Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Deicide em 28 Jan 2011, 21:13

Tentem jogar Raveloft com Ao Cair da Noite.

Sério. Só precisa adaptar as raças (que virariam Históricos, similares às Heranças Místicas), e isso apenas se você quiser usar raças (Ravenloft funciona perfeitamente sem elas).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Jan 2011, 21:22

Sei lá, Ravenloft para mim é D&D. Lendo os livros do Argh, essa foi a impressão que me passou, tem todo um bolo de conceitos amarrados no cenário (anões vampiros, mortos-vivos japoneses, esse tipo de coisa). Nesse quesito, acho a 4e mais... confortável... para jogar Ravenloft. Character Themes podem lidar com várias coisas do cenário.

Ademais, daria para usar as regras de doenças como "placeholders" para loucura, horror e medo.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor arghsupremo em 28 Jan 2011, 22:43

GoldGreatWyrm escreveu:Sei lá, Ravenloft para mim é D&D. Lendo os livros do Argh, essa foi a impressão que me passou, tem todo um bolo de conceitos amarrados no cenário (anões vampiros, mortos-vivos japoneses, esse tipo de coisa). Nesse quesito, acho a 4e mais... confortável... para jogar Ravenloft. Character Themes podem lidar com várias coisas do cenário.

Ademais, daria para usar as regras de doenças como "placeholders" para loucura, horror e medo.


Claro que é d&d.

Meu problema com gurps (o único citado que eu conheço) é o excesso de realismo. Não, meu problema não é com cavar. É com a falta de sal para heroísmo que tem d&d.

Em Ravenloft são pessoas lutando contra seus piores pesadelos. Seres "dumau". Mas ainda sim são heróis. Quero isso!

Mas queria ver umas regrinhas de medo, horror e loucura diferentes. Queria um sistema balanceado para quem não usa armadura e regras para armas de fogo.

Acho que a 4e pode me ajudar em quase tudo, menos nas armaduras. Comofas?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor AKImeru em 29 Jan 2011, 00:03

As regras de insanidade e corrupção em Warhammer são únicas e associadas demais as forças do Caos para funcionarem em Ravenloft sem uma forte adaptação.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Armitage em 29 Jan 2011, 08:32

Ninguem aqui se incomoda com mecanicas de medo e sanidade para Ravenloft ?

Tipo, é o tipo de coisa que ouço o jogador de D&D médio dizer que odeia por supostamente "ditar ao jogador como este deve interpretar seu personagem" e blá-blá-blá.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Léderon em 29 Jan 2011, 08:40

Quando eu ouvi falar de Ravenloft pela primeira vez, achava que era um jogo que usava Storyteller. :haha:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jan 2011, 09:10

Silva escreveu:Ninguem aqui se incomoda com mecanicas de medo e sanidade para Ravenloft ?

Tipo, é o tipo de coisa que ouço o jogador de D&D médio dizer que odeia por supostamente "ditar ao jogador como este deve interpretar seu personagem" e blá-blá-blá.


Prossiga expandindo onde você ouve, e o que é um jogador de D&D médio. ;P



Olha, Apê dos Corvos é um jogo heróico, mas com elementos de terror. Se você reclama dos elementos de terror, não deveria estar jogando um jogo de terror, pelo menos eu penso assim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Jan 2011, 09:32

Ninguem aqui se incomoda com mecanicas de medo e sanidade para Ravenloft ?

Tipo, é o tipo de coisa que ouço o jogador de D&D médio dizer que odeia por supostamente "ditar ao jogador como este deve interpretar seu personagem" e blá-blá-blá.


Sério...as regras de insanidade/medo de Ravenloft não me incomodam mais do que qualquer regra de medo/insanidade em qualquer jogo de terror.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Deicide em 29 Jan 2011, 09:45

Vou continuar defendendo ACN como sistema alternativo pra Ravenloft, porque:

- O sistema de ações se assemelha ao de D&D;
- O jogo tem regras completas para armas medievais e armaduras;
- O sistema de Gladius permite aos personagens momentos de heroísmo e, com Históricos, dá de criar habilidades mais heroicas e menos realistas para personagens;
- O sistema de combate é legal e pode ser adaptado muito fácil a usar um grid, se o grupo quiser, além de também focar em estratégia;
- Já vem com regras de traumas e testes de pânico;
- Em alguns aspectos, como o sistema de rituais, dá um "clima" melhor do que o sistema de magias do D&D;

Claro que precisa dar uma adaptada para ter raças (crie um Histórico similar a Herança Mística para cada raça) e feitiços (o ACN ainda não tem um sistema de feitiçaria), e precisa de uma tunada em algumas regras, mas no geral ele funcionaria muito bem em Ravenloft.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Lorde da Dança em 29 Jan 2011, 10:45

Interessante :hum: Ainda está vendendo ACN no seu site?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jan 2011, 10:49

arghsupremo escreveu:
Lorde da Dança escreveu:Para efeitos de medo nos personagesr: usavamos de adversários com o feito "aterrorizante" (eu não tenho certeza do nome exato) e proibiamos o uso do feito "sem medo".

Horror e loucura? Nem de longe.

Eu não me orgulho desta adaptação


O problema é os efeitos de medo, horror e loucura nem sempre são ativados por criaturas. Acho que é até a menor parcela.

O que eu sinto falta também é um sistema independente de armaduras e que tenha armas de fogo com efeitos interessantes. Quero ler como fizeram em gamma world.



Só que poderes não precisam, necessariamente, terem sido provocados por criaturas. O ambiente, um objeto, ou o que quer que seja, pode provocar um efeito desses num personagem, sem problema algum.

E quanto à loucura: o Manual do Malfeitor tem mais de uma opção de regras para isso.

E armas de fogo com efeitos interessantes: você pode criar os efeitos que quiser com o sistema de poderes de M&M.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Deicide em 29 Jan 2011, 14:29

Lorde da Dança escreveu:Interessante :hum: Ainda está vendendo ACN no seu site?

Não estou vendendo mais, mas pode baixar os livros todos de graça.

www.underhaven.com.br
(menu à direita, "Top Downloads")
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jan 2011, 14:45

Well, qualquer tentativa de adaptação de Planescape e Eberron está praticamente fadada ao fracasso, pois ambos jogos foram completamente feitos e baseados em elementos e tropes de D&D. Vai ser preciso muito mumbo-jumbro e gris-gris para surgir uma adaptação funcional deles fora do ambiente e sistema de origem.

Dark Sun casa bem com GURPS, desde a brutalidade, a magia que lesa o corpo ou o ambiente, os poderes psíquicos inatos e a atração por elementos bizarros.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Lorde da Dança em 29 Jan 2011, 15:17

Tenho de discordar de você nesta questão. Grande parte do cenário se trata de evitar aspectos do D&D normal. E há poucas coisas importantes que não podem ser traduzidas.

Em sua defesa minha única base de informação é o livro básico da terceira edição.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Quebrando a caixa: cenários D&D com outros sistemas!

Mensagempor Gladius Dei em 29 Jan 2011, 16:35

Off:

O sistema de Gladius permite aos personagens momentos de heroísmo e, com Históricos, dá de criar habilidades mais heroicas e menos realistas para personagens;


Já tem o meu selo de aprovação. :haha:

Prossigam com a programação.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron