Madruga escreveu:Silva escreveu:Que outros jogos existem que fazem isso [dão importância à religião]? Como é o Terras Sagradas nesse aspecto?
É querer demais que os jogos SE BASEIEM nisso.
Hã?
É querer demais que aventuras tomem como base motivações realmente humanas e coerentes com as culturas de um cenário? É querer demais aventuras onde personagens partem numa jornada pra recuperar o porrete de Gilgamesh como forma de validar a nobreza do clã? Ou que os personagens adentrem na floresta negra e só saiam 10 dias depois como forma de iniciação ao culto de Mitra? Ou ainda que participem ativamente de seu culto ou comunidade (provando que os personagens não vivem num "vácuo social" onde só existem "heróis" e "aventuras"? )
Cara, ISSO sim seriam motivações coerentes com culturas e sociedades antigas, e deveriam ser muito mais comuns, diga-se, do que o "velho da taverna" que te dá 10 sacos de ouro pra matar o dragão e salvar a donzela da torre, ou do que a "jornada pra salvar o mundo do feiticeiro maligno que quer destruir o mundo".
Editado: Acho que não fui muito claro. Nâo estou dizendo que é pra acabar com o "velho na taverna". Apenas que os cenários também poderiam usar premissas de cunho religioso e cultural como base de aventuras e campanhas, o que quase nunca acontece.

Lumine Miyavi escreveu:Alias, algo sempre me deixou com um pensamento estranho. No nosso mundo, não temos manifestações diretas, palpáveis e comprováveis de Deuses. Alias, em alguns mundos fantasiosos, esses mesmos Deuses podem até mostrar-se fisicamente.
Como seria a 'crença'? Alias, se é que pode ser chamado de crença, porque se a presença é real...
Lu, eu tava pensando exatamente nisso hoje. No meu caso, eu imaginei Planescape: se todo mundo sabe que os deuses existem, e pior - pra qual paraíso ou inferno específico vai quando morrer ("Eu sou disciplinado, então vou pra Mechanus", "e você é caótico, então vai pro limbo.. tá fudido!") cara, eu não consigo sequer imaginar que modelo de "devoção" e "religião" irá se desenvolver disso aí. Mas acho que seria algo extremamente bizarro e diferente de tudo que conhecemos.
Mas aí alguem vai falar: "Mas antigamente as pessoas realmente acreditavam em deus e no inferno e etc." Sim, as pessoas acreditavam, ou mesmo
sabiam que existia deus (afinal, se você acredita em alguma coisa, essa coisa existe pra você), mas em nenhum momento da história um ser humano apontou o dedo prum mapa cosmológico e disse "é praqui que eu vou quando morrer, e inclusive
dei um pulo lá outro dia e bati um papo com uma galera que me mostrou um pouco do lugar. Que barato. Não vejo a hora de ir."
Eu não culpo os athar por serem anti-deuses. Não num cenário assim.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda