Eltor Macnol escreveu: Ronassic, dois links rápidos porque não valeria a pena eu repetir o que já foi dito bem melhor por outros antes de mim:
http://www.theskepticalreview.com/tsrmag/1flat90.htmlhttp://www.talkorigins.org/indexcc/CH/CH131.htmlAí tu pensa, que deus cruel é esse que
(não) ensinou que a terra é esférica, mas esqueceu de mencionar na bíblia que germes causam doenças e lavar as mãos salvaria a vida de milhões de bebês que morreram com infecções ao longo de nossa história por milênios até que a medicina descobriu isso?
Ah, esqueci de mencionar na mensagem anterior, mas continuo curioso sobre o que seria a teoria neoliberal falaciosa que você disse que já foi derrubada. Ainda estou coçando a cabeça com essa...
Uma questão interessante é abordada no primeiro link que indicou, a Passagem em Salmos 24:2 - A terra é fundada sobre os mares, ou sobre o nada?
PROBLEMA: O salmista declara que a terra foi fundada "sobre os mares". Mas Jó disse: "Ele... faz pairar a terra sobre o nada" (Jó 26:7).
SOLUÇÃO: O primeiro texto fala do fato óbvio de que a terra situa-se acima dos mares, de forma que eles não a invadam nem a destruam. O versículo de Jó pode referir-se ao fato científico de que a terra está suspensa no espaço, o que poderia ter sido inferido por meio da observação de outros corpos celestes visíveis a olho nu, bem como por deduções a partir dos eclipses. Foi assim que Aristóteles (século IV a.C.) concluiu que a terra é redonda.
Outra parte que ele aborda é sobre a árvore do sonho de Nabucodonosor:
“Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e dela se mantinha toda a carne.” Daniel 4:10-12
A imagem da árvore não era estranha para Nabucodonosor. Ela fazia parte do seu universo simbólico. Assim, Heródoto registra o caso de Astyage (último rei dos Medas), o cunhado de Nabucodonosor, que ele também teve um sonho duma árvore simbolizando o seu domínio sobre uma parte do mundo (Heródo I, 108). Nabucodonosor ele mesmo, numa inscrição, compara Babilônia a uma grande árvore que sobre a sombra da qual os povos se refrescam (S. Langdom, Building inscriptions of the Neo-Babylonian Empire, 1905, nº 5 19: Wadi Brisa, B. Col VII 34.). Não foi Deus nem Daniel que disseram que a árvore podia ser vista até os confins da Terra, foi o sonho de Nabucodonosor.
E por aí vai, todas essas questões já foram esclarescidas Eltor, posso me eximir de buscar responder todas elas? Sei que todas terão respostas, se alguma te incomodar mais que as outra, deixe claro aqui qual seria, ok? Irei respondendo conforme o tempo.
Eltor Macnol escreveu:
Aí tu pensa, que deus cruel é esse que (não) ensinou que a terra é esférica, mas esqueceu de mencionar na bíblia que germes causam doenças e lavar as mãos salvaria a vida de milhões de bebês que morreram com infecções ao longo de nossa história por milênios até que a medicina descobriu isso?
Ah, esqueci de mencionar na mensagem anterior, mas continuo curioso sobre o que seria a teoria neoliberal falaciosa que você disse que já foi derrubada. Ainda estou coçando a cabeça com essa...
O neoliberalismo faz com que as pessoas acreditem na lógica capitalista como a solução para seus problemas. Afinal, quem hoje não quer prosperar na vida? O problema é que hoje em dia, há muitos religiosos se alinhando completamente com este modelo econômico, promovendo apelos emocionais ao consumo privado de bens religiosos e promessas mágicas de melhoria na qualidade de vida material. Além disso, o crescente profissionalismo pastoral reflete um estilo de igreja voltada para o crescimento numérico, transformando o líder espiritual em um gerente que vive de resultados. A igreja acaba perdendo sua dimensão comunitária, ao enfatizar a importância de vivência da fé de maneira individualista, onde o fiel é intimado a adotar modos de vida padronizados — sobretudo, no campo moral —, sendo incentivado também a fazer uso de produtos de um tipo de mercado — no caso protestante, chamam-no de “gospel”.
Não precisa voltar muitos anos no tempo, eu me converti quando conheci uma algumas pessoas da Igreja aqui perto de casa, foi em 1988, numa enchente que afetou não só minha família, mas toda a vizinhança, e os membros dessa Igreja foram peça fundamental para a recuperação dessas vidas. Naquela época, você só via gente ajudando porque realmente queria ajudar, sem pensar em dinheiro nem nada, o pastor doou tudo que tinha pra viver só para servir a Deus, ele foi um segundo pai pra mim e para vários adolescentes e crianças, é uma pessoa muito especial, não só ele como toda sua família. Não me entendam mal, não estou dizendo que vocês ou qualquer outra pessoa tenha que fazer igual meu querido pastor Josué fez, ele é uma pessoa singular, cada um tem a sua cruz para carregar, nem todos aguentariam passar pelo que ele já passou, mas eu fico enojado de ver como alguns que se dizem crentes fazem coisas que qualquer outra pessoa com ética faria, seja ela ateu, umbandista, budista, independente de credo ou não. Mas elas já foram previstas pela Bíblia, então não fico tão assombrado.
E acho que se você ler mais a Bíblia, vai entender que nada disso que pensa sobre Ele é verdadeiro, pois na Bíblia vai encontrar até lições de limpeza, como não comer carne de animais impuros, até hoje é complicado comer carne de porco. Há várias referências falando da importância da água, como esta:
Êxodo 30:18-19 "
Farás também uma pia de bronze com a sua base de bronze, para lavatório; e a porás entre a tenda da revelação e o altar, e nela deitarás água, com a qual Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés;"
Então peço que mude suas ideias em relação a Bíblia, abra sua mente para ela, pois ela sendo a Palavra de Deus, não é falha. Tente ler, e entenderá o que digo. Não é um tempo perdido, pense como um investimento.