por ShinRyuu em 19 Nov 2007, 14:07
Esse negócio da camuflagem é interessante... Não sou particularmente bom ou ruim em matemática, mas estava fazendo uma comparação entre percentual fixo além da jogada e apenas uma penalidade a mais na jogada. Por favor, me corrijam se estiver viajando na maionese.
Então, 50% de 1d20 representa uma margem de 1 a 10 resultados possíveis; 20%, uma margem de 1 a 4 resultados. Alguém com preguiça mental apontaria primeiro que 50% deveria ser uma penalidade -10 e 20% uma penalidade -4, [curiosidade]que por acaso são exatamente as penalidades que camuflagem dá aos testes de Percepção no SWSaga[/curiosidade]. Mas não é por aí, porque nem todos os 20 resultados possíveis seriam sucessos, mesmo sem a penalização. Tipicamente no sistema, o ponto de partida é uma chance de sucesso de 50%, daí a CA começa em 10 e muitas CDs também, antes dos respectivos modificadores. Abstraindo o mesmo princípio pra adaptação que buscamos (embutir o percentual à jogada), podemos tomar as médias para obter as respectivas penalidades de -5 (50%) e -2 (20%). Ou seja, abstraimos que, se preciso de 11 ou mais no d20 pra ter sucesso (50%), mas em cima disso ainda tenho 50% de erro, posso enxugar a coisa pra uma necessidade de 16 ou mais no d20 (25%). Essa adaptação não é precisa em quase todos os casos, mas eu acho que produz um efeito estatístico similar, ao longo de várias jogadas.
É fácil perceber como -5 é uma penalidade pesada, mesmo pra quem tinha boa chance de acertar. Por exemplo, alguém que precisava rolar 15 para acertar tinha 30% de chance de sucesso, menos 50% ficava 15%; com -5, ela só vai acertar no 20, ou seja, 5% de sucesso. Por outro lado, alguém que precisava rolar 5 pra acertar tinha 70% /2 = 35%, mas agora seria 70 - 25 = 45%. O problema é que a maioria dos combates enquadra-se no primeiro caso, não no segundo. É complicado.
A minha sensação é de que mudanças desse tipo trazidas pelo SWSaga são mais práticas e agilizam o aprendizado e o uso, mas elevam o nível de abstração e generalização, ou seja, correm mais risco de incoerência. No caso específico de camuflagem, acho que tudo bem porque o percentual fixo nunca me pareceu particularmente consistente com as probabilidades reais da situação... mas a vantagem combativa da camuflagem total cresce substancialmente no caso exposto, pois antes você tinha uma redução proporcional de 50% da probabilidade original, enquanto que agora você tem uma redução de 25 pontos percentuais de fato (não-proporcionais), compensado apenas pela chance mínima de sucesso de 5%. Nessa situação, eu me atreveria até a ignorar a penalidade de -5 e simplesmente dizer que o ataque só acerta em um 20 natural e pronto.