Moderador: Moderadores
Iuri escreveu:A desculpa que meus pais dão é que é impossível ter uma vida com princípios éticos e morais sem religião.
Isso é uma tremenda bobagem
_Virtual_Adept_ escreveu:Isso também é uma generalização boba. Algumas pessoas seguem determinadas religiões simplesmente por se sentirem bem lá dentro.
Se seus princípios morais são baseados unicamente no temor a Deus, então você é imoral.
A moral code is a system of morality (for example, according to a particular philosophy, religion, culture, etc.) and a moral is any one practice or teaching within a moral code. Immorality is the active opposition to morality, while amorality is variously defined as an unawareness of, indifference toward, or disbelief in any set of moral standards or principles.
Iuri escreveu:Se seus princípios morais são baseados unicamente no temor a Deus, então você é imoral.
E qual o problema da motivação? Que eu saiba principios morais ditam o que podemos/não podemos fazer , certo? Se é o temor de Deus que faz a pessoa agir dessa forma (e uma grande quantidade das pessoas que dizem "principios morais precisam ser atrelados a uma vida religiosa" não são do tipo motivada pelo "temor a Deus" -a Igreja Católical não usa mais a abordagem de te ameaçar com o fogo do inferno), porque tais ações seriam menos justificadas que as de alguem movido por [insira qualquer outro motivo]
Alias, vamos supor que sim, agir guiado pelo temor de Deus é "imoral". Qual o problema disso? Levando em consideração que "virtude" é um abstracionismo que não existe de verdade (até existiria se existisse um Deus e um código absoluto criado por ele, mas estamos supondo que não) então a moralidade do ato não é tão importante quanto o ato em si.
E um outro alias, tirado da wikipedia:A moral code is a system of morality (for example, according to a particular philosophy, religion, culture, etc.) and a moral is any one practice or teaching within a moral code. Immorality is the active opposition to morality, while amorality is variously defined as an unawareness of, indifference toward, or disbelief in any set of moral standards or principles.
_Virtual_Adept_ escreveu:Porque esse tipo de pensamento está diretamente atrelado ao radicalismo.
Se você faz ou deixa de fazer algo porque acredita que será punido ou recompensado por Deus, isso abre muita margem para comportamentos como o dos homens-bombas, como o exorcismo e mais uma porção de coisas.
Se a moralidade for atrelada apenas a um único fator, ainda mais um de cunho tão especulativo quanto o temor a Deus (e deixo claro que eu defino o temor como o medo literal. Não estou falando naquele termor que os religiosos geralmente associam com amor a Deus), então, potencialmente, a pessoa estará sujeita a um comportamento imoral.
Se entendi bem o que disse, discordo totalmente, por acaso você acredita que todos os muçulmanos concordam com os atos terroristas feitos por membros de sua religião? Eles mesmo dizem que foi uma interpretação errôneo do Alcorão, capisce? São ceitas religiosas fanáticas que fazem você pensar assim, não os religiosos. Mas não percebe isso, e isso sim é generalizar.
_Virtual_Adept_ escreveu:
Não, você não entendeu absolutamente nada do que eu disse. Aponte-me onde eu disse que todos os muçulmanos concordam com atos terroristas, Ronassic.
Eu disse que se basear moralmente apenas em medo de punições divinas torna a pessoa muito mais propensa ao radicalismo.
Com todo o respeito, mas leia direito o que eu disse antes de tecer conclusões. Não é só ler a palavra "homem-bomba" e querer interpretar o texto.
Ronassic escreveu:Ahhh, mas mesmo assim, baseado em que você conclui isso? Me explica isso melhor, porque não é pode medo de entidade alguma que esses radicais cometem atos de terrorismo.
Por acaso conhece alguém que faça isso? Não né? São grupos de pessoas de facções de algumas religiões (ou não) que cometem atos de terrorismo.
Se você faz ou deixa de fazer algo porque acredita que será punido ou recompensado por Deus, isso abre muita margem para comportamentos como o dos homens-bombas, como o exorcismo e mais uma porção de coisas.
Se a moralidade for atrelada apenas a um único fator, ainda mais um de cunho tão especulativo quanto o temor a Deus (e deixo claro que eu defino o temor como o medo literal. Não estou falando naquele termor que os religiosos geralmente associam com amor a Deus), então, potencialmente, a pessoa estará sujeita a um comportamento imoral.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes