Crítica sobre a 3ª edição, na época do lançamento

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Crítica sobre a 3ª edição, na época do lançamento

Mensagempor Metal Sonic em 22 Nov 2010, 10:28

ProxAlestorm escreveu: Acho que sua exemplificação ficou um pouco forçada apenas, pois parece que você quer dizer que sempre vai aparecer alguém pra destruir seus itens mágicos. :tsc:

Foi forçado de propósito. Uma comparação mais simples então: O Combatente pode ter itens mágicos, mas isso não dá a ele a capacidade de evitar as inúmeras situações em que um Conjurador pode colocá-lo. Você não precisa necessariamente destruir o item, um Dispel Magic pode desligá-lo (se bem que é mais prático simplesmente tirar o Combatente de jogo com uma Névoa Sólida ou outra magia que acabe com o Combate, como Shivering Touch + Lesser Maximize Rod)
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor ProxAlestorm em 22 Nov 2010, 12:33

Lumine Miyavi escreveu:
ProxAlestorm escreveu:
metalsonic escreveu:
Leisses escreveu:Ps.: Eu acredito que é desbalanceado, apenas acredito que esse abismo reduz bastante com a utilização de itens mágicos

Uma palavra: Disjunção. O Combatente comete suicídio, o Gish senta num canto e chora, e o Conjurador fica puto, mas ainda consegue fazer tudo o que ele sempre faz.

Acho que entendi um pouco o que o Leisses quis dizer e realmente os itens mágicos reduzem um pouco a diferença entre os conjuradores e não-conjuradores, mesmo porque no livro do mestre orienta os mesmos a "presentear" os jogadores com itens mágicos com o passar dos níveis, acho que no intuito mesmo de tentar balancear o jogo de certa forma, então pouca importa se são conjuradores ou não que os criam, porque de uma forma ou de outra seu personagem irá conseguir estes itens com o passar dos níveis. Já em relação a Disjunção, está é uma magia muito poderosa que um mago conseguirá no mínimo no nível 17, ou clérigo também com domínio e no caso dos feiticeiros apenas no 18 e além disso por ser uma magia importante, os conjuradores não vão usar ela qualquer hora e você não vai tanto conjurador assim que possui uma magia como essa, dependendo do nível da aventura que estiver jogando é claro. Acho que sua exemplificação ficou um pouco forçada apenas, pois parece que você quer dizer que sempre vai aparecer alguém pra destruir seus itens mágicos. :tsc:

Recompensar TODOS jogadores. Incluindo os conjuradores, não esqueça.

E de que adianta você resolver os problemas com itens mágicos, se no máximo, é uma solução tapa buraco que permite não-conjuradores emular de forma precária um conjurador. Sim, é bonitinho, mas não resolve.

Esse é o meu ponto.

Não resolve mas ameniza a diferença. :aham: Todos nós concordamos que o sistema é quebrado, mas é possível "se divertir" no jogo jogando com alguma build sem spellcaster. Como eu propus anteriormente "zoando": sendo o sistema em si desiquilibrado, cabe ao mestre tentar equilibrar um pouco a diferença de "poderes" entre conj. e não-conj. com itens e/ou situações advsersas.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 12:35

Yep. Até aparecer um balor implodindo todo mundo. Ou um devorador de mentes dando stun. Ou um bodak com olhar de morte.

Ou um beholder.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Fëanor em 22 Nov 2010, 12:46

Todos nós concordamos que o sistema é quebrado, mas é possível "se divertir" no jogo jogando com alguma build sem spellcaster. Como eu propus anteriormente "zoando": sendo o sistema em si desiquilibrado, cabe ao mestre tentar equilibrar um pouco a diferença de "poderes" entre conj. e não-conj. com itens e/ou situações advsersas.

Aí que está o problema, mais trabalho pro mestre. Pô, será que a gente vai ter algum descanso um dia? XD
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2010, 13:08

ProxAlestorm escreveu:Como eu propus anteriormente "zoando": sendo o sistema em si desiquilibrado, cabe ao mestre tentar equilibrar um pouco a diferença de "poderes" entre conj. e não-conj. com itens e/ou situações advsersas.

Isso é um conformismo tão bobo que chega a ser ingênuo.

O mestre tem mais o que fazer do que ficar bolando "situações adversas" para podar o clérigo, druida ou mago da mesa (inclusive fazendo uma das piores coisas do mundo: privar um personagem de algo que ele adquiriu LEGALMENTE, pelo jogo).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor ProxAlestorm em 22 Nov 2010, 13:33

Madrüga escreveu:
ProxAlestorm escreveu:Como eu propus anteriormente "zoando": sendo o sistema em si desiquilibrado, cabe ao mestre tentar equilibrar um pouco a diferença de "poderes" entre conj. e não-conj. com itens e/ou situações advsersas.

Isso é um conformismo tão bobo que chega a ser ingênuo.

O mestre tem mais o que fazer do que ficar bolando "situações adversas" para podar o clérigo, druida ou mago da mesa (inclusive fazendo uma das piores coisas do mundo: privar um personagem de algo que ele adquiriu LEGALMENTE, pelo jogo).

:laugh: Não é que ele tenha que deixar os conj. piores, mas "ajudar" os combatentes a serem um pouco mais úteis. Não entendam porque vocês acham, que está é uma tarefa tão árdua assim para o mestre a ponto de que o jogo se torne chato pra ele. Quem faz o jogo são os jogadores. Todos os sistemas são quebrados, infelizmente uns mais e outros menos, mas a diversão está EM QUEM ESTÀ JOGANDO. Se o grupo todo têm pleno conciência de que o sistema foi mal desenvolvido no quesito spellcasters vs non-spellcasters, mas tem interesse em jogar o jogo de certa forma "balanceada", o jogo sim pode se tornar "jogável" e a diferença entre eles pode ser amenizada. Em qualquer sistema de RPG, quase tudo é possível e portanto, pode-se sim aproveitar as partes boas da 3x Ed. a fim se de construir um jogo, onde qualquer personagem tenha um nicho e sinta útil. :haha:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Metal Sonic em 22 Nov 2010, 13:39

Deixa eu ver se eu entendi.

Você primeiro culpa o Mestre por não dar oportunidades do Combatente brilhar, agora culpa os Jogadores, ao invés de culpar o Game Designer por ter permitido tamanho estupro de nicho?

Imagem
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 13:40

Uma vez um amigo meu inventou de fazer um monge em uma mesa onde tinha um ladino e um bárbaro.

Depois de 3 sessões, ele se revoltou e refez o personagem para ser um guerreiro, de tão inútil que ele estava se sentindo.

Agora, imagina que, compados a conjuradores, combatentes são monges.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Ronassic em 22 Nov 2010, 13:43

metalsonic escreveu:
Leisses escreveu:Ps.: Eu acredito que é desbalanceado, apenas acredito que esse abismo reduz bastante com a utilização de itens mágicos

Uma palavra: Disjunção. O Combatente comete suicídio, o Gish senta num canto e chora, e o Conjurador fica puto, mas ainda consegue fazer tudo o que ele sempre faz.

Eu conheço um mestre que dava e tirava itens mágicos dos jogadores constantemente, já aconteceu um caso de um elfo aquático roubar uma sacola cheia de jóias que foi fruto de um roubo perfeito, até aí eu entendo, mas como explicar a perda de todos os itens mágicos do grupo de uma só vez? Na época ficamos muito irados,
e se isso voltar a acontecer..

VOU VOLTAR COMO BERSERKER FRENZIED* E VOU MATAR TODO MUNDO, OUVIU MESTRE?! :frenzied:

* Na época que jogava AD&D, usei o termo "Fighter Berserker".
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor ProxAlestorm em 22 Nov 2010, 13:58

metalsonic escreveu:Deixa eu ver se eu entendi.

Você primeiro culpa o Mestre por não dar oportunidades do Combatente brilhar, agora culpa os Jogadores, ao invés de culpar o Game Designer por ter permitido tamanho estupro de nicho?

Imagem

Amigo, você que não está me entendendo. Que o fato do sistema ser quebrado é culpa do desenvolvedor todo mundo já está careca de saber. O que estou afirmando é que É POSSÍVEL tornar o jogo "jogável" e quando digo isso, quero dizer divertido para todos os jogadores, se todos tiverem conciência que o design do jogo no quesito spellcasters vs non spellcastes "não vinga". É lógico que a maior parte da tarefa vai ficar por conta do DM, mas também é impossível pra ele controlar um player jogando com spellcaster, que pode, MAS QUER se tornar um deus e roubar nichos que deveriam ser de outros players o tempo todo. Concluindo, o sistema não é perfeito mas também não é "injogável"! Agora se você quiser ficar batendo na mesma tecla, apontando os erros do game design, está perdendo o tempo porque todos já os conhecemos! :laugh:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2010, 14:02

Não é que ele tenha que deixar os conj. piores, mas "ajudar" os combatentes a serem um pouco mais úteis. Não entendam porque vocês acham, que está é uma tarefa tão árdua assim para o mestre a ponto de que o jogo se torne chato pra ele.

Jogador: Buáaaaaaaaa, mestre, eu quero fazer alguma coisa com meu guerreiro!! Eu quero, eu quero, eu quero!!!

Mestre: Tá bom, vai. Pega esses esqueletos e vai ali no canto brincar de whirlwind attack...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 14:03

ProxAlestorm escreveu:
metalsonic escreveu:Deixa eu ver se eu entendi.

Imagem

Amigo, você que não está me entendendo. Que o fato do sistema ser quebrado é culpa do desenvolvedor todo mundo já está careca de saber. O que estou afirmando é que É POSSÍVEL tornar o jogo "jogável" e quando digo isso, quero dizer divertido para todos os jogadores, se todos tiverem conciência que o design do jogo no quesito spellcasters vs non spellcastes "não vinga". É lógico que a maior parte da tarefa vai ficar por conta do DM, mas também é impossível pra ele controlar um player jogando com spellcaster, que pode, MAS QUER se tornar um deus e roubar nichos que deveriam ser de outros players o tempo todo. Concluindo, o sistema não é perfeito mas também não é "injogável"! Agora se você quiser ficar batendo na mesma tecla, apontando os erros do game design, está perdendo o tempo porque todos já os conhecemos! :laugh:
GoldGreatWyrm escreveu:Yep. Até aparecer um balor implodindo todo mundo. Ou um devorador de mentes dando stun. Ou um bodak com olhar de morte.

Ou um beholder.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor ProxAlestorm em 22 Nov 2010, 14:13

Hehe percebo que a maioria de vocês devem jogar em mesas onde os mestres são inflexíveis, não se importam com os personagens que os jogadores decidem usar e apenas se atentam as regras do sistema. Realmente dessar foram fica difícil deixar o sistema jogável para os jogadores que usam builds "menos podererosas". Mas vai de cada um né, cada um tem um gamestyle diferente e no caso do mestre, tenta atender aos gostos específicos dos jogadores de sua mesa.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 14:20

ProxAlestorm escreveu:Hehe percebo que a maioria de vocês devem jogar em mesas onde os mestres são inflexíveis, não se importam com os personagens que os jogadores decidem usar e apenas se atentam as regras do sistema. Realmente dessar foram fica difícil deixar o sistema jogável para os jogadores que usam builds "menos podererosas". Mas vai de cada um né, cada um tem um gamestyle diferente e no caso do mestre, tenta atender aos gostos específicos dos jogadores de sua mesa.

Continua sendo um "teu mestre que se vire nos 30 pra agradar a todos, já que o sistema não cumpre".

Eu só acho estranho que mesmo a brincadeira tendo terminado, você ainda defende os mesmos pontos. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Nov 2010, 14:21

O problema é que é esperado que um dia tu enfrente um monstro com poderes mágicos. Tipo o allip, aparições, górgonas.

Se tu tiver que cortar um monte de coisas para o jogo funcionar, então, para que utilizar o sistema? :hum:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários