O primeiro cenário da história

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: O primeiro cenário da história

Mensagempor Armitage em 23 Nov 2010, 23:40

Lord_Metatron escreveu:Sobre Exalted:

Sim, nós associamos imediatamente palavras como Sakura, ou títulos floreados como Mestre do Lótus da Montanha da Aurora à indivíduos baixinhos, de pele rbanca, cabelos negros lisos e olhinhos puxados. Na Criação, essa associação não existe. Os branquelos de olhos puxados e cabelo lambido vêm do Oeste, e usam uma estrutura linguística mais próximo do Galego Português, ou então um Japonês bem esquisito, cheio de sotaque.

Esse é o ponto. Sim, você associou a loira a uma língua mais germânica e a espadas retas. Normal no nosso mundo. No deles, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Agora, se aparecesse um nativo do Sul, com uma cultura mais semelhante oas árabes (Grosso modo) manejando uma katana, você poderia começar a achar estranho. Porque aí sim seria um atentado contra o mundo deles.

Sem falar em numerosos outros elementos, como o Creation-Defining Parlance, o fato de a Criação ser "globalizada" e o fato de que tropes como "Because It's Magic" e "Because the Gods Said So" são parte elementar do cenário. A proposta inicial do cenário é essa, pegar tropes e clichês rpgísticos, e leva-los ao extremo, ou subverte-los, ou ainda desconstrui-los. Exalted nunca deve ser visto como um cenário que tenta ser verossímil, no sentido de proximidade com nossa realidade. Muito pelo contrário.

Claro, ultimamente tem um problema muito grande, de os fãs começarem a levar Exalted a sério demais, querendo compara-lo a um Tekumel, por exemplo, quando a proposta é justamente o inverso.

Enfim.

Lógica interna. Sem um pingo de verossimilhança.

Alguem ainda duvida que esses conceitos sejam diferentes no atual contexto ? :sobrancelha:

Youkai X escreveu:Vou ler o cenário até o fim de semana pra postar o que achei dele.

Bons estudos. :b
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Emil em 23 Nov 2010, 23:56

Pra discutir verossimilhança, sugiro começar por aqui:

http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verb ... lhanca.htm
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2010, 23:57

Lógica interna. Sem um pingo de verossimilhança.

Alguem ainda duvida que esses conceitos sejam diferentes no atual contexto ?

Normalmente, sinônimos são palavras de significado iguais...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 00:01

Lumine, não entendi.

(e esse teu avatar é muito escroto. :P )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor louc0 em 24 Nov 2010, 00:03

Verossimilhança É lógica interna.

Tu que está inventando significado novo pro termo, Silva.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Lanzi em 24 Nov 2010, 00:05

Rapazes, eu não sei se vocês pegaram o espírito da coisa.

Vocês estão reclamando que a linguagem criada pelo autor inviabiliza a jogabilidade desse RPG? Pôxa vida. A PROPOSTA desse RPG - e por isso ele não é clichê e continua muito atual - é que vocês sejam personagens dispostos a DESVENDAR essa linguagem. Por isso o cenário é tão rico e tão "antropológicamente correto", por isso o livro contém tantos detalhes. É necessário que aquilo transpareça para os jogadores conforme eles desvendem, em conjunto com os personagens.. Ora, isso tudo é uma cultura dentro de um livro que não pode se resolver numa jogabilidade dinâmica, que não pode ser avaliada pelos mesmos critérios dos RPGs convencionais.

Por isso culturas parecidas com as da Terra; para que os signos e a linguagem faça algum sentido direto, à primeira vista (eu sei que é difícil), já que são inspiradas nas da Terra.

Agora parando com a masturbação mental... A dúvida: por que em D&D então?
Lanzi

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 00:09

Silva escreveu:Lumine, não entendi.

(e esse teu avatar é muito escroto. :P )

Você tá confundindo as coisas. Os dois termos são a MESMA coisa, Silvinha.

Off:
Queria colocar a imagem toda com todos os detalhes, mas o fórum não permite. É uma pena, é uma das melhores imagens do Magenta Magenta que eu já vi. Depois procuro mais no Pixiv.

Meu avatar é lindo. Lindo.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Agnelo em 24 Nov 2010, 07:43

Alguém abre um tópico sobre exalted por favor, porque esse off tá chato.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 09:16

Lanzi escreveu:Rapazes, eu não sei se vocês pegaram o espírito da coisa.

Vocês estão reclamando que a linguagem criada pelo autor inviabiliza a jogabilidade desse RPG? Pôxa vida. A PROPOSTA desse RPG - e por isso ele não é clichê e continua muito atual - é que vocês sejam personagens dispostos a DESVENDAR essa linguagem. Por isso o cenário é tão rico e tão "antropológicamente correto", por isso o livro contém tantos detalhes. É necessário que aquilo transpareça para os jogadores conforme eles desvendem, em conjunto com os personagens.. Ora, isso tudo é uma cultura dentro de um livro que não pode se resolver numa jogabilidade dinâmica, que não pode ser avaliada pelos mesmos critérios dos RPGs convencionais.

Por isso culturas parecidas com as da Terra; para que os signos e a linguagem faça algum sentido direto, à primeira vista (eu sei que é difícil), já que são inspiradas nas da Terra.

Agora parando com a masturbação mental... A dúvida: por que em D&D então?

Lanzi, não concordo que a proposta do RPG seja desvendar a liguagem, já que o cenário foi criado primeiro como estudo linguistico do autor e só então adaptado pra ser um jogo. E também não concordo que jogo tenha culturas parecidas com as da Terra - eu diria que tem "pedaços" semelhantes (estética e linguagens vagamente meso-americanas e sudoeste-asiáticas), mas bem diferente de, say, as pseudo-culturas de Faerun. E a resposta pra sua pergunta "porque em D&D ?" é simples: era o único rpg da época. E pior que, ironicamente, essa foi a incarnação mais acessível e "jogável", devido à "roupagem dungeon-crawl" daquela edição (bárbaros-bucha recém-chegados ao mundo "civilizado", que morrem impalados se confundirem o garfo da carne com o dos vegetais).

Mas eu concordo com você em uma coisa: o mundo é muito maneiro, e me excita muito mais do que a média de tolkien-clones por aí. Eu acho muito legal o fato de ter que estudar uma cultura nova, que não é pseudo- como a média (quer dizer, não é pseudo- pra nós ocidentais, talvez um jogador do Cambodja ache o cenário totalmente pseudo- XD ). Eu tenho uma veia forte de Sci-fi e por isso curto "explorar" novos mundos/premissas/possibilidades.

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 09:32

E o que tem de Sci-fi em Tékumel?

Itens "tecnológicos" que são indistinguíveis de magia? Magia arcana e divina existe. =P
Lumine Miyavi

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 09:48

E o que tem de Sci-fi em Tékumel?

Tudo. E nada. Depende de como se olha.

(taí outra coisa que me atrai: o fato de não ser facilmente classificável )

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 10:00

Cara, é muito fácil de classificar, você que está enxergando pelo em ovo. =P
Lumine Miyavi

Mensagempor Metal Sonic em 24 Nov 2010, 10:04

Cara, se se passaram 60.000 anos e a tecnologia não pode mais ser replicada ou sequer reparada, como diabos isso é Sci-Fi?
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Youkai X em 24 Nov 2010, 10:08

Tékumel é um cenário de dark fantasy com raças exóticas (e bem pouco exploradas no livro básico de 75) com magia arcana e divina e alguns itens mágicos que na verdade sào artefatos tecnológicos. O que tem de inclassíficável ou de difícil classificação?
Youkai X

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 10:39

Galera, o próprio jogo se entitula science-fantasy.

Tékumel é um cenário de dark fantasy com raças exóticas

O quê exatamente ele tem de fantasy?
Raças exóticas? são alienígenas.
Ítens mágicos? são artefatos tecnológicos.
"Magia" ? mera ciência aplicada ( um campo de conhecimento novo derivado das condições multi-dimensionais em que o planeta se encontra) .
Demônios? seres extra-dimensionais.
Deuses? Idem acima.

TUDO no cenário pode ser explicado (ou extrapolado) cientificamente. :b

P.S: além disso, ficção científica não se resume a lasers e robôs. Existem sub-gêneros focados no lado social da coisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Soft_science_fiction

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários