D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Anand em 16 Nov 2007, 03:16

DracoDruida escreveu:Eles querem fazer um compendium de regras às vésperas da 4E? QUE FAÇAM. Eu não compro. Como tu mesmo disse, tá às vésperas da 4E, não vale nem a pena.

Bom, mas o rules compendium também é o cúmulo do desnecessário, na minha opinião. Mesmo sem 4e à vista eu não compraria esse bicho. Mais da metade do livro fala de regras que não dão problema / são simples. É mais fácil arrumar só as páginas de Grapple e outras mais pentelhinhas e boa, tem vários fact sheets gratuitos por aí.
Anand

D&D 4E

Mensagempor CF em 16 Nov 2007, 05:58

Acho que o público-alvo é aquela galera que começou a jogar bem tarde na 3E e quer um apanhado-geral. Ou então aquela galera que não liga de comprar compilações daquilo que já tem, coisa de colecionador.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Lune em 16 Nov 2007, 13:13

Book of Vile Capital, uhauhahuahuhua, cara, adorei XD
Prefácio do Karl Marx.

Mas sobre o Rules Compendium, eu comprei... basicamente porque eu sempre me considerei um Advogado de Regras, e agora finalmente eu tenho o livro pra provar! :cool:

Além disso, eu não pretendo parar de jogar a 3.5 tão cedo. Até a 4ª Edição ter material publicado suficiente, vai ser difícil eu dar um "update" em certas campanhas... por exemplo, como fazer um gnomo ilusionista shadowcrafter na 4E? Ou um Red Wizard especializado em magias de save-or-die? Não me vejo largando a 3.5 completamente até 2009, pelo menos.
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 16 Nov 2007, 13:17

Eu acho que você NÃO VAI fazer wizard de save or die na 4e...
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Lune em 16 Nov 2007, 13:21

Precisamente o meu ponto de por que não vou largar a 3.5 tão cedo...
Imagem

Imagem
Lune

D&D 4E

Mensagempor CF em 16 Nov 2007, 13:41

Bom. Levando em conta que é um Red Wizard, provavelmente seu jogo é em FR. Se é em FR, acho que não vai querer passar para a nova edição jamais...
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 16 Nov 2007, 13:54

Bom. Levando em conta que é um Red Wizard, provavelmente seu jogo é em FR. Se é em FR, acho que não vai querer passar para a nova edição jamais...

Você tem noção de que esse comentário não faz sentido, tem?
Far from home

Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Sampaio em 16 Nov 2007, 13:58

Então... Agora eu posso voltar contra-argumento tudo e botar mais lenha na fogueira ou receberia um speed lynch? XD
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 16 Nov 2007, 14:00

Quer sabe se eu ignorar você vai embora! XD
Far from home

Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Letthull em 16 Nov 2007, 15:46

Eu concordo com tudo menos a parte de "sonhador". O termo "delirante" seria mais adequado ao meu ver.

E me desculpe se isso soou ofensivo para você mas...Eu...Não consigo discordar dessa sua afirmação por mais contida de sarcasmo que ela esteja, eu concordo com ela.

Serio tu fumou alguma coisa? Bebeu algo? Eu nunca ri tanto com alguem discutindo com o Eltor. Foi...Algo magico. As pessoas tem que salvar screencaps desse topico e guardar para posterioridade. Pois você meu amigo, parece que leu muito esse livro aqui

Imagem

Denovo, isso não é algo pessoal. Foi algo temporario, que você fez. Não se ofenda, eu mesmo já argumentei coisas idiotas no passado (Discussão do codigo de Paladino com o Arcade. Eu falava porcaria atrás de porcaria) o importante é esquecer tudo, aprender com os erros e ir com mais calma na proxima vez.

Cara, vocês tem a razão de tudo... Eu sou um idiota, realmente... :aham:
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Nov 2007, 15:48

Sampaio, desde que não enverede a discussão pro lado de capitalismo x comunismo ou similares, por mim você posta enquanto quiser. :b

Sobre o Rules Compendium, eu acho que o grande atrativo dele são os comentários dos designers sobre as regras mais polêmicas ou complexas, analisando qual o objetivo que eles tinham na criação e qual a repercussão que cada regra teve quando chegou a hora de ser usada na prática por milhões de jogadores. Esse seria o único motivo pra eu ler o Compendium, mas é um assunto que eu realmente acho interessante. Até porque, ajuda a desvendar bastante o que os designers têm em mente agora na criação de uma nova edição.

Pra quem tem aspirações de criar um sistema próprio de RPG, ou mesmo suplementos com regras alternativas pra D20, eu também acho que é um prato cheio.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

D&D 4E

Mensagempor AKImeru em 16 Nov 2007, 15:53

Cara, vocês tem a razão de tudo... Eu sou alguem que não admite que eu estou errado e gosta de afirmar que jogos de RPG não precisam de suplementos, realmente...

Corrigido. Removi a emisse.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

D&D 4E

Mensagempor Sampaio em 16 Nov 2007, 23:54

Pois então. Pegando os principais contra-argumentos usados até aqui:

Os PHB anuais serão meros suplementos com acréscimos e regras opcionais.:

Nunca pensei o contrário, e reparem que o meu argumento se sustenta na questão do emblema PHB + estratégia de marketing cara-de-pau + conformação de players + proposta de uma forma mais simples e econômica de fazer o mesmo.

PHB2 pode ter ficado lindo e ótimo, e o lado nerd de todos nós regozija-se ao lê-lo. Não é, nem de perto, indispensável.
Mas aí entram muitos poréns:
Por que lança-lo como PHB2? Coincidência? Inocência? Mais um nome qualquer? E será que o fato de ter sido lançado as escuras e já no "fim do expediente" da terceira edição não o coloca numa situação bem diferente dos que virão, já anunciados, aguardados e adiantados como PHBs anuais?
E será que não haveria uma maneira mais discreta de lançar suplementos do que da-los o nome de "Livro Básico X 2 "?

Aposto meu sangue que a procura em cima dos novos PHBs anuais será muito superior ao que foi procurado o PHB2 da terceira edição.

O que que tem de errado em ganhar dinheiro? Oras, eles são uma EMPRESA!

E como tal têm responsabilidades e (deveriam ter) clientes exigentes que mantivessem sua qualidade, preços e outros atributos, justos.
Uma das coisas que evita que a Ambev venda água, cevada, lúpulo, malte e álcool separados e diga "podem ser consumidos separadamente, não precisa do outros, no máximo da água com o álcool. Mas vendemos separados pra quem quer cerveja" é o fato de que seus consumidores não aceitariam. Oras, a Ambev lucraria muito mais se fizesse isso, e talvez alguns bocós até aceitassem afinal NINGUEM TEM A OBRIGAÇÃO de consumir todos juntos (ou seja, cerveja). No entanto, os bebedores de cerveja farão questão e se vc der uma festa e servir água e malte quase ninguem ficará feliz.
Mesmo eles sendo consumidos juntos. Ora, eles querem a cerveja!

O consumidor é justamente o que deveria regrar as empresas, o que impediria os abusos. No entanto no caso do RPG aliou-se a paixão pelo jogo, com a paranóia de defende-lo, com o medo das críticas da concorrência (outros jogos) e fez com que o senso crítico fosse ao chão, para sobreviver resguardado e intacto. O que importa é que estão felizes e têm um bom material.

Putz gente, vcs não só têm o direito como devem exigir as coisas. Por exemplo, quando anunciaram a 3.5 ao invés de "iuuup!mais um D&D!" dizer : "caramba, meu dinheiro não é capim! Pq diabos não fizeram todas essas correções de erros grotescos que percebe-se na primeira leitura, antes de çlançar o 3a edição? E publicam um outro livro pouco tempo depois, mas suficiente para a maioria já ter comprado o 3.0, com aperfeiçoamento??"

Gente, isso é falta de vergonha na cara. Coisas estranhíssimas passaram no 3.0 que, com um pouquinho mais de cuidado com o que mandam pro mercado não precisaria lançar 3.5 nenhum.
E olha o tanto de bocoió (com todo respeito) que ainda vem e repete a fala da Wizards: " Mas ei, 3.5 ta aí as ninguem é obrigado a comprar não. Podem jogar o 3.0".
Claro que podemos, podemos jogar até 3D&T, mas se tinham condições de fazer melhor sem abusar do nosso bolso, tinha obrigação conosco, consumidor, de fazer.

Agora, apesar de todo o discurso da superficialidade dos PHBs anuais, garanto que veremos "regras opcionais" neles que corrigem grandes rombos do PHB original da 4a edição, e será sempre assim.

Temos obrigação de exigir um material melhor ao invés de aceitarmos ir destribuindo o que já poderiam ter feito com um pouco mais de cuidado, às migalhas.

Caramba, sério que vcs não vêem que estão sendo explorados? (e ainda saindo felizes...)

A Wizards é uma empresa que vende entreterimento, o que que tem de errado em ela oferecer entreterimento?

Nada oras. E o Kiko?
Com essa manifestação minha estou prezando em grande parte tb JUSTAMENTE pela qualidade e pelo entreterimento.
A não ser que vcs achem divertido gastar um dinheiro suado com livros.

Ah sim, talvez alguns de vcs estejam nsistindo nisso pq não precisam suar para comprar os livros.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

D&D 4E

Mensagempor Ric.freitas em 17 Nov 2007, 07:30

PHB2 pode ter ficado lindo e ótimo, e o lado nerd de todos nós regozija-se ao lê-lo. Não é, nem de perto, indispensável.

Meu grupo joga junto acerca de cinco anos e nós pouquíssimas vezes usamos algum material do PHB2.
Ele é indispensável? Eu acho que não.

Por que lança-lo como PHB2? Coincidência? Inocência? Mais um nome qualquer? E será que o fato de ter sido lançado as escuras e já no "fim do expediente" da terceira edição não o coloca numa situação bem diferente dos que virão, já anunciados, aguardados e adiantados como PHBs anuais?
E será que não haveria uma maneira mais discreta de lançar suplementos do que da-los o nome de "Livro Básico X 2 "?

Eu acho que o PHB2 não é tão recente assim. E que outro nome você acha que ele deveria ter levando em consideração o que o livro representa?

Aposto meu sangue que a procura em cima dos novos PHBs anuais será muito superior ao que foi procurado o PHB2 da terceira edição.

Se a qualidade dos livros for boa eu acredito, caso contrário...

Putz gente, vcs não só têm o direito como devem exigir as coisas. Por exemplo, quando anunciaram a 3.5 ao invés de "iuuup!mais um D&D!" dizer : "caramba, meu dinheiro não é capim! Pq diabos não fizeram todas essas correções de erros grotescos que percebe-se na primeira leitura, antes de çlançar o 3a edição? E publicam um outro livro pouco tempo depois, mas suficiente para a maioria já ter comprado o 3.0, com aperfeiçoamento??"

Gente, isso é falta de vergonha na cara. Coisas estranhíssimas passaram no 3.0 que, com um pouquinho mais de cuidado com o que mandam pro mercado não precisaria lançar 3.5 nenhum.
E olha o tanto de bocoió (com todo respeito) que ainda vem e repete a fala da Wizards: " Mas ei, 3.5 ta aí as ninguem é obrigado a comprar não. Podem jogar o 3.0".
Claro que podemos, podemos jogar até 3D&T, mas se tinham condições de fazer melhor sem abusar do nosso bolso, tinha obrigação conosco, consumidor, de fazer.

Sampaio, durante a época do lançamento do 3.5 a Wizards disponibilizou o SRD. O que você quer mais de uma empresa?
Ric.freitas

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 17 Nov 2007, 09:09

Letthull escreveu:Cara, vocês tem a razão de tudo... Eu sou um idiota, realmente... :aham:

:roll:

Não se faça de vítima. Você não foi ofendido em nenhum momento nesse tópico. Pelo contrário, você é que foi ofensivo e pessoal em vários momentos. Acabei de desistir de ter uma discussão séria com você, ficar rebatendo falácia e apelos não é mais para mim.

Sampaio escreveu:Os PHB anuais serão meros suplementos com acréscimos e regras opcionais.:

Nunca pensei o contrário

Pensou, sim. Ah, pensou e disse. E parce que ainda pensa, só não está percebendo.

e reparem que o meu argumento se sustenta na questão do emblema PHB + estratégia de marketing cara-de-pau + conformação de players + proposta de uma forma mais simples e econômica de fazer o mesmo.

Ainda não entendi a parte da "conformação". Perguntei e você não respondeu.

Também não vi nenhuma proposta de fazer isso de maneira mais "econômica". Está falando de 4 Completes no lugar de um PHB2, o que forçosamente significa incluir material enche-linguiça na primeira opção? Isso é realmente econômico pra você?

Ou está falando de colocar o material que vai sair em ao menos meia-dúzia de suplementos dentro dos livros básicos? Acha que não sairiam livros básicos mais caros assim? Isso sim é transformar "opcional" em "básico". Falo mais sobre isso lá embaixo...

Por que lança-lo como PHB2? Coincidência? Inocência? Mais um nome qualquer?

Claro que não é um nome qualquer. É um nome que vende, ué. Já disse, se fosse "Guide of Classes, Feats, Spells and Additional Rules for Any Fantasy Setting" não atrairia. PHB2 traduz exatamente o que ele tem: o mesmo tipo de material que se encontra no PHB (criação e personalização de personagens e regras gerais), sem ser voltado para um tema específico.

No que isso deveria me revoltar? Tem coisa muito, muito pior em termos de nomes de produtos por aí.

E será que o fato de ter sido lançado as escuras e já no "fim do expediente" da terceira edição não o coloca numa situação bem diferente dos que virão, já anunciados, aguardados e adiantados como PHBs anuais?

Pois é. Só tiveram essa idéia "cara-de-pau" e "revoltante" no final da 3ª edição. De repente viram o quão eficiente ela é e o quanto agradou o público. "Olha, se gostaram tanto, vamos fazer o mesmo na 4ª edição, dessa vez desde o início para vocês aproveitarem por mais tempo. Que tal?".
Algumas coisas eles anunciaram e não foram bem recebidas pela comunidade. O que aconteceu nesse caso? Voltaram atrás.

Por outro lado, não sei se notou, mas MM2 teve bem cedo na 3ª edição...

E o "certo" seria ser discreto por acaso?

Sim, e? A empresa deveria escolher a opção que tivesse menos procura agora, é?
Danem-se os que quiserem comprar só pelo nome. Um idiota e sua grana logo se separam, dizem lá no norte.
EU só vou comprar se for BOM, como sempre fiz. Então, pra mim, é uma boa notícia. Estou sendo egocêntrico? Talvez, mas acho que posso perdoar uma empresa que distribui seu principal produto gratuitamente, eles precisam lucrar com suplementos para continuar fazendo isso!

E como tal têm responsabilidades e (deveriam ter) clientes exigentes que mantivessem sua qualidade, preços e outros atributos, justos.

Em nenhum momento até agora se falou de "preços", e qualidade não era justamente o que você achava ruim que tivesse?

Uma das coisas que evita que a Ambev venda água, cevada, lúpulo, malte e álcool separados e diga "podem ser consumidos separadamente, não precisa do outros, no máximo da água com o álcool. Mas vendemos separados pra quem quer cerveja"

Podem ser consumidos separadamente? Talvez. (Lúpulo puro? Argh). Mas não seria cerveja, oras!

Já RPG, só com livros básicos ou com uma tonelada de suplementos, ainda é RPG nos dois casos.

Oras, a Ambev lucraria muito mais se fizesse isso, e talvez alguns bocós até aceitassem afinal NINGUEM TEM A OBRIGAÇÃO de consumir todos juntos (ou seja, cerveja).

LUCRARIA MAIS?!? Vendendo água e malte separado ao invés de beneficiar o produto? Quem compra lúpulo separado?

No entanto, os bebedores de cerveja farão questão e se vc der uma festa e servir água e malte quase ninguem ficará feliz.
Mesmo eles sendo consumidos juntos. Ora, eles querem a cerveja!

Aliás, no que isso tem a ver com o assunto? Água e cerveja são produtos totalmente diferentes, com funções e usos diferentes.

RPG é RPG, quem compra livros básicos e suplementos vai usar na mesma situação: em jogos de RPG. Continua sendo RPG sem suplementos.

O consumidor é justamente o que deveria regrar as empresas, o que impediria os abusos. No entanto no caso do RPG aliou-se a paixão pelo jogo, com a paranóia de defende-lo, com o medo das críticas da concorrência (outros jogos) e fez com que o senso crítico fosse ao chão, para sobreviver resguardado e intacto. O que importa é que estão felizes e têm um bom material.

Sim, RPG é lazer, então o que importa é se divertir bastante!

Caramba, Sampaio, sabe qual a diferença entre "correção de erros" e "melhoria do sistema"? D&D 3.5 teve dos dois. E foi recebido com
A maioria de nós disse, sim, isso que você falou. Menos a parte do dinheiro, já que TUDO o que mudou foi distribuído DE GRAÇA.

Mas D&D 4ª não é "correção de erros". De novo isso?

Sim, EU SEI. E fui contra! E não comprei nenhum livro básico 3.5!

Sem ofensa nada! Quem fala isso não tem noção não. Claro que não precisa comprar, e mesmo assim dá para jogar 3.5

Sim, e é aí que você demonstra, DE NOVO, que não tem idéia do que eles anunciaram dessa vez.

Não tem como lançar o material do PHB2 dentro do PHB básico. Seria, inevitalmente, um PHB maior e mais caro. Eu quero é que no PHB principal tenha só o que for realmente básico do sistema e o que for mais útil. Para qualquer outra coisa eu quero ter o direito de escolher entre aproveitar ou não gastar meu dinheiro com isso.

Agora, apesar de todo o discurso da superficialidade dos PHBs anuais, garanto que veremos "regras opcionais" neles que corrigem grandes rombos do PHB original da 4a edição, e será sempre assim.

Você acha, eu não acho. Vamos ver quem está certo?

Temos obrigação de exigir um material melhor ao invés de aceitarmos ir destribuindo o que já poderiam ter feito com um pouco mais de cuidado, às migalhas.

Cara, sério, pára um pouco. Se for para sair do jeito que você quer, com todas as possíveis falhas que poderão a vir corrigidas ou contornadas depois já virem no sistema básico, quem vai jogar isso não serei eu, mas meus netos!

Caramba, sério que vcs não vêem que estão sendo explorados? (e ainda saindo felizes...)

Explorado? Quando? Eu só compro o que vale a pena, ué. Dê o nome que quiser, concentre ou distribua, eu avalio antes de decidir.

(só para constar: malte e lúpulo separados não vale a pena, então não compro. Aliás, cerveja eu também não acho que vale a pena, então não compro :b )

Ah sim, talvez alguns de vcs estejam nsistindo nisso pq não precisam suar para comprar os livros.

Realmente, não preciso suar. Eu só fico altamente estressado e chego em casa tarde e cansado, mas suar não é essencial pra isso.

E eu não reclamo JUSTAMENTE por que SEI GASTAR, então não me importo. Livro ruim? Não compro. Uma coisa boa perdidade no meio de lixo? Não compro. Ótimo material, preço abusivo? Não compro. Boa relação custo-benefício, mas grana apertada no final do mês? Não compro - por enquanto.

PHB2 era um material muito bom para o preço cobrado. Então comprei. Sabe quantos livros de D&D 3.5 da Wizards eu comprei até hoje? :victory:

Se vão repetir o esquema desse livro na nova edição, ótimo! Boas chances de ter algo que eu chegue a comprar!
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários