D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 11 Nov 2007, 13:34

O pessoal da Wizards vai puxar é aggro dos jogadores dele, se manterem essas idéias de burocratização excessiva nas regras.

Ainda bem que o Fighter ainda vai ser bem perigoso em combate.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

D&D 4E

Mensagempor DracoDruida em 11 Nov 2007, 20:43

Burocratização excessiva?
DracoDruida

D&D 4E

Mensagempor arghsupremo em 12 Nov 2007, 00:23

É que ad&d sim que era RPG :P

Cada um...
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

D&D 4E

Mensagempor CF em 12 Nov 2007, 02:18

Sei lá. Para mim essas regras de rotina de monstros é igual aquela colherzinha de plástico que vem nas casquinhas: eu não preciso, no geral não uso, mas entendo perfeitamente quem prefere usar.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor arghsupremo em 12 Nov 2007, 11:28

Depende. No McDonald's só dão se tu pede.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 12 Nov 2007, 15:11

Que burocratização? A 4ª edição tá desburocratizando um monte de coisa... :P
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 12 Nov 2007, 17:55

arghsupremo escreveu:É que ad&d sim que era RPG :P

Cada um...

E se eu achasse melhor, qual o problema? Cada um o que?
Essa falta de tolerância me enche o saco. Tudo é motivo pra dizer que o comentário alheio tá repleto de ignorância e conservadorismo cego. Se vai responder assim a um post meu, nem precisa se dar ao trabalho.

Que burocratização? A 4ª edição tá desburocratizando um monte de coisa... :P

Ah, então quer dizer que ter, oficialmente definidos, quais papéis uma classe faz num grupo; "cargo" de cada monstro, um é líder, outro é o brutamontes, o outro um escaramuçador, e etc. Não é burocratizar? Então pra mim isso é ridicularizar... Levar a comida à boca, mastigar por 30 anos, pra depois dar na boquinha.

Por mais que possam ter EXCELENTES renovações, e claro, eu não duvido que irão ter, e muito provavelmente, eu vou gostar de uma penca delas, não sou a favor do café-com-leite. Nesse ponto pode estar depositado meu lado veterano do rpg.
Imagem
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Lune em 12 Nov 2007, 18:12

Não é burocratizar? Então pra mim isso é ridicularizar... Levar a comida à boca, mastigar por 30 anos, pra depois dar na boquinha.

Letthul, eu honestamente não estou querendo te sacanear, mas você acabou de dizer que burocratizar e simplificar são a mesma coisa. Não é à toa que ninguém tá te entendendo XD
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 12 Nov 2007, 18:14

Isso não é burocratizar, é organizar. Serve pra facilitar, não pra atrapalhar sua mesa de jogo. Se você me viesse com uma notícia concreta que dissesse que ações especiais de combate como agarrar ou derrubar vão ficar mais complicadas afim de buscar mais realismo, você teria um argumento. D&D é um jogo orientado a combate, ponto. Você pode jogar diferente, mas 5 Monster Manuals, Fiend Folio, Monsters of Faerûn, Draconomicon, 2 Fiendish Codex e sei lá mais o que refletem esse estilo gritantemente. Aliás, a própria mecânica de níveis é o maior reforçador disso. Se eu jogasse D&D só pra interpretar, já teria mudado de sistema, frustrado com a forma que trata perícias e outros elementos "interpretativos". Agora, achar ruim que quando sortear uma página no Livro dos Monstro 4E vai ver "Level 6 skirmisher" no começo da descrição do monstro, indicando imediatamente a função em que o monstro mais se destaca... ah, tenha a santa paciência. Burocratizar pra mim é atrapalhar o andamento do meu jogo ou da minha preparação de campanha com regras inúteis que nada agregam. Uma descrição a mais pra agilizar meu entendimento é muito bem-vinda, obrigado.
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 12 Nov 2007, 19:08

Deixa eu lembrar a vocês o que significa burocracia:

s. f.,
modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos, desempenhando tarefas administrativas e organizativas caracterizadas por extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo;
Imagem
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Deicide em 12 Nov 2007, 19:31

modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos, desempenhando tarefas administrativas e organizativas caracterizadas por extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo;

UAU! Quer dizer que agora sempre que eu for mestrar, eu vou ter que contatar a Wizards of the Coast para conseguir uma permissão, e eles vão enviar um funcionário para supervisionar o jogo e ter certeza que estou seguindo exatamente o que diz o livro, caso contrário eles enviarão os ninjas ou a Gestapo do RPG para minha casa?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

D&D 4E

Mensagempor Smaug em 12 Nov 2007, 19:44

Essa sua descrição de burocracia eh linda Letthull, sério mesmo, mas não se enquadra no que estah acontencendo com D&D4 por alguns detalhes:
modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos

olha, duvido que um grupod e D&D se encaixe em qualquer item acima, principalmente no item sujeitos a hierarquia e regulamento rigidos, o papel de líder, creio eu, eh apenas um personagem apto a conceder bônus de moral e sorte ou cujos poderes auxiliem o grupo se esteh estiver dentro de uma dada estratégia, não necessariamente que o bardo da mesa vai obrigar os outros pcs a assinarem contrato e não derespeitarem suas ordens.
O que a wizards quis dizer eh que agora vc jah tem classes prontas mecanicamente para determiandas tarefas, ao invés de vc adivinhar qual classe seria o melhor lider (e gastar um tempo fazendo isso) vc jah sabe qual eh.

extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo;

Outra coisa que eu nunca vi... racionalização e tendencia rotineira, nem que vc narre a mesma cena 20 vezes com os mesmos elementos para o mesmo grupo ela vai sair do mesmo jeito. Logo, nada de rotina!
Lembre-se um 1 ou um 20 no dado pode mudar tudo!!!

mas, acredito que entendo o que vc tentou dizer, que a partir de agora vc terah duzias de mesas com os mesmos tipos de pcs ocupando as mesmas posiçoes contra monstros agindo da mesma forma em combates iguais. Nem de longe, com a facilidade que eles estão implementando mais tempo vai ser gasto em construir um pc unico e não em fazer ele ser mecanimente viável.
Se antes todos os orcs, goblins e gnolls atacavam do mesmo jeito, agora ateh um mestre iniciante vai conseguir mudar isso!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

D&D 4E

Mensagempor Darin em 12 Nov 2007, 20:29

exato... os monstros mudaram dependendo da quantidade, do contexto, etc... o Mestre só vai ter agora mais coerencia em fazer a ações destes monstros do que o simples: ataca, usa sopro, investida, ataca, usa tal habilidade similar a magia, etc, essas coisas todas simplesmente pelo monstro ter...não...agora ele vai usar elas de acordo com uma lógica...

"sou um monstro burro", tenho uma habilidade mágica de escuridão? vou guardar ela só para fugir, até lá vou ficar batendo...
"sou um cara que tenho imunidade a escuridão e tenho ataques furtivos" solto ela para ficar me aproveitando e tal...
"sou um clérigo que perco rápidos meus hps e buffs" solto escuridão para da tempo de sair da área, me buffar e me curar...
Etc etc... vai ter uma lógica as coisas agora...
Darin

D&D 4E

Mensagempor Sr. Pichu em 12 Nov 2007, 20:32

hey!
algumas táticas comumente usadas por monstros não ficavam na parte de "combate" na descrição do Bicho em qualquer livro de Monstro?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

D&D 4E

Mensagempor Deicide em 12 Nov 2007, 20:38

Sim, mas nos livros atuais elas são mais táticas mecânicas do que baseadas em comportamentos ou funções, creio eu.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários