O primeiro cenário da história

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: O primeiro cenário da história

Mensagempor AKImeru em 24 Nov 2010, 12:01

Silva escreveu:Cara, se um fdp me chamar pra jogar um game de "fantasia pura" (greyhawk, dragonlance, glorantha, warhammer, etc) e enfiar esse robô com essa descrição cientificista (scanning.. life forms... passcodes... authentication.. 20.000 voltz.. power up.. ), minha imersão quebra na hora, além de pegar meus panos de bunda e ir embora (porque eu não vou querer ver os Trapalhões na taverna, e nem o Megaman apostando corrida com o Alex Kidd na floresta ). Se vocês não se incomodam de ter lasers, scanners, robôs e espaçonavaes na sua "fantasia pura", eu sim.

No mais, eu desisto, e cedo ao rótulo science-fantasy.

Imagem

Se a proposta for engraçado não há problema.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Iron Man em 24 Nov 2010, 12:02

Olá pessoal

Lumine Miyavi escreveu:
Silva escreveu:Primeiro, o cenário não é sobre o heroísmo. Ele não é sobre nada. Não foi feito sequer pra ser usado como um jogo.

No mais, se o background é tão supérfluo assim e o cenário fuinciona como uma mera "fantasia" qualquer, façamos o seguinte: coloquemos elementos dele em outros mundos de fantasia. Se se encaixar direitinho, é porque sua lógica está correta. Senão, é porque não está.

Vou começar, coloca isso aqui em Dragonlance, e veja se sua consistência interna continua intacta, assim como o grau de imersão dos jogadores..
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Power Up.

Proximity alarm in sector three; eight life signs, probably human, moving. If they get
within 100 metres of the access door this unit is authorised to terminate them.
Security a priority since the Great Disaster, we must protect what is left. What passes
for human now are the devolved, mutant descendants of my creators. Extreme methods are
justified in the present emergency and the humans are now 99 metres away.
They are deployed for combat, one phase-shifts out of visible light range. Enable
infrared and re-acquire it as my priority target. Standard verbal challenge given but their
response is jabbering, meaningless chatter. No passwords, no authorisation code received.
Termination conditions are now fulfilled. Fire only at short range to avoid collateral damage
to installation. They die quickly but two reach this unit and there are trivial physical impacts
on this hull. Re-direct power to external plating and the 20,000 volt charge destroys their
nervous system. Scan for remaining cardiac function; destroy injured survivors humanely.
Mission accomplished.

Power Down.

Se foi vendido como cenário, criado como cenário, com regras de jogo, é um cenário, seja ele eficiente ou ineficaz, ainda É um cenário.

Además...

Você começa, eu termino: Funciona em um monte de cenários. Você está usando um corner case pra se livrar, quando na verdade funciona muito bem, obrigado.

Experimenta colocar nesses seguintes cenários. Vem com explicação de como encaixar sem problemas.

• Forgotten: é um resquício de autômato de Netheril desperto pela Spellplague.
  • Eberron: sem comentários, já existem MUITOS construtos mágicos nesse mundo. =P
  • Greyhawk: construto criado pelo conselho dos magis.
  • Tormenta: resquício das máquinas de combate do mundo de Arsenal e/ou resquício de criação divina de Tillian
  • Planescape: máquina criada em Mechanus, etc.

Olha meus dois centavos sobre este assunto, mas há como explicar-lo em Dragonlance sem problema.

• Dragonlance: Criação dos Gnomos do Mt. Nevermind que saiu de controle.
Simples assim.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Nov 2010, 12:05

I'll just leave this here.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 12:11

Os gnomos de Mt. Nevermind entendem de tecnologia da informação, eletrônica, teoria de ondas, ótica, biologia e aeronáutica? :shock:

(ou você só olhou a imagem do robô ?)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor AKImeru em 24 Nov 2010, 12:12

Silva escreveu:Os gnomos de Mt. Nevermind entendem de tecnologia da informação, eletrônica, teoria de ondas, ótica, biologia e aeronáutica? :shock:

os de Warcraft entendem melhor do que nós
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Nov 2010, 12:13

E goblins estão construindo um foguete na Area 52 para explorar o Nether. :haha:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 12:22

Oda, os gnomos de warcraft vivem numa sociedade que possui redes de informação, rádios , televisores, microondas, automóveis, computadores, aviões, space shuttles, satélites geoestacionários, bombas atômicas, armas à laser, mísseis transcontinentais, antibióticos, algoritmos de controle, e aparelhos celulares ? :b

Eu custo a acreditar que você ainda não concordam que tekumel seja, no mínimo, science-fantasy. :hum:
Editado pela última vez por Armitage em 24 Nov 2010, 12:25, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 12:25

Moving the Goalpost. Irrelevante.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 12:27

Lumininho, me apresente cenários de fantasia/high fantasy onde scanners, lasers, robôs e espaçonaves - desenvolvidos através puramente de tecnologia (e não "magitech" e similares) - seja algo minimamente comum, a ponto de poder ser encontrado e utilizado pelos jogadores.

Ou ainda, me cite quantas parties você conheceu de seus jogos em FOrgotten Realms, Dragonlance, Greyhawk, Planescape, etc. que possuíam laser, robô, scanners ou espaçonaves. :hum:
Editado pela última vez por Armitage em 24 Nov 2010, 12:31, em um total de 1 vez.

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Nov 2010, 12:29

Silva escreveu:Lumininho, me apresente cenários de fantasia/high fantasy onde scanners, lasers, robôs e espaçonaves - desenvolvidos através puramente de tecnologia (e não "magitech" e similares) seja algo comum.

Cara, NEM Tékumel é puramente técnologia. Nem Aasimov faz técnologia pura em seus contos. Ainda não vi a relevância disso com o assunto proposto além de sanar sua vontade de querer estar certo.

Porque você não cita, pra começar?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Nov 2010, 12:31

Oda, os gnomos de warcraft vivem numa sociedade que possui redes de informação, rádios , televisores, microondas, automóveis, computadores, aviões, space shuttles, satélites geoestacionários, bombas atômicas, armas à laser, mísseis transcontinentais, antibióticos, algoritmos de controle, e aparelhos celulares ? :b

Sim. E muito mais.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor AKImeru em 24 Nov 2010, 12:32

Silva escreveu:Oda, os gnomos de warcraft vivem numa sociedade que possui redes de informação, rádios , televisores, microondas, automóveis, computadores, aviões, space shuttles, satélites geoestacionários, bombas atômicas, armas à laser, mísseis transcontinentais, antibióticos, algoritmos de controle, e aparelhos celulares ? :b

Eu custo a acreditar que você ainda não concordam que tekumel seja, no mínimo, science-fantasy. :hum:

Sim.

E Tekumel é Sci fi e Fantasia mas o pessoal do forum é mocorongo ao ponto de não entender que isso é umgenero, existe, e vende bem para caralho.
AKImeru

Mensagempor Armitage em 24 Nov 2010, 12:46

E Tekumel é Sci fi e Fantasia mas o pessoal do forum é mocorongo ao ponto de não entender que isso é umgenero, existe, e vende bem para caralho.

:bwaha:

Lumine Miyavi escreveu:
Silva escreveu:Lumininho, me apresente cenários de fantasia/high fantasy onde scanners, lasers, robôs e espaçonaves - desenvolvidos através puramente de tecnologia (e não "magitech" e similares) seja algo comum.

Ou ainda, me cite quantas parties você conheceu de seus jogos em FOrgotten Realms, Dragonlance, Greyhawk, Planescape, etc. que possuíam laser, robô, scanners ou espaçonaves.

Cara, NEM Tékumel é puramente técnologia. Nem Aasimov faz técnologia pura em seus contos. Ainda não vi a relevância disso com o assunto proposto além de sanar sua vontade de querer estar certo.

Porque você não cita, pra começar?

Ninguem está falando que tekumel é puramente tecnologia.

E cito cenários que msturam tropes de fantasia com tecnologia: tekumel, jorune, Infinite Worlds.

Meu ponto é que, se o background tecnológico de tekumel fosse realmente irrelevante, um jogador acostumado com os tropes de "fantasia" estaria totalmente em casa nele, o que é uma meia-verdade - pois a possibilidade de lutar contra robôs com feixes de laser e granadas em ruínas de espaçonaves gigantescas (com toda uma miscelânea tecnológica como portas automáticas, sensores de movimento, computadores, etc), implica num tipo de atividade bem diferente do que brandir espadas e machados contra orcs em masmorras medievalescas. Por isso a difrenciação entre "fantasy" e "science-fantasy".

Sinceramente, acho que estamos dando voltas. Então podemos concordar que discordamos e pronto. Que tal ?
Editado pela última vez por Armitage em 24 Nov 2010, 12:47, em um total de 1 vez.

Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Nov 2010, 12:47

OK, então Might and Magic e World of Warcraft se encaixam nisso.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor AKImeru em 24 Nov 2010, 12:53

GoldGreatWyrm escreveu:OK, então Might and Magic e World of Warcraft se encaixam nisso.

Eu ainda acho que WoW é steam punk. A tecnologia é toda baseada em conhecimentos mágicos E tecnologicos afinal. E bem, tem vapor.

Warhammer 40k é um exemplo de Sci Fi e Fantasia e divide algumas coisas com Tekumel por exemplo.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários