Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 15:46

Quando o alvo está agarrado, o mesmo não perde nenhum tipo de bônus na CA ou pra atacar? As informações do livro estão meio confusas e/ou muito diferentes da 3x ed.
:hum:
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 15:56

É só ver a descrição da condição "Grabbed", que indica que o alvo está "Imobilizado" - que não indica nenhuma restrição além da de movimento. Ou seja, sem penalidade em Ataque ou CA.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor oculto em 14 Dez 2010, 15:58

Agarrar apenas aplica a condição "Imobilizado" ao alvo.
A condição "imobilizado" impede você de se mover, mas você ainda pode ter qq tipo de movimento forçado, o que encerrará o "agarrar" caso isso o afaste do atacante. Essa condição também faz com que inimigos adjacentes a você tenham vantagem em combate. Fora isso, você pode realizar outras ações normalmente.

A regra em inglês é a seguinte:
SPOILER: EXIBIR
IMMOBILIZED
You cannot move on your own: your Speed is 0. Otherwise, you can act normally.
Effects that push, pull, or otherwise transport you still work normally.
Enemies adjacent to you have Combat Advantage

GRAB
It is a Strength attack versus Reflex to grab someone. Acrobatics vs Endurance or Athletics vs Fortitude can be used to escape. You can attempt a grab check with anything that is within one size category of you. This also doesn’t provoke an Opportunity Attack. If you fail, nothing happens. If you succeed, you cause your target to be "Immobilized" for one round. The target can escape his immobilized condition using an Acrobatics vs Endurance or Athletics check vs Fortitude as a move action. You may move the target 1 square by succeeding on an additional grab check in the following round. Immobilized by a grab attack - Deciding to immobilize a target is essentially like a PC deciding that he would like to spend his combat rounds as a Tanglefoot bag. An immobilized target can still attack normally, but cannot move. Foes around an immobilized target receive Combat Advantage against him.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 16:35

oculto escreveu:Agarrar apenas aplica a condição "Imobilizado" ao alvo.
A condição "imobilizado" impede você de se mover, mas você ainda pode ter qq tipo de movimento forçado, o que encerrará o "agarrar" caso isso o afaste do atacante. Essa condição também faz com que inimigos adjacentes a você tenham vantagem em combate. Fora isso, você pode realizar outras ações normalmente.

A regra em inglês é a seguinte:
SPOILER: EXIBIR
IMMOBILIZED
You cannot move on your own: your Speed is 0. Otherwise, you can act normally.
Effects that push, pull, or otherwise transport you still work normally.
Enemies adjacent to you have Combat Advantage

GRAB
It is a Strength attack versus Reflex to grab someone. Acrobatics vs Endurance or Athletics vs Fortitude can be used to escape. You can attempt a grab check with anything that is within one size category of you. This also doesn’t provoke an Opportunity Attack. If you fail, nothing happens. If you succeed, you cause your target to be "Immobilized" for one round. The target can escape his immobilized condition using an Acrobatics vs Endurance or Athletics check vs Fortitude as a move action. You may move the target 1 square by succeeding on an additional grab check in the following round. Immobilized by a grab attack - Deciding to immobilize a target is essentially like a PC deciding that he would like to spend his combat rounds as a Tanglefoot bag. An immobilized target can still attack normally, but cannot move. Foes around an immobilized target receive Combat Advantage against him.

Pela descrição fala que o alvo fica imobilizado por 1 round. Isso significa que ele tem que ficar no mínimo 1 round agarrado pra tentar escapar ou depois de 1 round ele é solto de qualquer maneira? E também não está especificado, mas os inimigos do "agarrante" também ganham vantagem de combate contra ele ou não? :sobrancelha:
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 16:43

Pela descrição fala que o alvo fica imobilizado por 1 round. Isso significa que ele tem que ficar no mínimo 1 round agarrado pra tentar escapar ou depois de 1 round ele é solto de qualquer maneira?


Nada disso. Quem está agarrado pode em seu turno, tentar escapar do Agarrão. Enquanto isso, quem está agarrando tem uma gama maior de opções, que é soltar o alvo como uma ação livre (ou seja, a qualquer momento), sustentar o agarrão como ação menor (dessa forma ele dura até o final do próximo turno), mover o alvo como uma ação padrão e se não fizer nenhum desses atos (o que não faz muito sentido :b) o agarrão dura até o final do seu turno (o turno de quem iniciou o agarrão).

Pense assim, nessa sequência:

1. Atacante inica a manobra agarrar. Alvo agarrado.
1.1 Atacante pode terminar a manobra agarrar a qualquer momento.

2. No turno do alvo, Alvo escolhe se vai tentar escapar ou não.

3. No turno do Atacante, ele escolhe se:
3.1. Move o alvo (Ação Padrão)
3.2. Sustenta a manobra. Nesse caso, volte para 1.1. Se a manobra não é sustentada, acaba no final dessa rodada(Depois de qualquer ação padrão, de movimento ou menor que o Atacante tenha realizado).


mas os inimigos do "agarrante" também ganham vantagem de combate contra ele ou não?


Não.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 16:54

Elven Paladin escreveu:
Pela descrição fala que o alvo fica imobilizado por 1 round. Isso significa que ele tem que ficar no mínimo 1 round agarrado pra tentar escapar ou depois de 1 round ele é solto de qualquer maneira?


Nada disso. Quem está agarrado pode em seu turno, tentar escapar do Agarrão. Enquanto isso, quem está agarrando tem uma gama maior de opções, que é soltar o alvo como uma ação livre (ou seja, a qualquer momento), sustentar o agarrão como ação menor (dessa forma ele dura até o final do próximo turno), mover o alvo como uma ação padrão e se não fizer nenhum desses atos (o que não faz muito sentido :b) o agarrão dura até o final do seu turno (o turno de quem iniciou o agarrão).

Pense assim, nessa sequência:

1. Atacante inica a manobra agarrar. Alvo agarrado.
1.1 Atacante pode terminar a manobra agarrar a qualquer momento.

2. No turno do alvo, Alvo escolhe se vai tentar escapar ou não.

3. No turno do Atacante, ele escolhe se:
3.1. Move o alvo (Ação Padrão)
3.2. Sustenta a manobra. Nesse caso, volte para 1.1. Se a manobra não é sustentada, acaba no final dessa rodada(Depois de qualquer ação padrão, de movimento ou menor que o Atacante tenha realizado).


mas os inimigos do "agarrante" também ganham vantagem de combate contra ele ou não?


Não.

Se o atacante gastar uma ação mínima para sustentar a manobra e o conseguir, neste mesmo turno ele ainda pode atacar o alvo agarrado? E se o fizer ele ganhe vantagem de combate contra ele?
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 16:58

Se o atacante gastar uma ação mínima para sustentar a manobra e o conseguir, neste mesmo turno ele ainda pode atacar o alvo agarrado?


Sim.

Edit: Apenas para esclarecer, para você sustentar o Agarrão nenhuma rolagem é requerida. Basta gastar uma Ação Mínima para isso. ;)

E se o fizer ele ganhe vantagem de combate contra ele?


Não. Levando em conta puramente a manobra Agarrar e o que deriva dela, em nenhum momento será gerada uma Vantagem de Combate. Mas se ele estiver flanqueando o alvo com um aliado, por exemplo, ele teria.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 17:03

Elven Paladin escreveu:
Se o atacante gastar uma ação mínima para sustentar a manobra e o conseguir, neste mesmo turno ele ainda pode atacar o alvo agarrado?


Sim.

Edit: Apenas para esclarecer, para você sustentar o Agarrão nenhuma rolagem é requerida. Basta gastar uma Ação Mínima para isso. ;)

E se o fizer ele ganhe vantagem de combate contra ele?


Não. Levando em conta puramente a manobra Agarrar e o que deriva dela, em nenhum momento será gerada uma Vantagem de Combate. Mas se ele estiver flanqueando o alvo com um aliado, por exemplo, ele teria.

E também acredito que não há nenhuma regra especificando que o atacante tenha que ter as mãos vazias ou pelo menos 1 delas, para conseguir agarrar o alvo. Ou estou errado? :roll:
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 17:13

E também acredito que não há nenhuma regra especificando que o atacante tenha que ter as mãos vazias ou pelo menos 1 delas, para conseguir agarrar o alvo. Ou estou errado?


Está errado. Na descrição da habilidade está escrito que é preciso ter uma mão livre para iniciar a manobra (Página 290, no parágrafo de "Strenght Attack").

Para ficar mais claro, pense em Agarrar como se fosse um poder, assim (essa é a forma como é apresentada no Rules Compendium, creio eu):

Agarrão
Poder à Vontade
Ação Padrão Toque Corpo-a-Corpo
Requisito: Você deve ter uma mão livre
Alvo: Uma criatura que não seja mais de uma categoria de tamanho maior que você.
Ataque: For vs Fortitude
Acerto: Você agarra o alvo até o final de seu próximo turno. Pode terminar o agarrão como uma ação livre.
Sustentar Menor: O agarrão persiste até o final de de seu próximo turno.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 17:17

Valeu aí Elven. Agora acho que não há mais dúvidas sobre a manobra hehe.
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Nibelung em 14 Dez 2010, 18:43

oculto escreveu:IMMOBILIZED
You cannot move on your own: your Speed is 0. Otherwise, you can act normally.
Effects that push, pull, or otherwise transport you still work normally.
Enemies adjacent to you have Combat Advantage


Só pra deixar claro, inimigos imobilizados NÃO concedem vantagem de combate. O Oculto tirou essa regra sabe-se lá de onde. Não consta assim nem no Compendium (DDI), nem no Rules Compendium, nem no Livro do Jogador.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor oculto em 14 Dez 2010, 18:51

Hum, verdade. Antes eu havia caçado a regra na internet mesmo, mas com o livro aqui em casa agora vi isso também.
Desconsiderem aquilo no post anterior. Vlw Nibe.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor ProxAlestorm em 14 Dez 2010, 23:08

Pensando nisso, quando vc está no estado agarrado ao alvo, vcs 2 permanecem no mesmo quadrado na matriz de combate? Porque caso vc apenas esteja em um quadrado adjacente a ele seria possível flanqueá-lo fazendo com que ele conceda vantagem de combate ou não?
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: Dúvidas da 4ed.(manobra agarrar)

Mensagempor Elven Paladin em 14 Dez 2010, 23:38

Pensando nisso, quando vc está no estado agarrado ao alvo, vcs 2 permanecem no mesmo quadrado na matriz de combate?


Não - Quadrado Diferentes.

Porque caso vc apenas esteja em um quadrado adjacente a ele seria possível flanqueá-lo fazendo com que ele conceda vantagem de combate ou não?


As regras de flanqueio são as mesmas caso o alvo esteja sendo agarrado ou não. Então, sim, caso os personagens aliados estejam em quadrados "opostos" a quem está sendo agarrado, sim, ele passa a conceder Vantagem de Combate.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron