Eltor Macnol escreveu:Tem alguns cenários gratuitos bacanas na internet, alguns com descrição detalhadíssima também... mas infelizmente, só em inglês. =/
Discutir cenários é dose, cada qual tem seus pontos fortes e fracos. Alguns possuem mais pontos fortes e outros mais pontos fracos. Eu sou jogador de RPG, gosto que o hobby cresça no país, se o cara se inicia em RPG com Tormenta, tanto faz. Apesar dos defeitos de Tormenta (Acho apelação realmente imagens de NPC´s seminuas pra crianças de 12-14 anos, o criador pois isso só pra vender o cenário é problématico) é um cenário nacional que ajudou a popularizar o RPG no país, e muitos jogadores que vão levando o hobby adiante acabam ficando mais críticos e mudam pra outros cenários, buscando novas diversidades.
Não sou fã de Tormenta e nem FR (aliás acho FR colossal demais e detalhado demais, é muita informação, ainda bem que na 4ª edição mataram os trocentos deuses deles ...), sou fã de cenários pequenos aonde o mestre tem mais controle, acho que por isso muitos mestres fazem cenários caseiros, começam com uma vila, depois parte pra uma cidade maior, e vão crescendo seu cenário caseiro aos poucos, indo em direção do que eles precisam pra aventura e não do que não precisam (o excesso dos cenários grandes).
Existe na net muitos cenários brasileiros bons e grátis, nada que uma pesquisinha no google não ache, logo vou dá minha colaboração num dos cenários a qual mestro, ele foi criado no AD&D e atualizado pra D&D 3.5, porém eu mestro ele na 4ª edição com adaptações usando como guia a cosmologia/cosmogonia do Cenário Defalt da 4ª edição Pontos de Luz (Que acho justamente interessante por ser pequeno e sem enxeção de linguiça como em FR, opinião pessoal).
Um brasileiro na decáda 90 criou o cenário Karanblade que foi elogiado por um dos pais do D&D, Gary Gygax.
Links para que vcs leiam, tem PDF´s de graça etc...
Karanblade foi um exemplo, tem outros cenários nacionais grátis muito bons, inclusive o pessoal da Spell por iniciativa do ODA estão fazendo um aqui também.
Links de Karanblade :
http://dndworld.com/karanbladehttp://karanblade.chi-town.com/kb/brasilhttp://www.rederpg.com.br/portal/module ... rytopic=92