Não quero desviar do assunto em que o tópico tá agora; mas vi que falaram sobre lei e religião e me voltou uma velha dúvida.
De um lado pro outro ouço dizerem "O Estado é laico", mimimimimi, e sempre me parece que tomam o Brasil por "O Estado". Sempre, nisso, lembro do preâmbulo da nossa constituição, que diz, literalmente,
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
(
grifo meu)
Aqui, onde imagino que a Constituição se apresente na sua versão íntegra, não encontrei (via ctrl + f, usando termos-chave) nada que pudesse comprovar essa coisa do (nosso) Estado ser laico.
Alguém se familiariza com essa confusão? Conhece melhor nossa lei pra comprovar essa crendice ou pra refutá-la?