Bom, primeiro lugar gostaria de prestigiar o criador desse tópico, porque é algo que estou discutindo (no bom sentido) com meus amigos já faz algum tempo.
Sou um jogador de D&D do tempo do First Quest e observei mudanças que tiveram no sistema desde então. Como foi dito anteriormente, também concordo que os jogadores tendem a criticar novas versões e que relutam até conhecer, em jogo, como ficou o sistema. Digo isso porque sou dessa laia também... hehehe. Acontece que de 2.0, para 3.0 e de 3.0 para 3,5, eu só vi melhores no jeito de jogar D&D e da diversão, ao ponto que de 3.5 para 4.0, não posso dizer se teve melhoras ou não, porque no meu ponto de vista quarta edição deixou de ser D&D. É um outro sistema. Simplesmente não consigo vizualizar o jogo medieval como era antes.
Joguei quarta edição mais ou menos 15 vezes com meus amigos, com pelo menos 3 mestres diferentes, e por sinal, excelentes mestres, e vou continuar jogando provavelmente por que eles só sabem jogar quarta edição agora e pareço ser voto vencido entre eles.
O que noto é a paridade de poder entre as classes de uma forma ruim. Porque considero que diversão no jogo de D&D, apesar de ser um sistema voltado ao combate, é o que os personagens podiam fazer fora do combate. As regras de quarta pouco se preocupam com o que acontece fora de combate. Nota importante: meus amigos sempre dizem: "Mas o mestre pode considerar qualquer coisa que você queira fazer fora do combate, a gente adapta". Só que na verdade os jogadores ficam um pouco travado (e o jogo tb) ao dizer que vão fazer algo que não sabem se pode, ou se o mestre vai permitir.
Desculpa também aos jogadores antigos que me dizem que personagem com magia é mais forte em 3.5 do que os que não usam. Os personagens numa campanha que jogo desde os primórdios e que estamos com personagens em nível médio de 33, os que mais causam dano, são o meu Paladino e mega ultra Figther do meu amigo. E nossos combates não são apenas fazer roladas de dados de vários ataques. Sempre tem muita tática!!! O mago controla massas e o nosso clérigo cura e fortalece nosso grupo.
Quarta edição teve um fator muito bom que foi a descrição das habilidades direto na ficha. Isso agilizou muito o combate. Porém, é ilusão de que o sistema ficou muito mais rápido em batalhas. Se 3.5 tivesse a descrição de magias e habilidades na ficha também facilitaria bastante. Um poco mais rápido tenho que concordar que ficou.
Por fim, quero dizer que 4ª ficou mais equilibrado, mas me deixou menos feliz.
Abraços a todos!