Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 12:11

[quote="metalsonic"]Tá ProAlex, e como o seu trecho desmente o meu trecho?quote]
Eu não quis dizer isso colega. Vc me entendeu mal. :tsc:
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 12:13

metalsonic escreveu:Tá ProAlex, e como o seu trecho desmente o meu trecho?

É um livro gigante, escrito por muitas pessoas diferentes, passou por muitas traduções de traduções, OBVIAMENTE terão incoerências. Isso é um FATO. É como o Locke disse:

Locke Winchester escreveu:O problema com a bíblia é que ela se contradiz tantas vezes que tu, apenas citando o que encontra nela, é capaz de defender qualquer ponto sobre, praticamente, qualquer assunto.

Eu não quis dizer isso, os versículos que eu postei não contradizem os seus. Vc me entendeu mal metal.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Metal Sonic em 16 Dez 2010, 12:47

Ah tá, beleza. =)
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Elven Paladin em 16 Dez 2010, 14:37

A melhor explicação que eu já vi para as religiões abraâmicas:

Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cyrano em 16 Dez 2010, 14:51

Elven Paladin escreveu:A melhor explicação que eu já vi para as religiões abraâmicas:

Cara, de onde você tirou isso? Essa descrição é sensacional!
Cyrano

Mensagempor Youkai X em 16 Dez 2010, 15:02

A descrição mostrada pelo Elven é XENIAL!
Youkai X

Mensagempor Metal Sonic em 16 Dez 2010, 15:05

Virou até minha assinatura.

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Elven Paladin em 16 Dez 2010, 15:12

Eu vi originalmente em um comentário no Pharyngula, mas uma olhadela no Google mostra que a comparação é relativamente antiga e disseminada.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Dez 2010, 15:54

Sampaio escreveu:Jesus só tem alguma "validade" (ou seja, só é divino e não um mano qualquer que disse coisas legais) por causa do Antigo Testamento. Ele seria o profeta anunciado, o filho de Deus. Embora os judeus discordem, claro.

E Jesus tb certifica-se de validar tudo que foi dito no Antigo Testamento. Ele diz mais de uma vez (me lembro de cabeça em Mateus, acho que logo antes do Sermão da Montanha) que vem é fazer cumprir tudo que foi dito no Antigo Testamento, que as leis continuam valendo.

Quem fala que o Antigo Testamento é oldschool geralmente se sustenta em Paulo, quando ele diz que após Jesus não vivemos mais sob as leis, mas sob a graça, ou algo assim. No contexto parece claro que mesmo Paulo se refere às leis humanas (inclusive coloca elas em minúsculas) mas a Bíblia é assim mesmo, cada um interpreta de acordo com sua conveniência. Como disse alguém (não lembro de cabeça e, como notaram, hoje estou com preguiça de pesquisar qualquer coisa): "A inspiração da Bíblia depende da ignorância de quem a lê."

Mas é nesse "cumprir" a Lei Mosaica que há discussões. Algumas denominações concordam com você - Jesus confirma a Lei Mosaica, e ela deve ser seguida melhor que antes.

Mas se o cumprimento fosse como você está dizendo, não haveria o Sermão da Montanha (que prega algo basicamente oposto à Lei Mosaica, que se baseava na Lei de Talião, enquanto que o Sermão da Montanha pregava a resposta através do amor), Jesus não executaria milagres aos sábados, e mais algumas coisas...

Nesse caso, interpretam que a Lei Mosaica foi cumprida porque tudo o que precisava ser feito dela foi feito, pois ela já tinha sido suficientemente realizada. A partir de Jesus, a nova lei deveria imperar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 16 Dez 2010, 16:11

Mas é nesse "cumprir" a Lei Mosaica que há discussões. Algumas denominações concordam com você - Jesus confirma a Lei Mosaica, e ela deve ser seguida melhor que antes.

Mas se o cumprimento fosse como você está dizendo, não haveria o Sermão da Montanha (que prega algo basicamente oposto à Lei Mosaica, que se baseava na Lei de Talião, enquanto que o Sermão da Montanha pregava a resposta através do amor), Jesus não executaria milagres aos sábados, e mais algumas coisas...

Nesse caso, interpretam que a Lei Mosaica foi cumprida porque tudo o que precisava ser feito dela foi feito, pois ela já tinha sido suficientemente realizada. A partir de Jesus, a nova lei deveria imperar.

Esse é uma das questões teológicas que mais dividem o Cristianismo, junto com a "Questão do Mal"(Que para mim foi resolvida por Jean Calvino e seu acrônimo "TULIP"),a "Natureza de Cristo-Deus", literalidade do Gênesis (e de toda a Bíblia) e a natureza da Revelação. Eu diria que por via das dúvidas, não coma carne e leite em um mesmo prato, não come carne de porco, seja caridoso, não cometa incesto, caso sua filha seja estuprada case-a com o estuprador, guarde o Sabá e chame o morcego de ave. Certo, o último não é parte dos Mitzvot, mas não custa ser cauteloso quando é o destino da sua alma que está em jogo.

Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Dez 2010, 18:10

Prox, tu teve que usar algum critério pra decidir que uma passagem da Bíblia deve ser levada em consideração ao contrário de outra. Como tu chega a esse critério?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 22:14

Eltor Macnol escreveu:Prox, tu teve que usar algum critério pra decidir que uma passagem da Bíblia deve ser levada em consideração ao contrário de outra. Como tu chega a esse critério?

Nao disse isso Eltor. Releia o post. Eu disse pena que algumas pessoas não levam em consideração passagens como..., resumindo as que citei, só isso.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor ProxAlestorm em 16 Dez 2010, 22:23

O que vc apenas pode desconsiderar são algumas leis do Velho Testamento que foram alteradas com a vinda de Jesus Cristo. Vide Hebreus Cap.7 ao 10 aprox.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Eltor Macnol em 16 Dez 2010, 22:24

Eu entendo. Mas a minha pergunta se refere a esse exemplo também. Essas passagens são conflitantes. Em um ponto a bíblia incita violência e discriminação, em outro prega o perdão e amor incondicional ao próximo.

Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Dez 2010, 22:40

Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.

Correndo o risco de ser redundante, mas eu já falei sobre isso: quase tudo da Bíblia que em tempos modernos é considerado maligno ou imoral vem da Lei Mosaica, que foi baseada na Lei de Talião, e foi revogada por Cristo, quando o mesmo fez o Sermão da Montanha.

Para o Cristianismo (com a notável exceção do Mormonismo, que tem o Livro de Mórmon como escritura principal), o Novo Testamento é a principal fonte de orientações éticas e espirituais, e ele deve ser considerado mais importante que o Antigo Testamento.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic