[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Smaug em 28 Set 2010, 17:11

Juro que a unica coisa que achei vc "não gostando" foi da licença poética dos romances...e só, e ainda sim vc vem dizer mais pra frente que isso não é algo ruim.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 28 Set 2010, 17:17

ferdineidos escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu: Se alguém me perguntasse porque o Grande Norte permanece inexplorado, eu poderia apresentar um raciocínio/minha opinião sobre o assunto.

Então vamos lá, me dê uma razão coerente do porquê o Grande Norte permanece inexplorado.

Cara, quem disse que o Grande Norte necessariamente permanece inexplorado? na nossa história os nórdicos não chegaram na América muito antes de Colombo e esse fato ficou desconhecido da população da época? Ao meu ver a região norte de Arton poderia até ter ser conhecida, mas não necessariamente amplamente conhecido da população, a exemplo de Moreania. A ideia é até boa: Um Nobre de Valkaria que tenha explorado a região Norte. Mas quem disse que ele necessariamente, mapeou e explorou devidamente a região? Ou divulgou seus achados pros géografos e clérigos de Tannah-Toh? Ou que toda expedição até lá tenha tido êxito ou voltou? O norte segue relativamente desconhecido, mas não necessariamente intacto.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Set 2010, 17:23

Colombo não tinha balões de ar quente goblin, teleporte, magias de clarividência, criar água, etc.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Smaug em 28 Set 2010, 17:23

Cara, quem disse que o Grande Norte necessariamente permanece inexplorado? na nossa história os nórdicos não chegaram na América muito antes de Colombo e esse fato ficou desconhecido da população da época?

Na nossa história não tinha magia, na nossa história exercitos não atravessam cordilheiras a pé, na nossa história não temos um deus que prega "enfrente todos os desafios e seja sempre ambicioso", na nossa história o fato ficou desconhecido dos camponeses (ou vc acha que colombo e cabral tropeçaram na américa como os livros didáticos ensinam? Isso está sendo revisto.). E principalmente, na nossa história dependiamos de navios e tinhamos que cruzar um oceano pra achar a américa!! Não se teleportar pra lá usando magias de advinhação como guia!

Um Nobre de Valkaria que tenha explorado a região Norte. Mas quem disse que ele necessariamente, mapeou e explorou devidamente a região?

Ou que toda expedição até lá tenha tido êxito ou voltou?

Pq essas expedições não são citadas em momento algum, em livro algum e são apenas teorias suas, simples assim. Ou seja, não aconteceram, até o trem feliz do Cassaro chegar com um retcon de que "sim elas aconteceram"!

Ou divulgou seus achados pros géografos e clérigos de Tannah-Toh?

E pq essa divindade não mandou seus clerigos pra lá? A resposta tá no banner ali em cima, ou vc pode trocar por: os deuses não quiseram/tinham coisa mais importante pra fazer.

E vc não confirmou, é isso mesmo? Vc não gosta da licença poética dos romances?
Editado pela última vez por Smaug em 28 Set 2010, 17:27, em um total de 1 vez.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor ferdineidos em 28 Set 2010, 17:27

Eu não disse que o Grande Norte seja inexplorado, muito pelo contrário. Dado o histórico do mundo de tormenta (zilhões de aventureiros e high magic) o Grande Norte já foi sim explorado, se não fica completamente incoerente.

Concordo que ele não precisa ter sido mapeado, mas só se não tiver nada de interessante por lá. Se no norte tiver umas tribos soltas de esquimós (ou algo do tipo) e uns gigantes perdidos, beleza. Nada digno de nota. Só acho incoerente de repente descobrir-se que havia uma civilização no tal norte, com capacidade de comércio e produtos, wathever, mas pior, acho completamente impossível uma civilização avançada como aquele material de fã apresentou.

Essa é a questão. A região não ter sido mencionada pelo fato de não ter nada digno de nota? OK, compreensível.
Ela ter uma cidade cheia de possibilidades de comércio ou tecnologias que só não foi descoberta por não ter sido explorada? Não, me perdoe, mas pra mim é muita incoerência...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor crudebuster em 28 Set 2010, 17:29

Ha! É foda admitir qualquer coisa em contrário quando se é o Paladino de Tormenta. Pff.

Quando a coisa chega ao ponto do absurdo de dizer algo impensado e não reconhecer, acho que já está feito o estrago.

Criamos um monstro.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Fëanor em 28 Set 2010, 17:32

De alguma forma isso me lembra uma região pequena de FR 3.5 que a descrição dela era basicamente: "desconhecida". lol

Entendi aquilo como uma forma do cenário dizer "hey mestre, aqui você cria o que você quiser".
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 28 Set 2010, 17:36

Smaug, isso é possível, mas não necessariamente o feito foi amplamente divulgado. E veja bem, por mais maravilhas que o cenário tenha e torne isso possível, não necessariamente isso foi tentado. Teria que haver um interesse proporcional ao esforço pra isso repecurtir de forma significativa. Um grupo de aventureiros que tenha ido e voltado pode contar em tavernas histórias sobre os gigantes de gelo do norte, mas o taverneiro que escutou essas histórias meramente vai continuar a sua vida de taverneiro e, ocasionalmente, recontar essa história. O mago do grupo que manteve um diário de viagem pode ceder uma cópia para a Academia Arcana, mas só os estudantes de lá vão ter acesso ao tomo, e nem necessariamente todo estudante vai ler. E mesmo se assim fosse, não haverá necessariamente uma necessidade de explorar e colonizar o Norte, até porque deve ser bastante difícil já que ele está MUITO após o Deserto da Perdição, que possui uma Área de Tormenta.
Não é porque não foi detalhado em algum material do cenário que não exista algo no Norte. Mas é impossível detalhar cada centímetro de terra de qualquer cenário de RPG com suplementos.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 28 Set 2010, 17:42, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Set 2010, 17:40

Ou seja...
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Smaug em 28 Set 2010, 17:41

E mesmo se assim fosse, não haverá necessariamente uma necessidade de explorar e colonizar o Norte, até porque deve ser bastante difícil já que ele está MUITO após o Deserto da Perdição, que possui uma Área de Tormenta.

Com magias de teleporte e clérigos criando água e comida? Juro que não consigo ver o problema aqui... é tão imbecil quanto esse trecho que o Feanor citou de FR, em um mundo que pessoas viajam através de planos como uma área pode ser descrita como desconhecida?
Editado pela última vez por Smaug em 28 Set 2010, 17:47, em um total de 1 vez.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor crudebuster em 28 Set 2010, 17:45

E isso não impede os fãs de criar material não-oficial, tal qual está sendo postado lá no fórum da Jambô no tópico que você iniciou, Matheus.

Ser Paladino anti-Spell 24/7 deve ser um tormento.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Monge da Dungeon em 28 Set 2010, 17:46

Smaug escreveu:
E mesmo se assim fosse, não haverá necessariamente uma necessidade de explorar e colonizar o Norte, até porque deve ser bastante difícil já que ele está MUITO após o Deserto da Perdição, que possui uma Área de Tormenta.

Com magias de teleporte e clérigos criando água e comida? Juro que não consigo ver o problema aqui... ej tão imbecil quanto esse trecho que o Feanor citou de FR, em um mundo que pessoas viajam através de planos como uma área pode ser descrita como desconhecida?

Imagina em um cenário onde existe uma classe de prestígio com "pff"... :putz:
Monge da Dungeon

Mensagempor ferdineidos em 28 Set 2010, 17:47

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim, mas não necessariamente o feito foi amplamente divulgado. E veja bem, por mais maravilhas que o cenário tenha e torne isso possível, não necessariamente isso foi tentado. Teria que haver um interesse proporcional ao esforço pra isso repecurtir de forma significativa.

Descobrir novas terras SEMPRE é interessante. Seria incoerente ninguém nunca ter tentado ir para além do deserto, só pra ver o que pode ter lá. Pode ser que tais terras não sejam valiosas, mas explorar pra descobrir algo novo sempre é bom. E os custos pra tal expedição são extremamente reduzidos em um cenário medieval high magic. Aí retorno ao ponto, se houvesse algo de interessante lá, é incoerente que não se saiba.

Só pra deixar claro: não estou falando que esse grande norte seja um defeito, ou furo, em tormenta. Estou só dizendo que se enfiarem uma cidade como as feitas por fãs naquela área, aí sim teremos um furo. Sacaste?

Só uma pregunta geográfica, o que é a muralha dos deuses??
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 28 Set 2010, 17:51

Smaug, vc pensa como se fosse alguém segurando bonequinhos, dando sua direção a eles e ainda agindo como mente coletiva, passando pra cada cidadão do cenário a informação que o outro possue. Isso é incoerente. Quando tem o Arsenal invade, todos os recursos estão virados contra ele, quando os Minotauros invadem o reinado é o mesmo e o grande norte deveria estar explorado porque todos os recursos de Arton estão aí pra isso. Cê ainda não apresentou um MOTIVO para que isso ocorresse.

crudebuster escreveu:E isso não impede os fãs de criar material não-oficial, tal qual está sendo postado lá no fórum da Jambô no tópico que você iniciou, Matheus.

Ser Paladino anti-Spell 24/7 deve ser um tormento.

Cara, cê tah catando cabelo ovo. Não falei nada que ofendesse alguém ou dei a entender que eu sou contra os outros criarem material. Apoio, elogio quando eu acho que tá bom e critico, de forma bem educada quando eu acho que algo não ficou legal. Mais bom senso, por favor.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor arghsupremo em 28 Set 2010, 17:54

O Simples fato de não ser comentado no livro quer dizer que ele é inexplorado? Não pode ser apenas sem importância?

Meu cenário favorito, que muitos de vocês vão dizer "Oh, ele é maravilhoso, Ohhh", também não descreve todas as regiões. Nenhum cenário descreve tudo. É desnecessário.

Vocês estão perdendo a linha e fazendo milhares de ad hominem. Vou começar a reportar.

Matheus, dica, ignora o Crude. Ele não fala nada com nada, apenas te ataca.

Querer dizer que a lógica de um grupo de fãs criar uma cidade é algo canon é, hahaha, sério; ridícula. Parem com isso.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários