Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 03 Nov 2010, 23:04

...Mulhorand é habitada por egípcios teleportados. Se fosse mais um pseudofeudo europeu aí é que eu não ia entender. :hum:

Maztica, Kara-tur e Al-qadim foram só cenários/idéias que foram anexadas em Tôril. E não é exclusividade de lá. Oerth (o mundo de Greyhawk, Chain Mail e os caminhos de aventura da Dungeon da Paizo) também tem uma Kara-tur.

Aliás, procurando por um mapa tempos atrás, achei uma montagem interessante (e que não faz muito sentido, mas achei legal mesmo assim), o qual divido com vocês... agora:

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Epic Mashup

Editado: Aliás, Greyhawk/Chainmail é mais... cheesy... do que qualquer coisa.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Acho que Erypt e Tharquish Empire batem até mesmo Tormenta (se bem que... Khubar e Hershey)

Editado: E pelo que ouvi dizer, tudo que não era na Flanaess andou sendo retconado na 3e :hum:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Pepilegal em 04 Nov 2010, 07:24

Vendo esta capa do livro postado pelo Silva até bateu um saudosismo do tempo que as ilustrações eram mais medievais e menos mangalizadas ou baseadas em mmo.
Eu gostava de Forgotten até a segunda edição depois abandonei, por motivos semelhantes ao que o Silva disse. Acho que só não desgosto mais de Forgotten porque existe Tormenta. :eca:
Prefiro jogar cenário criados por mim (se estou mestrando) ou criados pelo mestre da campanha. De cenários prontos só jogo Dragonlance e Dark Sun, Ravenloft mesmo faz muito tempo que não jogo.
O maior ponto positivo de Forgotten são os romances. Tem uns que são muito bem feitos, outros deixam a desejar, mas a quantidade é muito boa para inspirar jogadores e mestres.
Pepilegal

Mensagempor MagoCego em 04 Nov 2010, 08:32

Eu gostava de fr até o ad&d. Depois que as imagens viraram futuristas, parei de acompanhar.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
MagoCego

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Nov 2010, 09:35

Visual animélico? Está mais para comics para mim.

E imagens futuristas?

Imagem

Sério, acho que isso é só um caso de filtro nostálgico.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Madrüga em 04 Nov 2010, 10:39

Silva escreveu:Agora eu pergunto: qual a causa central que explica essa miscelânea de culturas pseudo-terrestres lado-a-lado de elementos tolkienescos e cthulhescos? Qual o fator central que explica esse absurdo ? Dark Sun tem uma causa central para seus absurdos; Planescape também; Ravenloft também. Qual é a de Forgotten ?

Eu não conheço FR o suficiente para responder essa pergunta no contexto, mas você não está esperando coerência de algo que normalmente não é coerente? Qual o problema dessas culturas existirem lado-a-lado? Não existem culturas assim no nosso mundo, diferentes contudo próximas, no mesmo mundo? Da mesma forma, não é implicância sua que as culturas homenageiem (ou chupinhem) culturas reais, sendo que só temos nosso mundo para nos inspirar?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Fëanor em 04 Nov 2010, 11:10

Cara, em cada canto do mundo tem um calabouço cheio de monstros e um tesouro mágico no fundo (que provavelmente já foi pilhado pelos NPCs uber-poderosos dos autores); cada canto do mapa tem uma conspiração de alguma facção uber-poderosa que quer dominar o mundo; no mundo existem ameaças, organizações, raças, culturas, etc. de todos os tipos e sabores que se pode imaginar (parece a Marvel ), fruto da ânsia dos autores por idéias mais cool possíveis sem o mínimo de preocupação com lógica ou verossimitude; e um metaplot gigantesco desenvolvido através de ficção de qualidade dúbia.

Sério. Esse cenário me cheira a um homebrew de quinta-categoria de um autor pré-adolescente, que inseria nele uma nova região/herói/monstro/NPC/ítem mágico/organização "cool" a cada novo filme "cool" da sessão da tarde que assistia, pra servir de bucha para, e justificar o quão poderosos são, seus NPCs heróicos de estimação. E no final das contas, mesmo com todos esses retalhos altamente loucos e mirabolantes, o mundo é extremamente genérico. É como uma salada-de-frutas com todas as frutas possíveis que você bate no liquidificador e, quando bebe, percebe que não tem gosto de nada.

Bleh.

Esse deve ser o pior argumento que eu já vi. A pessoal reclama que "países vizinhos são totalmente diferentes" ou "olha a diferença de cultura aqui x ali".
Cara, já parou pra pensar no Brasil. Aqui mesmo nos temos uma diferença cultural ENORME entre estados. Podendo chegar ao ponto você não conseguir entender a prórpia lingua! Não há nada de errado em ter grande diferença cultural entre reinos.
E, sério, reclamar do cenário ter aventuras em cada canto? Esse não é tipo, o objetivo?
O que mais me irrita mesmo é a falta de inovações na história do cenário, a ciência não avança, a magia avança a passos de tartaruga, reinos milenares estão lá de boa fazendo nada, nem atacando nem sendo atacados, isso tem horas que chateia.

Na realidade a magia dá passos para trás.
Não existem culturas assim no nosso mundo, diferentes contudo próximas, no mesmo mundo?

Exatamente o que eu penso.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Madrüga em 04 Nov 2010, 11:13

Aliás, adicionando às perguntas: justamente por isso ser um fenômeno normal (embora sem exageros, como Tormenta, com culturas incrivelmente diferentes, vizinhas e sem sincretismo), você não ficou meio acomodado com as "respostas" tipo Ravenloft? Algo como "foram as brumas" e pronto?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sr. Pichu em 04 Nov 2010, 12:30

reinos milenares estão lá de boa fazendo nada, nem atacando nem sendo atacados, isso tem horas que chateia.

juuura que os reinos estão parados?
http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Era_of_Upheaval
1358 DR
Time of Troubles Ao forces the gods of Toril from their divine realms to seek the stolen Tablets of Fate. Much destruction is sown and many previously all-powerful deities are killed, including the entire Untheric pantheon
1359 DR–1360 DR
The Tuigan Horde Yamun Kahan launches a massive invasion of Shou Lung and Faerûn. He swiftly conquers Semphar and Khazari but is turned back in Kara-Tur. Turning west, the vast horde of skilled horsemen attack Thay and Rashemen before sweeping along the Golden Way. The horde seemed unstoppable until Yamun was slain in battle with Azoun IV.
Bloodstone Wars the nations of Damara and Vaasa are freed from the oppressive rule of the Witch King Zhengyi.
1361 DR
Discovery of the New World The continent of Maztica is discovered and colonized by Faerûnian explorers. Massive amounts of exotic goods and precious materials are exported back to Faerûn.
1362 DR
A massive demonic and monstrous army attacks the Sword Coast but is defeated by an alliance of humans, elves and dwarves.
1369 DR
Twelfth Serôs War The seas of Faerûn erupt in chaos when Iakhovas attacks several coastal cities and destroys a large portion of the Sharksbane Wall, allowing sahuagin to swarm into the western part of the Sea of Fallen Stars
1372 DR–1373 DR
The flying city of Thultanthar returns to Faerûn, an event that presages the return of the mighty empire of Netheril and many epic conflicts to come.
The goddess Lolth seemingly disappears, causing untold chaos and destruction amongst her drow followers as rivals and the worshipers of other gods vie for power in the Underdark. By the next year, she emerges, even more powerful, and has separated the Demonweb Pits from the Abyss.
Rage of Dragons Sammaster ties his phylactery to the dracorage mythal, causing a dracorage not tied to the usual presence of the King-Killer Star but his phylactery is destroyed by dragon slayers.

e isso são só os grandes acontecimentos dos últimos 25 anos...
copicolado prá ninguém reclamar de preguiça
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Armitage em 04 Nov 2010, 12:37

Madruga e Feanor,

Não vejo problemas em culturas distintas existirem lado-a-lado, não vejo problemas em autores que chupinham culturas reais. Meu problema são as causas, os “porquês”. Em todos os cenários que citei anteriormente, as causas são claras, a maior parte dos elementos absurdos fazem parte de uma “visão” central.

Por exemplo, Dark Sun também tem pseudo-culturas (babilônia-etiópia-tiro-micenas-egito-aztecas-etc), mas todas têm um propósito claro: evocar o clima de civilizações primitivas/pré-históricas/pés-de-sandália que o cenário almeja. Fica claro que a escolha destas foi algo calculado. Com isso não vejo problemas.

Agora, vejam como é Forgotten:

Um mundo de fantasia com pseudo-baianos falando “O-xênte!” ao norte, pseudo-mineiros falando “Uai sô!” no centro, e pseudo-gaúchos falando “Bah Tchê!” ao sul. Junte a isso pockets de civilizações de elfos, anões, goblins, orcs, klingons, romulanos, wookies e ewoks. Nos ermos selvagens temos os seguintes monstros: pseudo-cthulhoides (Ilithids), Beholders, lebres, githzerais e githyankis, chupa-cabras, ETs de varginha, predadores, aliens, zumbis e traficantes de drogas. Além disso temos as seguintes organizações tecendo suas teias conspiratórias para controlar o mundo: os Zentharin, a Liga Hanseática, o BOPE, o Grande Irmão, e o Mr Bison.

Agora eu pergunto: qual a “visão” por trás disso tudo? A única resposta que me vem à mente ao juntarmos esse “quebra-cabeças” é:

não há.

O autor simplesmente ia inserindo coisas “cool” ao seu cenário caseiro na medida que lia/assistia uma estória/filme “cool” do lado de fora. E assim foi no decorrer de anos e anos.

Na analogia acima, por exemplo, o autor provavelmente assistiu e adotou para seu cenário, as seguintes obras, mais ou menos nesta ordem:

1) visitou o Brasil;
2) leu Tolkien, Howard e Moorcock;
3) assistiu Star Trek;
4) leu Lovecraft;
5) leu o jornal O Dia;
6) jogou half-Life;
7) assistiu Tropa de Elite 2;
8) jogou Super Street-Fighter;
9) leu George Orwell;

Sério, não precisa ser nenhum Sherlock pra ver isso.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Nov 2010, 12:42

O problema, Silva, é que tu fica citando o autor. Quem é essa figura misteriosa? :hum:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Gladius Dei em 04 Nov 2010, 15:01

Nem todos os humanos são nativos de Abeir-Toril: tem muitos que foram trazidos de outros mundos através de portais graças ao poder das Creator Races, que buscavam escravos. O reinado dos humanos é relativamente recente, e considerando que:

a) alguns grupos são de outros mundos;
b) alguns grupos foram servos de Creator Races (e portanto, mesmo se escravos, tinham culturas diferentes);
c) humanos tem vida curta, e conforme o lore do D&D, são altamente adaptativos e voláteis, especialmente se comparados à outras aças (i.e., elfos);
d) diferenças geográficas e históricas;

Eu acharia difícil não haver distinção por vezes bem díspares entre os grupos.

(Basicamente: foi magia :haha: )
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Elven Paladin em 04 Nov 2010, 15:13

Forgotten Realms não tem "o autor" e sim "um número excessivamente e colossalmente grande de autores".

Uma das maiores bençãos e a maior fonte de incongruências do cenário é justamente essa: Ed Greenwood nunca pode exercer muito controle sobre Forgotten Realms do que, por exemplo, Keith Baker tem sob Eberron ( não que Baker controle Eberron, mas sabe-se lá como ele evitou diversas mudanças serem colocadas em Eberron, como o "Time Slip" de 2 anos e um avanço em direção a uma "New War" ) ou Troy Denning exerceu em Athas ( incluindo a horrenda Prism Pentad ). E o sucesso de novels como as de R.A. Salvatore e a Time of Troubles, as maiores responsáveis pela fama de Forgotten Realms também não ajudou nenhum pouco a manter uma visão "unitária" de Forgotten Realms.

E já que você citou a Old Grey Box, um exemplo de como Forgotten Realms passou por isso. Originalmente, essa era a descrição de Unther, Mulhorand e Chessenta ( Babilônia, Egito e "Grécia' ):

THE SOUTH
At a glance: The common reference to “the South” (also “the grim and magical South”) refers to the lands of Chessenta,Unther, and Mulhorand, which are among the first and eldest nations in this land.

Elminster Notes: “The South” is often invoked when explaining some unknown event, such as a freak windstorm on the Inner Sea being “damned Southern magics.” The nations of the South are older than any other human domains in the realms. It is viewed by those of the north as an area of strange,
exotic ways, age-old decadence, and cruelty and slavery, with strange gods, outrageous customs, and no law save that of the sword.

The South is also known for strong magic, and many wondrous devices and artifacts find their origin there. Southern traders are sometimes found
in the seaports of the North, trading spices, rich cloth, wine, and brass ornaments to trade for trained war mounts, parchment, glass, worked steel, and
woodwork.

Men of the South commonly have up to three blue circles painted on their foreheads. These circles generally mean the man is skilled and learned,
and can write and knows magic, is conversant with religious history and rituals, or is aware of law and folklore of his native region. In general, most southerners are treated as magic-users or the spawn of magic-users, and given a wide berth.

E o que se sabia sobre tais nações? Bem, Chessenta era um terra de beberrões malucos e tinha um governante incrivelmente rico. Sobre Unther e Mulhorand, que havia desertos por lá , que Unther e Mulhorand eram governadas por reis e rainhas imortais e isso:

Some have crossed through the border walls into Thay as well as into Unther, a desert land that lies south and west of Mulhorand. Tholaunt, Divine Precept of Mulhorand (one of the “god-kings” of Mulhorand) says the coming of the Statues to life is not his doing nor that of any of his family, as far as he can tell, and adds that the power of control the Statues is not known to his family. Some have whispered of strife within his family, though, and say that the Statues may be under the control of another.

Yep, nada de "Pseudo-Nações". Eram basicamente locais desconhecidos incrivelmente mágicos com Reis-Magos-Divinos, um dos tropes mais antigos de fantasia.

Como eles passaram a ser o que o são hoje? Agradeça a Old Empires, um livro de Scott Benie lançado em 1989 ( é o décimo da Forgotten Realms Series, que diga-se de passagem é ótima). E no caso dos outros "Pseudos": Well, todos os "Continentes Extras" tem uma história de "Executive Meddling", de Kara-Tur ( originalmente seria de Greyhawk, mas o cenário já estava decadente e FR era a nova estrela dos ovos de ouro ) a Maztica e Zakhara.

Não sei aonde quer chegar, mas lá vai..

Apenas queria me certificar que estava lidando com alguém que conhece o mínimo de Forgotten Realms - eu já tive a infelicidade de conhecer uma boa soma de pessoas que critivavam Forgotten Realms sem conhecê-lo e apenas queria me certificar que você não é um deles.

Alguem aqui conhece? O mundo era mais coeso/menos estapafúrdio? Havia mais lugares vazios no mapa onde eu podia criar meu reinozinho particular sem pisar no metaplot de algum autor? Dava aquela sensação de vastidão desconhecida esperando pra ser desbravada? (tipo a 1ª ed de Dark Sun? )

Eu tenho a Old Grey Box ( ou o que restou dela, eu só consegui comprar uma depois de já ter a Box de AD&D 2e ). E a resposta para todas suas perguntas é: Sim. E tem uma das maiores virtudes que me atrai em livros do Ed Greenwood: muito do que aparece no livro está na forma de um personagem ( Elminster ) descrevendo o que ele conhece sobre os Reinos ( assim como o "Wanderer" de Athas, Volo na série de livros "Volo's Guide to" e Rand no Rand's Travelogue, uma série de artigos no antigo site da Wizards ). Eu coloquei acima um exemplo de como a maioria do texto sobre a geografia e história dos Reinos ocorre ( The South ).

Agora eu pergunto: qual a causa central que explica essa miscelânea de culturas pseudo-terrestres lado-a-lado de elementos tolkienescos e cthulhescos? Qual o fator central que explica esse absurdo ? Dark Sun tem uma causa central para seus absurdos; Planescape também; Ravenloft também. Qual é a de Forgotten ?

Está bem no nome do cenário.

Eu fico realmente surpreso por que você nunca se perguntou o por que do nome "Forgotten Realms". A explicação está aqui:

According to the setting's creators, the "Forgotten Realms" is the name of an imaginary fantasy world that exists somewhere beyond the real world. The setting is described as a world of strange lands, dangerous creatures, and mighty deities, where magic and seemingly supernatural phenomena are quite real. The premise is that, long ago, the Earth and the world of the Forgotten Realms were more closely connected. As time passed, the inhabitants of planet Earth have mostly forgotten about the existence of that other world—hence the term "Forgotten Realms". On the original Forgotten Realms logo, which was used until 2000, small runic letters read "Herein lie the lost lands", an allusion to the connection between the two worlds....

Greenwood noted that TSR altered his original conception of the Realms being a place that we could travel to from our world, "Concerns over possible lawsuits (kids getting hurt while trying to 'find a gate') led TSR to de-emphasize this meaning".

Yep, Faerun é um "Mundo Irmão" da Terra. E esse é um trope também consideravelmente antigo, que data no mínimo de Howard e sua Era Hiboriana.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 04 Nov 2010, 20:05, em um total de 3 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 04 Nov 2010, 15:28

Elven Paladin escreveu:
Agora eu pergunto: qual a causa central que explica essa miscelânea de culturas pseudo-terrestres lado-a-lado de elementos tolkienescos e cthulhescos? Qual o fator central que explica esse absurdo ? Dark Sun tem uma causa central para seus absurdos; Planescape também; Ravenloft também. Qual é a de Forgotten ?

Está bem no nome do cenário.

Eu fico realmente surpreso por que você nunca se perguntou o por que do nome "Forgotten Realms".

Puta merda.

Realmente, explica tudo. Sem ironia. :hum:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 04 Nov 2010, 15:40

Opa, pára tudo!

Se isso é verdade Elven, então... então.. então Forgotten era irado! (antes de se tornar um depósito de lixo para os autores de ficção e metaplots). Mas nada disso estava no meu livro da 3º edição..

Mudança de perspectiva..

Preciso reorganizar minhas idéias..
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 04 Nov 2010, 15:55

Opa, pára tudo!

Se isso é verdade Elven, então... então.. então Forgotten era irado! ...

Mudança de perspectiva..

Preciso reorganizar minhas idéias..

Do "DM's Sorcebook of the the Realms" ( um dos livros da Old Grey Box ):

The “Forgotten Realms” derive their name from the fictitious fact upon which play in my campaign is based: that a multiverse exists, of countless parallel co-existing Prime Material Planes (including the world presented herein, our own modern “Earth,” and any other fantasy settings a DM may wish to incorporate in play), all related to the Known Planes of Existence presented in the AD&D system.

Travel between these planes was once far more common than is the case now (when few know the means of reaching other worlds, or even believe in the existence of such fanciful places); hence, the Realms have been “forgotten” by beings of Earth. Our legends of dragons, vampires, and of other fearsome creatures and magic are due to this formerly widespread contact between the worlds; most have of course become confused and distorted with the passage of time and many retellings. That corner of the Realms presented herein is a strip of the heart of the western part of only one continent of Toril, that region known as Faerun (pronounced FAY-er-OON; the name meant “home” in a now-lost early human tongue). Much more awaits the traveler, to be revealed in later works.

Um exemplo da ocorrência dessa idéia vem curiosamente de Spelljammer, o "cenário" que mistura outros cenários de D&D com viagens espaciais. E mais curiosamente ainda, os "Pseugo-Egípcios" de Mulhorand e Unther podem ser esse exemplo. Retirado de um post antigo meu sobre o panteão de Unther e Mulhorand:

Tanto o panteão Untheric quanto o Mulhorandi ( Egípcio ) são divindades originadas de um outro mundo ( ou nos termos da época em que eles foram descritos, vieram de uma outra Esfera. Exatamente, a explicação envolve Spelljammer ) que emigraram para Fâerun quando seus seguidores foram sequestrados pelos Imaskari ( uma civilização mágica baseada na exploração de planos, entre outras. Qualquer similaridades com Stargate não são meras coincidências ) e uma barreira planar foi erigida para proibir a entrada das divindades em Fâerun ( nos termos antigos, eles barraram a entrada das divindades na Realmsphere ).

Para fazer tal viagem, algumas divindades ( por isso o panteão Untheric e Mulhorandi não são cópias fiéis das divindades babilônicas e egípcias ), Ptah ( que é um deus muito relevante em Spelljammer, devido a esse incidente ) sugeriu que tais divindades, barradas de entrar na Realmsphere por feitiços Imaskari ( estamos em uma época anterior a Karsus´ Folly ), fossem para Fâerun através de seus avatares físicos ( por isso no outro post eu disse que " eles se manifestavam em Faerun como God-Kings", ou usando o termo correto, Manifestations ) em dois Spelljammers, a Matet feita por Ra e a Galley of Gods, feita por Enki ( que não foi para Fâerun ). E foram tais Avatares/Manifestations que migraram para Fâerun que se tornaram o Panteão Untheric e Mulhorandi, ficando por milênios como "divindades manifestas", até que em 1358 D.R, eles enfim puderam assumir todos seus poderes divinos.

Extremamente bizarro? Claro. Mas é esse um dos motivos de que eu adoro Spelljammer ( e esse evento que o conecta com Forgotten Realms ). Aliás, se quer acusar de um plágio, eu recomendo citar Stargate, embora sem os Jaffas e companhia.

(antes de se tornar um depósito de lixo para os autores de ficção e metaplots).

Como eu já devo ter escrito antes umas 150 vezes: A maioria dos "novels" de Forgotten Realms tem qualidade tão ou mais dúbia do que a série Crepúsculo. Mas eu gosto muito ( o que não implica que eu acho bom ) da confusão que é o metaplot de Faerun.

Mas nada disso estava no meu livro da 3º edição..

A maior "virtude "do Forgotten Realms: Campaign Setting da 3e ( além da ótima arte, tratamento gráfico de boa qualidade dando a impressão de um livro antigo e danificado e conseguiu condensar centenas de sourcebooks em um livro de 320 páginas - desculpe o fanboyismo :mrgreen: ) é que ele cortou muito dos exageros, viagens e loucuras que Forgotten Realms passou durante a AD&D Era - o que inclui a idéia de "Planeta Irmão da Terra", "Spelljammer", "Renascimento Medieval-Mágico" ( o começo da "2e Era" tinha desde difusão de armas de fogo a um gnomo chamado "DaRoni" - não, eu não estou mentindo nessa parte, mas queria estar :mrgreen: ) e "Caramba, Quantos Sub-Cenários tem Forgotten Realms?".

Well, ao mesmo tempo, talvez esse seja o maior defeito do "FR 3e".
Editado pela última vez por Elven Paladin em 04 Nov 2010, 23:21, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários