Então qual seria o propósito de se discutir religião?
É questão de acreditar ou não acreditar.
Moderador: Moderadores
metalsonic escreveu:Então qual seria o propósito de se discutir religião?
É questão de acreditar ou não acreditar.
metalsonic escreveu:Eu sei que não é tão simples mas eu sinceramente não vejo como uma discussão sobre religião traz algo além de posts inflamados e desinformação geral sobre as filosofias dos ensinos.
Já li este argumento, inclusive a radicalização dele, que diz que se Deus não existe, então a teologia é irrelevante. O que é, obviamente, uma bobagem, porque você parte do ponto de que, se Deus não existe, então você não precisa debater os argumentos mais fortes a favor da Sua existência. Não quer acreditar? Tá beleza, nem eu acredito. Mas você quer debater o assunto? Então não desqualifica o argumento alheio antes de sair de casa.
O problema é que por enquanto, ainda não são os argumentos, mas a ignorância de quem quer debater. Sério, nós não estamos analisando um trabalho de aluno, estamos falando da academia. Se eu for escrever um trabalho falando mal do materialismo histórico, e o meu trabalho não tocar em Marx e em Engels, então meu trabalho é uma merda e não precisa nem ser debatido, pode ser jogado direto no lixo. Enquanto a discussão tá em fórum de internet, em bar, tudo certo. Mas virou livro e se pretende academicamente sério? Então rigor é necessário.
Eu estou falando como um ateu que acha que religião se discute sim, e que sente falta de rigor nas esferas mais sérias do debate. Mesmo esses tais arrá são coisas que eu nunca vi, porque quem está em cima do palco com o microfone na mão dando palestra, ao invés de, sei lá, pensar na inexistência do mal e do bem como experiências separáveis (oi, Agostinho), estão brincando de lol, somos todos ateus com os deuses dos outros (menos se você for judeu, cristão ou muçulmano, que são religiões que tentam se apoiar na mesma tradição).
Eu sei que não é tão simples mas eu sinceramente não vejo como uma discussão sobre religião traz algo além de posts inflamados e desinformação geral sobre as filosofias dos ensinos.
metalsonic escreveu:As pessoas podem não acreditar/praticar a totalidade daquele ensino, mas se acreditam/praticam sua essência (louvar a Deus e a G-zuis), então elas acreditam. Pessoas como eu não acreditam.
Eu sei que não é tão simples mas eu sinceramente não vejo como uma discussão sobre religião traz algo além de posts inflamados e desinformação geral sobre as filosofias dos ensinos.
Lumine Miyavi escreveu:Depende da discussão, Metal. Existem posturas e pontos de vista diferentes que apenas o "eu estou certo e você não", repetido pelos dois lados ao mesmo tempo..
Numa discussão dessas você pode apresentar argumentos e aprender mais sobre fatos de alguma coisa que não sabia; porém, como existe uma certa vocalidade de ambos os lados, não temos conversas racionais. Acabam caindo pro "Você está errado porque você (não) acredita em algo", e ficam os dois lados repetindo isso em círculos, até alguém desistir (e com isso "perder").
Especialmente quando você tem "argumentos sólidos" como "todo religioso é crente para sua própria e ateu pras outras religiões" e "ateus não sabem o que falam porque como não acreditam em deus não acreditam em nada", ambos de nível de derpice extremo. Você nem precisa procurar muito pra achar exemplo de ambos nesse tópico.
Madrüga escreveu:metalsonic escreveu:Eu sei que não é tão simples mas eu sinceramente não vejo como uma discussão sobre religião traz algo além de posts inflamados e desinformação geral sobre as filosofias dos ensinos.
Principalmente porque o que está em questão não é simplesmente "acreditar/não acreditar" ou "Deus existe/não existe".
metalsonic escreveu:Você ouvir todos os dias o tempo todo que:
- Aqueles que não crêm em Cristo são "a escória do povo" (com essas palavras), possuídas pelo Diabo,;
- Homossexualismo é doença e os homossexuais precisam de tratamento;
- Espiritismo é coisa do Diabo;
- Beber e transar (fora do casamento) é o Diabo te tentando;
- Divorciados são escória;
- Budistas são idiotas por achar que meditar vai trazer Jesus até eles;
- Quer mesmo que eu continue?
Comentários de pessoas, que acham que conhecem, mas não conhecem a revelação da palavra de Deus para nossas vidas(Bíblia). Infelizmente pessoas como vc tem de ouvir estas asneiras diariamente, por falta de conhecimento alheio, o que corroe bastante a imagem do Cristianismo.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante