Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Iuri em 29 Nov 2010, 14:00

A desculpa que meus pais dão é que é impossível ter uma vida com princípios éticos e morais sem religião.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Agnelo em 29 Nov 2010, 14:01

Iuri escreveu:A desculpa que meus pais dão é que é impossível ter uma vida com princípios éticos e morais sem religião.

Isso é uma tremenda bobagem, mas é o que eu mais escuto também.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Iuri em 29 Nov 2010, 14:09

Isso é uma tremenda bobagem

Exatamente o que eu falo para eles. Mas gente que tem este tipo de justifica tende a ser aqueles "meio-praticantes", que não acreditam exatamente em tudo e percebem quando algo é extremista demais. Logo, são os que menos preocupam.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2010, 14:12

Se seus princípios morais são baseados unicamente no temor a Deus, então você é imoral.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Ronassic em 29 Nov 2010, 14:13

_Virtual_Adept_ escreveu:Isso também é uma generalização boba. Algumas pessoas seguem determinadas religiões simplesmente por se sentirem bem lá dentro.

Eu sei, mas eu não disse que é sempre assim, disse? Se eu afirmasse que em todos os casos ocorre da forma que comentei você teria razão de dizer que estou generalizando, estou comentando uma das situações que as pessoas vão para a religião.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2010, 14:17

Existem vários motivos que levam alguém a praticar uma determinada religião, dos mais idiotas (como o citado pelo Iuri), aos menos (como "eu vejo o quanto essa religião em específico faz em termos de obras sociais, por isso contribuo com ela"). Também há motivos mais subjetivos ("eu me sinto bem lá dentro"), e objetivos ("eu realmente acredito que seguir o Nobre Caminho Óctuplo me ajudaria a lidar melhor com o sofrimento").

Não dá para ser tão incisivo quanto a isso. Existem pessoas idiotas em qualquer meio.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Ronassic em 29 Nov 2010, 14:27

Sim, concordo. A minha idéia era justamente saber de vocês quais fatores levam as pessoas a ter um credo. Citei um porque conheço vários exemplos. Não quer dizer (desespero) que seja o único.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Ronassic

Mensagempor Lanzi em 29 Nov 2010, 14:31

Na boa, Eltor, mas esse pensamento do Hitchens é bobo, pra não dizer outra coisa.

Existe algum tipo de benefício que só pode vir diretamente de uma única fonte? É basicamente um pensamento utilitarista radical, até o talo, porque, se levado a sério não só quando o assunto for religião, não haverá espaço pra liberdade de escolha.
Lanzi

Mensagempor Iuri em 29 Nov 2010, 14:37

Se seus princípios morais são baseados unicamente no temor a Deus, então você é imoral.

E qual o problema da motivação? Que eu saiba principios morais ditam o que podemos/não podemos fazer , certo? Se é o temor de Deus que faz a pessoa agir dessa forma (e uma grande quantidade das pessoas que dizem "principios morais precisam ser atrelados a uma vida religiosa" não são do tipo motivada pelo "temor a Deus" -a Igreja Católical não usa mais a abordagem de te ameaçar com o fogo do inferno), porque tais ações seriam menos justificadas que as de alguem movido por [insira qualquer outro motivo]

Alias, vamos supor que sim, agir guiado pelo temor de Deus é "imoral". Qual o problema disso? Levando em consideração que "virtude" é um abstracionismo que não existe de verdade (até existiria se existisse um Deus e um código absoluto criado por ele, mas estamos supondo que não) então a moralidade do ato não é tão importante quanto o ato em si.

E um outro alias, tirado da wikipedia:
A moral code is a system of morality (for example, according to a particular philosophy, religion, culture, etc.) and a moral is any one practice or teaching within a moral code. Immorality is the active opposition to morality, while amorality is variously defined as an unawareness of, indifference toward, or disbelief in any set of moral standards or principles.

Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2010, 16:23

Iuri escreveu:

E qual o problema da motivação? Que eu saiba principios morais ditam o que podemos/não podemos fazer , certo? Se é o temor de Deus que faz a pessoa agir dessa forma (e uma grande quantidade das pessoas que dizem "principios morais precisam ser atrelados a uma vida religiosa" não são do tipo motivada pelo "temor a Deus" -a Igreja Católical não usa mais a abordagem de te ameaçar com o fogo do inferno), porque tais ações seriam menos justificadas que as de alguem movido por [insira qualquer outro motivo]

Alias, vamos supor que sim, agir guiado pelo temor de Deus é "imoral". Qual o problema disso? Levando em consideração que "virtude" é um abstracionismo que não existe de verdade (até existiria se existisse um Deus e um código absoluto criado por ele, mas estamos supondo que não) então a moralidade do ato não é tão importante quanto o ato em si.

E um outro alias, tirado da wikipedia:
A moral code is a system of morality (for example, according to a particular philosophy, religion, culture, etc.) and a moral is any one practice or teaching within a moral code. Immorality is the active opposition to morality, while amorality is variously defined as an unawareness of, indifference toward, or disbelief in any set of moral standards or principles.

Porque esse tipo de pensamento está diretamente atrelado ao radicalismo.

Se você faz ou deixa de fazer algo porque acredita que será punido ou recompensado por Deus, isso abre muita margem para comportamentos como o dos homens-bombas, como o exorcismo e mais uma porção de coisas.

Se a moralidade for atrelada apenas a um único fator, ainda mais um de cunho tão especulativo quanto o temor a Deus (e deixo claro que eu defino o temor como o medo literal. Não estou falando naquele termor que os religiosos geralmente associam com amor a Deus), então, potencialmente, a pessoa estará sujeita a um comportamento imoral.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Ronassic em 29 Nov 2010, 16:48

_Virtual_Adept_ escreveu:Porque esse tipo de pensamento está diretamente atrelado ao radicalismo.

Se você faz ou deixa de fazer algo porque acredita que será punido ou recompensado por Deus, isso abre muita margem para comportamentos como o dos homens-bombas, como o exorcismo e mais uma porção de coisas.

Se a moralidade for atrelada apenas a um único fator, ainda mais um de cunho tão especulativo quanto o temor a Deus (e deixo claro que eu defino o temor como o medo literal. Não estou falando naquele termor que os religiosos geralmente associam com amor a Deus), então, potencialmente, a pessoa estará sujeita a um comportamento imoral.

Se entendi bem o que disse, discordo totalmente, por acaso você acredita que todos os muçulmanos concordam com os atos terroristas feitos por membros de sua religião? Eles mesmo dizem que foi uma interpretação errôneo do Alcorão, capisce? São ceitas religiosas fanáticas que fazem você pensar assim, não os religiosos. Mas não percebe isso, e isso sim é generalizar.
Ronassic

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2010, 16:56

Se entendi bem o que disse, discordo totalmente, por acaso você acredita que todos os muçulmanos concordam com os atos terroristas feitos por membros de sua religião? Eles mesmo dizem que foi uma interpretação errôneo do Alcorão, capisce? São ceitas religiosas fanáticas que fazem você pensar assim, não os religiosos. Mas não percebe isso, e isso sim é generalizar.

Não, você não entendeu absolutamente nada do que eu disse. Aponte-me onde eu disse que todos os muçulmanos concordam com atos terroristas, Ronassic.

Eu disse que se basear moralmente apenas em medo de punições divinas torna a pessoa muito mais propensa ao radicalismo.

Com todo o respeito, mas leia direito o que eu disse antes de tecer conclusões. Não é só ler a palavra "homem-bomba" e querer interpretar o texto.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Ronassic em 29 Nov 2010, 17:04

_Virtual_Adept_ escreveu:
Não, você não entendeu absolutamente nada do que eu disse. Aponte-me onde eu disse que todos os muçulmanos concordam com atos terroristas, Ronassic.

Eu disse que se basear moralmente apenas em medo de punições divinas torna a pessoa muito mais propensa ao radicalismo.

Com todo o respeito, mas leia direito o que eu disse antes de tecer conclusões. Não é só ler a palavra "homem-bomba" e querer interpretar o texto.

Ahhh, mas mesmo assim, baseado em que você conclui isso? Me explica isso melhor, porque não é pode medo de entidade alguma que esses radicais cometem atos de terrorismo.

Por acaso conhece alguém que faça isso? Não né? São grupos de pessoas de facções de algumas religiões (ou não) que cometem atos de terrorismo.
Ronassic

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Nov 2010, 17:21

Ronassic escreveu:Ahhh, mas mesmo assim, baseado em que você conclui isso? Me explica isso melhor, porque não é pode medo de entidade alguma que esses radicais cometem atos de terrorismo.

Por acaso conhece alguém que faça isso? Não né? São grupos de pessoas de facções de algumas religiões (ou não) que cometem atos de terrorismo.

Ronassic, sério, leia o post novamente. Não estou falando exclusivamente de terrorismo, usei apenas como exemplo.

E o terrorismo é motivado por essa moral que eu mencionei: medo de represália divina, e esperança na recompensa divina (paraíso com várias esposas e tudo o mais).

E eu não estou falando, necessariamente, que as religiões aceitem esse tipo de interpretação. Estou falando que um fiel que siga esse tipo de conduta está mais propenso ao radicalismo!
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Iuri em 29 Nov 2010, 17:31

Me diz uma coisa Yuri, no que a sua moralidade (ou qualquer que seja a moralidade "correta") se baseia/está atrelada? Qualquer moralidade é especulativa/subjetiva, visto que não existem bem e mau de verdade (de alguma forma tangível).

De fato, se a pessoa acha que Deus recompensa e pune, essa pessoa passa a achar que tal código moral É tangível, não possuindo abertura para nenhuma subjetividade (ainda mais com recompensas tão motivadoras quanto centenas de virgens :P). Por outro lado, a maioria das religiões oferece chance de "redenção", mesmo que tu não siga estritamente tal código.

Mas, o meu ponto é: a Igreja Católia (vou usá-la como exemplo) atualmente não trabalha tanto, ao menos nas paróquias que eu frequentava quando piá, com essa questão de "deus pune". Ninguem da comunidade tinha realmente esse medo de Deus que tu diz ser tão maléfico (não Deus, o medo de Deus).

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic