Os jogadores que abandonam a "história" e focam apenas na "melhor combinação" de classe, raça, poder e itens mágicos.
Isso não é uma questão de sistema, é um problema
do jogador que não cumpre as expectativas e acordos de um grupo.
O fato de que o jogo favorece "personagens mecânicos" mais do que "personagens interessantes".
Todo sistema com um mínimo de base na "realidade" ( ou seja, que não abrace a visão narrativista pura ou que não seja totalmente abstato ) vai ser assim, onde alguns conceitos vão ser favorecidos por que se aproximam melhor do que é esperado "na realidade" (ou no mínimo de realidade, afinal, D&D é tão realista quanto eu sou Politeísta).
Por exemplo, pegue o seu mesmo conceito e aplique em Storytelling, Storyteller, GURPS e até mesmo Houses of the Blooded ("Guerreiro com alma nobre e carisma alta"). Todos eles, em maior (D&D) e menor escala (Houses e GURPS) vão mostrar que um combatente carismático e decente vai sofrer mais (do ponto de vista mecânico) que um "Bob, o Guerreiro Forte e Burro"
Well, exceção feita a Houses of the Blooded, onde qualquer que não seja esperto, oportunista, decadente e sacana vai sofrer.
Mas, o que me atrai em D&D?
É um dos rpgs que mais incentivam, seja mecanicamente seja no feeling, a formação de
grupos de personagens. E como RPGs são atividades cooperativas, isso de longe faz com que eu considere D&D como "o RPG" se você aceita que o papel de RPG é a interação amigável entre jogadores. Mesmo a suposta competição entre "Quem faz o personagem mais forte" que é ocasionalmente incentivada pela mecânica de D&D é visto como algo para atividades teóricas de otimização, não algo para ser jogado.
O que eu desgosto?
Mecanicamente? Centenas de elementos, a ponto que não vale a pena listar aqui.
Em ambientação? Sofre do mal de ter gerado cenários em demasia, de Spelljammer a Dark Sun. Yep, o excesso de bons cenários de D&D me irrita em certos momentos, porque eu nunca vou ter tempo para usar o que eu gosto neles

"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.