessem mais coisas com ele contudo.
Duas defesas não, multiplas defesas. São 4 no total e funcionam exatamente como na segunda edição.
AKImeru

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 12:06

Digo Parry e Dodge. Até onde eu me lembre, Fortitude e Will não são defesas, e sim Salvamentos.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 13:00

metalsonic escreveu:Digo Parry e Dodge. Até onde eu me lembre, Fortitude e Will não são defesas, e sim Salvamentos.

São considerados defesas no jogo agora.
AKImeru

Mensagempor Metal Sonic em 20 Set 2010, 13:29

Pra você ver como eu não li o livro direito. :dança:

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Set 2010, 22:53

Ainda assim, personagens de perícias são duramente penalizados no DCA sim. To tentando montar um pseudo Sherlock a la sherlock 2010 e mesmo assim ficou bem menos interessante do que o da 2E, porque falta ponto pra fazer o personagem ser minimamente decente em combate e ter as perícias altas.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 20 Set 2010, 23:02

Aluriel de Laurants escreveu:Ainda assim, personagens de perícias são duramente penalizados no DCA sim. To tentando montar um pseudo Sherlock a la sherlock 2010 e mesmo assim ficou bem menos interessante do que o da 2E, porque falta ponto pra fazer o personagem ser minimamente decente em combate e ter as perícias altas.

Porém elas não precisam ser altas para serem efetivas. Boa parte das dificuldades de pericia vão até 15 DC, o livro recomenda usar isso como teto máximo, aumentando a dificuldade apenas em casos extremos.
AKImeru

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Set 2010, 23:58

Preciso de um gameplay pra ver isso, mas a impressão transmitida é essa.

Fucking DCA que não chega em minhas mãos.

Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 21 Set 2010, 00:01

Aluriel de Laurants escreveu:Preciso de um gameplay pra ver isso, mas a impressão transmitida é essa.

Fucking DCA que não chega em minhas mãos.

Lembrando que qualquer coisa é só socar um ehanced ability e então gastar heropoints para ter uma boa chance de sucesso quando usar uma pericia relativa a ability
AKImeru

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Set 2010, 01:31

Fora que o limite de perícia em relação ao NP está menor (agora o TOTAL da perícia deve ser, no máximo, NP+10).

E não, nenhum dos atributos é desnecessário. E a diferenciação entre Dodge e Parry é útil tanto para diferenciar personagens bons em corpo-a-corpo e à distância quanto para equilibrar os atributos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários