[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Dez 2010, 23:06

Na verdade, isso é um defeito da 3.x, onde os deuses foram feitos para serem >9000. Sério, eles nem precisavam de fichas. Nas regras básicas, sem épicos, eles são inderrotáveis! Daí tu pode argumentar "mas usa os épicos", e o livro avisa que ele foi feito sem épicos em mente, e, que se tu fores usar as regras épicas, é melhor adequar as fichas, daí tu vai procurar no dicefreaks e... Zeus.

Linha de baixo, deuses na 3ª edição não precisam de fichas.

Agora, no primeiro Deities & Demigods, onde os deuses eram feitos para serem enfrentáveis e derrotáveis, fazia sentido. Afinal, era uma época onde tínhamos níveis acima dos épicos, os famosos Immortals. Immortals já estavam acima dos mortais, então o pensamento era: eles eram divinos. Fazia sentido eles poderem derrotarem seres divinos.

E adivinha só, o próprio deus Vecna recebeu uma ficha na 4e. Demônios, arquidiabos e o escambau também estão sendo agraciados com fichas. Eles são derrotáveis... se tu estiver no nível máximo do sistema. Sendo que do nível 21~30, tu pode ser um semideus já, e a habilidade de nível 30 é ter uma centelha divina despertada.

Ou seja, dessa vez, eles voltaram a fazer direito: fazer fichas que fazem sentido existir.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 30 Dez 2010, 00:21

AKImeru escreveu:Matheus, o problema real se encontra quando os autores fazem os deuses serem sobre humanos porém os fazem ter falhas como mortais. Dai temos contradições como essa.

E o que é uma falha sobre humana/divina? Porque falhar miseravelmente em tomar coragem e proteger o próprio Reino Divino com poder sobrando pra isso me parece uma falha DIVINA. Nenhum mortal faz isso.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 30 Dez 2010, 00:44

Matheus Borges Ziderich escreveu:
AKImeru escreveu:Matheus, o problema real se encontra quando os autores fazem os deuses serem sobre humanos porém os fazem ter falhas como mortais. Dai temos contradições como essa.

E o que é uma falha sobre humana/divina? Porque falhar miseravelmente em tomar coragem e proteger o próprio Reino Divino com poder sobrando pra isso me parece uma falha DIVINA. Nenhum mortal faz isso.

A falha não é "divina" simplesmente porque um "reino divino" estava em jogo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 30 Dez 2010, 00:54

Então o que torna a falha divina? A Dificuldade altíssima? Porque eu penso que devem ser bastante elevadas as penalidades de moral divina e a classe de dificuldade contra terror psicológico dos Lordes da Tormenta.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 30 Dez 2010, 02:08

Matheus Borges Ziderich escreveu:

Na realidade quando você coloca nessa posição, o deus fica ainda mais patético porque se amedrontado em defender algo que é basicamente o portifolio dele entrando em perigo.

Mas ei você falou "lordes de tormenta" então você ganhou a discussão. Eles são (mais um) deus ex machina do cenário.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Russel em 30 Dez 2010, 05:40

Silva escreveu:eu acho que quantificar stats de deuses de forma a torná-los minuciosamente previsíveis em suas faculdades físicas e mentais é de uma falta de tato religioso e mitológico sem tamanho, que só serve pra mostrar o modus operandi do sistema D&D de transformar tudo em bucha pra hack-slash. E vocês ainda partem dessa premissa já absurda pra criticarem algo que não é - ou melhor, não deveria ser - passível de críticas.

se um autor apresenta os deuses de seu cenario como entidades fisicas e que possuem uma ficha definida isso que dizer que ele não tinha a menor intenção de fazer com que seus deuses fossem "mitologicos" e isso não e um furo do cenario e simplismente algo que você não gosta e quer usar como argumento pra criticar D&D. agora se um deus possui uma ficha definida e de se esperar que ele se comporte de acordo com sua ficha, mas quando um deus de int 200 começa a fazer burrada e sinal de que algo esta errado

Silva escreveu:
Aí é você querendo, para variar, implicar de graça com o sistema [D&D].

Implicar de graça? O sistema lança "livros de monstros" de deuses (com direito a hábitos alimentares e táticas de combate do Anúbis ), e eu sou implicante? :mrgreen:

SIM. isso não e uma falha no sistema, e so algo que VOCÊ não gosta (e de onde foi que você tirou que no livro tem descrição de taticas de combate e alimentação dos deuses ? )

mateus escreveu:Então o que torna a falha divina? A Dificuldade altíssima? Porque eu penso que devem ser bastante elevadas as penalidades de moral divina e a classe de dificuldade contra terror psicológico dos Lordes da Tormenta.

pra min uma falha divina seria algo que estivesse alem até mesmo das capacidades dos deuses. quanto aos lordes da tormenta, se eu bem me lembro,o mais poderoso deles e nd 48 e duvido muito que a cd do terror psicologico deles passe de 126 (a von de glorienn)
Editado pela última vez por Russel em 10 Mar 2011, 08:09, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor ferdineidos em 30 Dez 2010, 08:53

Matheus Borges Ziderich escreveu:Do meu ponto de vista o que faltou pra Deusa dos Elfos foi coragem, e isso nenhuma inteligência 226 resolve.

Vamos ignorar o fator atributo por um segundo e vamos ver a questão coragem.

Já viu alguém medroso agindo quando tem algum poder? Ele normalmente abusa de tal poder. Então se fulano é INVENCÍVEL em determinado lugar e SABE disso, essa pessoa NUNCA vai sair desse determinado lugar. No momento em que uma ameaça se instalar em seu reino ela vai reagir imediatamente com o máximo de força possível, por que lá ela pode fazer isso e por que ela tem medo da ameaça.

Medo não significa sempre fugir, significa agir de forma descabida, só atacando quando tem certeza do sucesso. Fugir de algo que pode ser vencido como primeira opção não é agir com medo, é agir com burrice, e não precisa nem ter inteligência 200 pra evitar isso.

Poderia-se dizer que essa pequena área de tormenta que se instalou em seu plano foi combatida pela deusa, mas que mesmo usando todos os seus poderes, a área continuou intacta. Podería-se dizer que a deusa percebeu que tal área destruiu e tomou o lugar de seu plano, e já que aquilo não era mais parte de seu plano, ela se deseperou. Assim, quando outra pequena parte de tormenta comesse outro pedaço de seu plano ela deixaria o medo dominá-la e fugiria.

Mas ao invés disso, colocaram a deusa fugir de onde estaria mais protegida por medo, sem qualquer reação. É sem nexo completo.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor oculto em 30 Dez 2010, 09:28

Ferdineidos, esse tipo de postagem é que é interessante e que dá uma continuidade ao tópico sem precisar apelar. Me fez até repensar um pouco minha opinião sobre a situação da deusa.

O problema que eu estava vendo era utilizarem isso, os atributos, como única fonte de argumento quando argumentos contrários eram apontados; ou utilizá-los exaustivamente mesmo quando não era necessário.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Armitage em 30 Dez 2010, 09:34

Pois é, agora sim um argumento interessante sobre a inatividade da deusa (que não se baseia em premissas absurdas, como dar números à inteligencia de deuses ou algo assim).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Madrüga em 30 Dez 2010, 09:38

A premissa EXISTE no cenário, Silva, você é que não quer ver. Foi definida pelos autores. Lá os deuses são criaturas com atributos definidos (e poder "ex machina" quando precisam).

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lord_Metatron em 30 Dez 2010, 09:50

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, eu até respeito teu ponto de vista, mas a situação da Glórienn é construída desde a primeira página do Inimigo do Mundo. Como diz o ditado: " Quanto maior o orgulho, maior a queda."
Não achei forçado: a raça escolhida dela é quase que destruída, ela tenta se vingar e no processo traz de volta o maior inimigo do universo (o que não deve ter despertado grandes simpatias no Panteão), uma Área de Tormenta se fixa no "quintal" dela e depois ela tem o próprio plano invadido pela Tormenta. Ela é constantemente atingida, rechaçada, acuada e isolada, só sobrando o Tauron estendendo a mão pra ela. Mesmo com os recursos a mão, aquilo pra ela era batalha perdida, não havia mais motivação pra ela brigar.

Matheus, vou responder só a você aqui, mesmo sabendo que tem trocentas páginas de posts para serem lidos ainda:

Cara, fala sério pra mim, você acha mesmo a situação de Glórienn um exemplo de narrativa equilibrada? De personagem profundo? Ok, vamos esquecer os atributos 200+ aqui, vamos focar só no aspecto mitológico da coisa - Ele era onipotente em seu próprio Reino. Ela podia acabar com aqueles vermes em meio segundo. Ela sabia que não podia ser mora, de modo algum. Faz sentido ela enviar as almas de seus filhos para a morte, sabendo que isso a enfraqueceria ainda mais, ao invés de simplesmente destruir toda a Tormenta? E talvez, ganhar até reconhecimento e pode com isso?

Olha pra situação da Deusa ocmo um todo. Compara a situação dela com Lin-Wu. Lin-Wu tem, quando muito, pouco mais que um bairro de Valkarya adorando ele. Se Glórienn ainda tiver 10% de toda a raça élfica a seu lado, ainda é mais que Lin-Wu. A influência Élfica é sentida em toda Arton. Desde o calendário, até as artes plásticas, tudo tem o toque élfico. Qual a influência de Tamu-ra?

Mas Lin-Wu é um Deus forte e firme. E Glórienn é fraquinha e medrosinha. Mesmo sendo orgulhosa, o que, em tese, deveria significar que ela preferiria morrer a se deixar escravizar.

Então, sim cara, a situação de Glórienn É forçada. É puro bashing, um personagem que só tem características negativas, um trabalho raso e sem sentido. E isso não é "culpa" só do Leonel (Se é que podemos falar de culpa). A personagem foi construída assim desde o início, embora venha piorando nos últimos tempos.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Armitage em 30 Dez 2010, 10:00

Sim Madruga, eu sei que existe. Mas é o tipo de premissa que dá pano pra argumentos absurdos do tipo "Anubis escova os dentes 2 vezes ao dia, onde cada escovada consiste em movimentos retilíneos e dura 30 segundos"; "BLASFÊMIA! o alignment lawful combinado a wisdom de 231 mais o tamanho do calçado de 53 indicam que ele é organizado e disciplinado e, portanto, escova os dentes 4 vezes por dia e em movimentos circulares! ".

É o mesmo caso da regra de tendência/alignment, que foi criada para funcionar no contexto ultra-específico de cenários moralmente maniqueístas (bem e mal como verdades absolutas), mas que neguinho insiste em tentar aplicar à conextos realistas ou, pior ainda, à própria vida real.
Editado pela última vez por Armitage em 30 Dez 2010, 10:12, em um total de 2 vezes.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Madrüga em 30 Dez 2010, 10:02

A culpa não é minha, quem deu a premissa imbecil foram os autores.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sr. Pichu em 30 Dez 2010, 10:06

Silva escreveu:Pois é, agora sim um argumento interessante sobre a inatividade da deusa (que não se baseia em premissas absurdas, como dar números à inteligencia de deuses ou algo assim).

Exceto que FOI dado números para a inteligência E é exaustivamente explicitado no RPG em Questão "Em Tormenta os Deuses são maiores e mais fortes que qualquer outro deus de D&D"

oculto escreveu:Me fez até repensar um pouco minha opinião sobre a situação da deusa.

O problema que eu estava vendo era utilizarem isso, os atributos, como única fonte de argumento quando argumentos contrários eram apontados; ou utilizá-los exaustivamente mesmo quando não era necessário.

Sugiro que você LEIA a porcaria do tópico.
infelizmente a questão dos atributos é a única parte de toda a argumentação sobre as ações desta deusa que não cai em achismo. E como o Matheuz, já provou inúmeras vezes aqui, o achismo DELE é o único válido para a argumentação aqui.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor oculto em 30 Dez 2010, 10:24

Sugiro que você faça o mesmo, pois o post do Ferdineidos logo acima do meu propôs um argumento ainda bem mais rico e interessante do que uma placa dizendo "+200!!".
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários