Crítica sobre a 3ª edição, na época do lançamento

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Crítica sobre a 3ª edição, na época do lançamento

Mensagempor Madrüga em 19 Nov 2010, 22:46

O Alex ainda não parou para pensar que:

(1) Grupo só com guerreiros e bárbaros: só batem. Se escolherem bem suas CdPs, batem de maneiras diferentes.
(2) Grupo só com clérigos e magos: batem igual guerreiro, voam, dão todo tipo de dano elemental, arrombam fechaduras, atravessam paredes, são imunes a flechas, se teleportam...

Não é questão de mestre saber dosar. Magos e clérigos têm magias que facilmente roubam o nicho de outras classes, como bater e causar dano ou arrombar fechaduras. Interessantemente, um guerreiro só sabe bater.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Metal Sonic em 19 Nov 2010, 22:50

O Alex nunca deve ter passado do Nível 3 na 3.X ou ter visto alguém usar um Conjurador de maneira minimamente razoável para ficar batendo nesse assunto de 10 anos atrás.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Nov 2010, 23:24

bom, realmente tem muita gente que até hoje acha que "mago é só dano"
começo do ano eu tava jogando com o grupo do meu cunhado
eles realmente não sabiam da versatilidade do mago
(nem o clérigo sabia do real poder da classe, btw)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor ProxAlestorm em 20 Nov 2010, 01:12

Kkkkkk :laugh: está sendo ótimo ser um advogado do diabo aqui neste tópico galera. Na verdade tenho o mesmo pensamento de vcs, de que o sistema spellcasters vs melees foi mal desenvolvido, mas estou tentando obter mais argumentos para defender esta afirmação para um grupo de RPG onde jogo D&D 3.5 e que por sinal não vão muito com a cara da 4.ed. Anyway acho que até o momento já foram apresentados muitos argumentos plausíveis e que esclareceram muita coisa. Obrigado a todos hehe. :mrgreen:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Cebolituz em 20 Nov 2010, 01:23

lol We got trolled!
Imagem
Cebolituz

Mensagempor louc0 em 20 Nov 2010, 01:41

O velho truque da opinião falsa. :macaco:
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor argrim em 20 Nov 2010, 01:54

O Cassaro deve estar usando a mesma técnica.
argrim

Mensagempor AKImeru em 20 Nov 2010, 11:51

Você não precisa gostar da 4e para aceitar que os nichos são muito mal definidos na terceira edição.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor ProxAlestorm em 20 Nov 2010, 17:20

Oda Nobunaga escreveu:Você não precisa gostar da 4e para aceitar que os nichos são muito mal definidos na terceira edição.

Claro, mas porque vc citou isso? :hum:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Leisses em 22 Nov 2010, 09:31

Tipo, apesar dele já ter esclarecido que a opinião dele é diferente quero colocar minha opinião sobre o assunto.

Eu sei que magos e clérigos fazem muito mais que guerreiros e ladinos, superam nichos e tudo mais. Mas sempre que existem discussões sobre o assunto o pessoal esquece os itens mágicos.

Apesar deles não permitirem toda a versatilidade que ser um mago/clérigo possuem eles reduzem drasticamente essa diferença de poder. isso porque na maioria dos casos eles estão lá para oferecer algo que uma magia já oferece (log não são tão importantes para o mago/clérigo quanto o são para combatentes.

Ps.: Eu acredito que é desbalanceado, apenas acredito que esse abismo reduz bastante com a utilização de itens mágicos (o meu problema é que meus mestres sempre acreditam que itens mágicos são ruins e me fazem chegar ao nível 10 com 1 ou 2 itens mágicos em mãos...itens estes que geralmente apareceram na campanha e não escolhidos por mim. Mas isso já não é culpa do sistema =P).
Leisses

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 09:35

Leisses, os itens mágicos são feitos... por quais classes mesmo? XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Metal Sonic em 22 Nov 2010, 09:39

Leisses escreveu:Ps.: Eu acredito que é desbalanceado, apenas acredito que esse abismo reduz bastante com a utilização de itens mágicos

Uma palavra: Disjunção. O Combatente comete suicídio, o Gish senta num canto e chora, e o Conjurador fica puto, mas ainda consegue fazer tudo o que ele sempre faz.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor stinger957 em 22 Nov 2010, 09:51

Sobre o tema, já viram esse artigo aqui?

http://www.dot20.com.br/2010/11/21/dd4e ... endido-p1/

É uma senhora walltext, mas é o melhor "cala boca fanboys!" que a "cena" rpgística brasileira gerou sobre o "mimimi D&D de verdade só o 3.x".
Imagem
stinger957

Mensagempor ProxAlestorm em 22 Nov 2010, 10:05

metalsonic escreveu:
Leisses escreveu:Ps.: Eu acredito que é desbalanceado, apenas acredito que esse abismo reduz bastante com a utilização de itens mágicos

Uma palavra: Disjunção. O Combatente comete suicídio, o Gish senta num canto e chora, e o Conjurador fica puto, mas ainda consegue fazer tudo o que ele sempre faz.

Acho que entendi um pouco o que o Leisses quis dizer e realmente os itens mágicos reduzem um pouco a diferença entre os conjuradores e não-conjuradores, mesmo porque no livro do mestre orienta os mesmos a "presentear" os jogadores com itens mágicos com o passar dos níveis, acho que no intuito mesmo de tentar balancear o jogo de certa forma, então pouca importa se são conjuradores ou não que os criam, porque de uma forma ou de outra seu personagem irá conseguir estes itens com o passar dos níveis. Já em relação a Disjunção, está é uma magia muito poderosa que um mago conseguirá no mínimo no nível 17, ou clérigo também com domínio e no caso dos feiticeiros apenas no 18 e além disso por ser uma magia importante, os conjuradores não vão usar ela qualquer hora e você não vai tanto conjurador assim que possui uma magia como essa, dependendo do nível da aventura que estiver jogando é claro. Acho que sua exemplificação ficou um pouco forçada apenas, pois parece que você quer dizer que sempre vai aparecer alguém pra destruir seus itens mágicos. :tsc:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 10:11

ProxAlestorm escreveu:
metalsonic escreveu:

Acho que entendi um pouco o que o Leisses quis dizer e realmente os itens mágicos reduzem um pouco a diferença entre os conjuradores e não-conjuradores, mesmo porque no livro do mestre orienta os mesmos a "presentear" os jogadores com itens mágicos com o passar dos níveis, acho que no intuito mesmo de tentar balancear o jogo de certa forma, então pouca importa se são conjuradores ou não que os criam, porque de uma forma ou de outra seu personagem irá conseguir estes itens com o passar dos níveis. Já em relação a Disjunção, está é uma magia muito poderosa que um mago conseguirá no mínimo no nível 17, ou clérigo também com domínio e no caso dos feiticeiros apenas no 18 e além disso por ser uma magia importante, os conjuradores não vão usar ela qualquer hora e você não vai tanto conjurador assim que possui uma magia como essa, dependendo do nível da aventura que estiver jogando é claro. Acho que sua exemplificação ficou um pouco forçada apenas, pois parece que você quer dizer que sempre vai aparecer alguém pra destruir seus itens mágicos. :tsc:

Recompensar TODOS jogadores. Incluindo os conjuradores, não esqueça.

E de que adianta você resolver os problemas com itens mágicos, se no máximo, é uma solução tapa buraco que permite não-conjuradores emular de forma precária um conjurador. Sim, é bonitinho, mas não resolve.

Esse é o meu ponto.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários