Quanto a minha advertencia

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Quanto a minha advertencia

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 11:12

Olá.

Quanto a minha advertência, eu tenho algumas coisas a falar. Em primeiro de tudo, não guardo rancor ou raiva nem da pessoa que me reportou (Afinal ela se sentiu ofendida e não entendeu o que eu quis dizer) e nem com o moderador (Que aparentemente apenas leu o que o report disse, e não o contexto de minhas palavras).

Porém preciso apontar isso: Minha intenção nunca foi de ofender o úsuario, e sim de falar que a postura que ele assumiu em um momento de seu post foi algo "babaca". Eu não chamei ele disso, eu não insinuei nada, eu fui bem direto. Eu quotei uma passagem e mencionei quanto a ela "agora você esta apenas sendo babaca".

Por que eu fiz isso? Porque é minha opinião. Para os curiosos, a minha frase se faz a referencia de uma passagem do úsuario mencionando como o nosso forum é um antro de flames e negativismo, apenas porque eu discordava dele quanto a qualidade de uma coisa, afirmando que se fosse para tacar o pau o tópico estaria cheio de posts. Eu acreditei que essa atitude era negativa demais, e tentei expressar isso.

Aparentemente fui mal interpretado.

Onde eu quero chegar com isso?

Eu gostaria de que a moderação, da próxima vez que receber um report ambiguo, avise o úsuario por meio de mensagem privada quanto ao problema, e tente entender o que esta acontecendo. Se ele esta flameando ou insinuando um flame, warn nele. Se essa não foi a intenção e apenas o úsuario que fez o report se sentiu ofendido, é só pedir para o úsuario apagar a passagem e se expressar melhor.

Obrigado e tenham um bom dia. Espero que isso não ocorra no futuro novamente.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Re: Quanto a minha advertencia

Mensagempor Madrüga em 18 Nov 2010, 11:18

Aposto que alguém vai reduzir sua argumentação a "é uma questão de histórico, Oda".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Leisses em 18 Nov 2010, 11:36

Sinceramente, já vi o Oda com momentos MUITO frenéticos no passado ( e eu adorava aquilo tudo uhauhauhauhau), mas nos ultimos tempos ele tem sido um dos mais tranquilos aqui na Spell, e isso, pelo menos para mim, invalidaria esse argumento do histórico.
Leisses

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 11:37

Eu não tenho problema algum em ter que encarar meu historico, tendo em vista que eu concordo com o Leisses, eu era terrivel.
AKImeru

Mensagempor louc0 em 18 Nov 2010, 13:22

Eu vou tentar ser o mais breve possível aqui.

1º- Ninguém te reportou Oda. Eu li tua mensagem e julguei que a mesma ia contra as regras.

2º- O que dizer "tu está sendo um babaca" agrega para a discussão? No meu entender, só um atrito desnecessário e um confrontamento que não adiciona. Mesmo que tu não tenha quisto ofender, é irrelevante. O fato é que as regras são claras nisso.

cada usuário é responsável por fazer sua parte nisso, evitando xingamentos abertos ou insinuados, mensagens desnecessariamente irônicas ou provocativas, e outros comportamentos que atrapalhem o desenvolvimento da conversa e gerem conflitos pessoais. Isso será julgado caso a caso pela equipe de moderação de acordo com o andamento dos tópicos, mas a melhor regra a seguir é: foque-se em discutir contra as idéias das quais discorda, e não contra a pessoa que as escreveu.

E no meu entender o que aconteceu foi exatamente isso. Tu solta uma frase com um tom desnecessariamente ofensivo, sendo que não precisava. Eu não vou negar que tu apresentou uma evolução na tua maneira de argumentar e tratar com os demais ao longo dos anos, mas isso não te exime de cumprir as regras.

E Madruga, o Oda só foi suspenso por uma questão de histórico. Não é resumir a questão só a ele, mas ele é um elemento de todo esse entrevero. Ele já tinha sido advertido antes. Mais uma vez, isso está previsto nas regras, e é meu papel, enquanto moderador, aplicá-las.

Eu não quero transformar esse caso em uma argumentação infinita. Acho que expliquei os motivos da minha ação. Vai ter gente que concorda, vai ter gente que discorda. Mas acredito que fiz valer as regras vigentes da Spell.
Há um tópico em que discutimos e revisamos as mesmas: viewtopic.php?f=36&t=6229
Se quiserem propor mudanças, lá é o lugar.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor AKImeru em 18 Nov 2010, 14:20

Ruben_Ladwig escreveu:Eu vou tentar ser o mais breve possível aqui.

1º- Ninguém te reportou Oda. Eu li tua mensagem e julguei que a mesma ia contra as regras.

2º- O que dizer "tu está sendo um babaca" agrega para a discussão? No meu entender, só um atrito desnecessário e um confrontamento que não adiciona. Mesmo que tu não tenha quisto ofender, é irrelevante. O fato é que as regras são claras nisso.

cada usuário é responsável por fazer sua parte nisso, evitando xingamentos abertos ou insinuados, mensagens desnecessariamente irônicas ou provocativas, e outros comportamentos que atrapalhem o desenvolvimento da conversa e gerem conflitos pessoais. Isso será julgado caso a caso pela equipe de moderação de acordo com o andamento dos tópicos, mas a melhor regra a seguir é: foque-se em discutir contra as idéias das quais discorda, e não contra a pessoa que as escreveu.

E no meu entender o que aconteceu foi exatamente isso. Tu solta uma frase com um tom desnecessariamente ofensivo, sendo que não precisava. Eu não vou negar que tu apresentou uma evolução na tua maneira de argumentar e tratar com os demais ao longo dos anos, mas isso não te exime de cumprir as regras.

E Madruga, o Oda só foi suspenso por uma questão de histórico. Não é resumir a questão só a ele, mas ele é um elemento de todo esse entrevero. Ele já tinha sido advertido antes. Mais uma vez, isso está previsto nas regras, e é meu papel, enquanto moderador, aplicá-las.

Eu não quero transformar esse caso em uma argumentação infinita. Acho que expliquei os motivos da minha ação. Vai ter gente que concorda, vai ter gente que discorda. Mas acredito que fiz valer as regras vigentes da Spell.
Há um tópico em que discutimos e revisamos as mesmas: viewtopic.php?f=36&t=6229
Se quiserem propor mudanças, lá é o lugar.

Então sequer foi o úsuario que reclamou? Foi apenas você decidindo que minha opinião foi ofensiva e me dando um report?

Eu sou forçado a discordar veemente disso. Eu não ataquei o úsuario, e sim uma frase, uma postura dele. Eu não fiz para incitar ou provocar, foi a maneira que eu pude me expressar. Não tive a intenção de ofender alguém. Aliás, isso é uma expressão. Quando alguém faz algo que você discorda veemente, é comum dizer "Nossa como isso foi babaca".

Eu honestamente acho que você exagerou ai. O meu warn antigo foi porque eu flameei um usuario. Se eu fizesse o mesmo agora e fosse suspenso, não haveria problema e teria a ver com meu histórico. Porém não foi isso que aconteceu, você achou que eu xingei um úsuario

MODERAÇÃO: Oda, não vou tolerar esse tipo de comportamento. Chamar outro usuário de babaca vai contra as regras do fórum. E não é a primeira vez que tu é advertido por conta da forma que tu te dirige a outros usuários.

Quando eu não xingei um úsuario, E toda a vez que eu levanto esse argumento você esfrega minha cara nas regras falando que eu não posso incitar nada. E eu volto a repetir que não, eu não incitei. Eu apenas escolhi me expressar daquela maneira, sem a intenção de ofender o úsuario. Isso é tão dificil de entender?

Eu ainda acho que você errou a mão e esta tentando me culpar pela advertencia de qualquer maneira nesse ponto. Apenas basta comparar o que você diz agora com o motivo de minha advertencia.

Eu não quero jogar fogo na discussão ou acusar alguém, mas é o que eu sinto que aconteceu. Por favor tente ser mais claro caso eu tenha entendido algo errado.
AKImeru

Mensagempor Madrüga em 18 Nov 2010, 15:18

Engraçado também que, no post em questão, isso era só a primeira frase. E vinha uma argumentação depois, uma exposição de opinião, etc etc.

Perto dali, Lumine fez um post que continha tão-somente uma provocação. Sem argumentação, sem quotes, sem refutações, nada. ISSO é querer ferrar com o debate não acrescentando nada: é provocação, é ironia e além de tudo é flood.

Dois pesos, duas medidas? Ou "babaca" virou palavrão impronunciável, como "panaca"?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor louc0 em 18 Nov 2010, 16:01

Madrüga escreveu:Engraçado também que, no post em questão, isso era só a primeira frase. E vinha uma argumentação depois, uma exposição de opinião, etc etc.

Referente a outra parte do post. São dois conteúdos desconexos. Seria o equivalente a eu te chamar de babaca e depois comentar algum post teu.

Madrüga escreveu:Perto dali, Lumine fez um post que continha tão-somente uma provocação. Sem argumentação, sem quotes, sem refutações, nada. ISSO é querer ferrar com o debate não acrescentando nada: é provocação, é ironia e além de tudo é flood.

Numa ele basicamente disse que o planes tava atacando espantalhos, só não argumentou a favor. Na outra ele basicamente desiste de participar da discussão. Foi flood? Talvez, mas não entendo como algo ofensivo.

Madrüga escreveu:Dois pesos, duas medidas? Ou "babaca" virou palavrão impronunciável, como "panaca"?

Cara, a partir do momento em que tu precisa chamar outra pessoa de babaca ou de panaca, EU entendo que tu está errado e nem teria porque postar, é como se diz por aí: "Tá irritado, vai pescar". Isso não tem serventia no fórum, gera um clima chato e mina a discussão. E se qualquer um usar desses adjetivos pra "qualificar" outro usuário, pode ter certeza que eu vou dar advertência ou suspensão (na reincidência). Ao menos enquanto eu for moderador e as regras forem estas.

Eu não quero ser uma polícia do comportamento, mas acho que quando a coisa vai para um nível pessoal, uma linha foi atravessada. E não precisa, todo mundo aqui é inteligente o suficiente para argumentar e discutir sem recair em adjetivação do outro.

Oda, o planes ter reportado ou não, não faz menor diferença. Fui apenas eu aplicando a regra. A ferramenta de report é uma maneira dos usuários ajudarem os moderadores, mas não é o único canal em que um moderador pode agir. O "termômetro" pra ação não é o fato de alguém se sentir ofendido ou não, pq isso varia de pessoa a pessoa, mas sim as guias que as regras do fórum nos fornece.

Oda escreveu:Eu não ataquei o úsuario, e sim uma frase, uma postura dele.

Acho que não:

Oda escreveu:Ok agora você esta apenas sendo babaca.

Isso, no meu livro, é atacar o usuário.

Oda escreveu:Não tive a intenção de ofender alguém. Aliás, isso é uma expressão. Quando alguém faz algo que você discorda veemente, é comum dizer "Nossa como isso foi babaca".

Velho, tu tens que entender que tu não pode tratar pessoas assim, pessoas que não são do teu convívio diário. Uma coisa é tu dizer pra um amigo teu: "pô, tu está sendo babaca", outra completamente diferente é falar isso pra alguém que tu não conhece. Este fórum é um espaço de convívio de várias pessoas com as mais variadas opções. Se tu discorda, elabora os argumentos e discute, mas não apela. Tu não tem nada a ganhar dizendo "tu está sendo babaca". Tu não refuta o argumento do planes, e chega até a confirmá-lo, agindo assim. Tu teria sido muito mais feliz dizendo: "Planes tu tá errado, olha a quantidade de projetos rolando, olha a posição da spell no pop rank, etc..."

Eu acho que não tenho como ser mais claro nas minhas motivações e ações. Tu te sentiu injustiçado, eu acho que agi adequadamente. Da minha parte, não sei mais o que posso dizer.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Nov 2010, 18:20

Só passando rapidinho pra mencionar que achei a atitude do Rub completamente acertada, e assino embaixo das explicações sobre o raciocínio que a motivou.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 18 Nov 2010, 18:50

Simpatias a parte, você mereceu a punição que recebeu, Oda. Por um motivo "bobo"? De fato, mas é justamente esse motivo bobo que torna a punição adequada.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Nov 2010, 21:23

Eu discordo um bocado, exatamente por causa do contexto todo da situação, da atitude do contra argumentador e do modo como foi dito, focado na ATITUDE do usuário e não NO usuário, eu interpretei de forma parecida com o que o Madruga e o Oda interpretaram, mas OK, nas regras estão lá, outra coisas que surgiu, uma pergunta que rolou via chat e ninguém soube responder.

Quanto tempo leva, até uma advertencia expirar?
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor oculto em 19 Nov 2010, 00:23

Quanto tempo leva, até uma advertência expirar?

60 dias.
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor DracoDruida em 19 Nov 2010, 14:02

Tipo, eu entendo o que o Oda e Madruga estão defendendo e sei que a intenção do Oda não foi ofender nem nada assim, mas a forma que o Oda falou pode facilmente ofender alguém, então é como o Ruben disse: Se fosse entre dois amigos, tava de boa, só não era o caso.

Eu sei que "Ok, nesse trecho você está sendo babaca" é mais um "Esse comentário não foi legal", "Isso não tá direito", "Isso foi meio bobo", mas soa de forma mais pesada do que isso, até porque a sua frase per se fala da pessoa, então mais pessoas se incomodam.
DracoDruida

Mensagempor Sampaio em 19 Nov 2010, 17:16

Eu acho que o Rub fez bem.

O que merece ser debatido são as regras do fórum.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Nov 2010, 17:21

Eu discordo um bocado, exatamente por causa do contexto todo da situação, da atitude do contra argumentador e do modo como foi dito, focado na ATITUDE do usuário e não NO usuário, eu interpretei de forma parecida com o que o Madruga e o Oda interpretaram, mas OK, nas regras estão lá, outra coisas que surgiu, uma pergunta que rolou via chat e ninguém soube responder.

Para isso, cito novamente as regras:

Regras do Fórum escreveu:evitando xingamentos abertos ou insinuados, mensagens desnecessariamente irônicas ou provocativas, e outros comportamentos que atrapalhem o desenvolvimento da conversa e gerem conflitos pessoais.

Foi um xingamento. Pela regra nova, já não importa mais se é direto, indireto ou o quê. O que importa é que foi provocativa, atrapalhou o desenvolvimento da conversa e potencialmente geraria um conflito pessoal.

Acho que a moderação já fez o seu ponto. Houve mudanças na forma de interpretar as regras, e vocês deveriam atentar para isso.

O que merece ser debatido são as regras do fórum.

As regras, como norteamento de convívio do fórum, devem sempre estar passíveis de debate. Afinal, elas servem para tornar o convívio o melhor possível. Se, em vez disso, elas estiverem atrapalhando este convívio, elas não estão cumprindo o que devem.

Não acho, porém, que este foi o caso.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Linha Direta