[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 02 Fev 2011, 22:52

Aquela mesma parte que diz que os professores da Academia Arcana continuam conhecendo a o método, e que foi uma opção dos autores tornarem essas regras suplementares, por querer resgatar o espírito de AD&D, que eles acham que tem mais haver com o cenário?

Ninguém retconizou isso. Se o Vladislav aparecer na sua campanha, ele continua sabendo criar itens mágicos. Apenas as regras não estão (ainda) disponíveis para jogadores.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor ferdineidos em 02 Fev 2011, 23:48

Matheus Borges Ziderich escreveu:Aquela mesma parte que diz que os professores da Academia Arcana continuam conhecendo a o método, e que foi uma opção dos autores tornarem essas regras suplementares, por querer resgatar o espírito de AD&D, que eles acham que tem mais haver com o cenário?

Ninguém retconizou isso. Se o Vladislav aparecer na sua campanha, ele continua sabendo criar itens mágicos. Apenas as regras não estão (ainda) disponíveis para jogadores.

Só lembrando que a regra pra se criar itens existia no AD&D. Mas nisso o Matheus tem razão, o fato dos pcs serem proibidos de criar itens não inclui necessariamente os NPCs. Na minha opinião só fica escroto porque dá todo poder pra boa vontade do mestre.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 03 Fev 2011, 00:06

Cara, a regra existia sim. Mas nunca foi o espirito do jogo perder tempo criando eles. AD&D tinha essa abordagem mais preciosista com itens mágicos e o Trio, lá nos idos de 99, pensou em Tormenta assim tbm e achou por bem, agora q é possível colocar os itens mágicos um pouco de lado, resgatar essa abordagem.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Fev 2011, 07:08

O que é uma abordagem "preciosista"? Porque eu não entendi o que você quis dizer aí, ou tu confundiu o termo; pode explicar?

E como assim itens mágicos não eram importantes em AD&D? Eram mais importantes para até diferenciar os personagens, muito mais que na 3.5, já que não existia no Core uma customização de personagens comparável com a 3.x.

Dá uma lida no livro do monstro desse jogo e veja que as criaturas para desafiar jogadores acima de nível 6+ em sua grande maioria tem imunidade total (ao contrário da redução de dano da 3.5, essa imunidade não poderia ser superada nunca, exceto por magia) a ataques de armas normais e de prata, exigindo armas mágicas; quanto maior o poder, mais poderosas as armas exigidas.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2011, 07:31

e que "espírito de AD&D"?
jogadores sempre puderam criar seus próprios itens mágicos.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor ferdineidos em 03 Fev 2011, 08:24

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, a regra existia sim. Mas nunca foi o espirito do jogo perder tempo criando eles. AD&D tinha essa abordagem mais preciosista com itens mágicos(...)

Cara, concordo com o Lumine, o que raios quer dizer preciosista nessa frase?

Com relação ao AD&D não perder tempo criando eles, como assim perder tempo? Que tempo? Tempo de jogo? O jogador vai comer tempo de jogo? Não, ele faz o item em casa e traz pro mestre ver, no máximo rola uns dadinhos. O pc vai comer tempo da aventura? Não, ele vai fazer os itens entre missões. Que tempo vai ser perdido?

Itens mágicos come tanto tempo quanto ofícios.

Não é como se no meio da missão, o jogador parasse e: "eu volto pra minha casa e começo a fazer uma espada mágica, me dá o livro aí que eu vou procurar as coisas que eu quero. Enquanto isso, vocês esperem."

ainda tem o ponto interessante que para conseguir alguns igredientes para certos itens mágicos era uma aventura em si. Onde todo o grupo podia se divertir.

Matheus Borges Ziderich escreveu:(...)e o Trio, lá nos idos de 99, pensou em Tormenta assim tbm e achou por bem, agora q é possível colocar os itens mágicos um pouco de lado, resgatar essa abordagem.

Bom, se eles queriam um mundo com poucos itens mágicos, eles falharam vergonhosamente. Em 3.5 item mágico é parte essencial do jogo, ele tá lá pra equilibrar os lançadors de magia com os meros mortais. Isso não foi mudado em TRPG, a única coisa que a regra de menos itens mágicos proporciona é que agora todo guerreiro compra o mesmo kit porradeiro feliz. Não existe mais versatilidade.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Russel em 03 Fev 2011, 09:26

o que eu acho que o matheus quis dizer com "preciosista" é que, em ad&d (apesar deu não conhecer nada sobre ad&d) e em trpg, os itens magicos são objetos muito raros e valiosos que não são comercializados.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor Nibelung em 03 Fev 2011, 09:46

Russel escreveu:o que eu acho que o matheus quis dizer com "preciosista" é que, em ad&d (apesar deu não conhecer nada sobre ad&d) e em trpg, os itens magicos são objetos muito raros e valiosos que não são comercializados.

Vectora?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2011, 09:47

em AD&D são comercializados SIM, assim como há magos que conseguem dinheiro fazendo tais itens, a diferença é que os itens mágicos são super-inflacionados e só.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Fev 2011, 09:59

Russel escreveu:o que eu acho que o matheus quis dizer com "preciosista" é que, em ad&d (apesar deu não conhecer nada sobre ad&d) e em trpg, os itens magicos são objetos muito raros e valiosos que não são comercializados.

Vectora, como o Nibe frisou e... além de comercializar, AD&D recomendava conceder itens mágicos pros jogadores como recompensas normais, no lugar de apenas XP, inclusive, todos itens mágicos tinha um "valor equivalente de XP", que os desafios concediam. Ou seja, pelo menos 1/4 do Xp ganhado deveria ser convertido em itens mágicos.

Assim, orcs com 150 de XP poderiam conceder todo esse XP em... itens mágicos.

...Ad&d tinha mais itens mágicos que 3e, se você pensar por esse lado. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2011, 10:04

muito mais
se vc se se basear no XP tabelado das classes XD

Sr. Pichu

Mensagempor Russel em 03 Fev 2011, 10:30

so pra esclarecer caso alguem tenha me compreendido errado. eu sei que em arton itens magicos são vendidos normalmente e agora eu sei que em ad&d tanbem (como eu disse, eu não sei patavinas de ad&d)

quando eu escrevi

o que eu acho que o matheus quis dizer com "preciosista" é que, em ad&d (apesar deu não conhecer nada sobre ad&d) e em trpg, os itens magicos são objetos muito raros e valiosos que não são comercializados.

eu quis dizer que essa raridade de itens magicos em ad&d e tormenta parece ser o pensamento do Matheus não o meu
Editado pela última vez por Russel em 03 Fev 2011, 11:09, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor ferdineidos em 03 Fev 2011, 10:45

um post meu e do shido desapareceram desse tópico...não? :blink:
ferdineidos

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2011, 11:43

ferdineidos escreveu:um post meu e do shido desapareceram desse tópico...não? :blink:

podem ter sido perdidos, andamos tendo problemas com o servidor

Russel escreveu:eu quis dizer que essa raridade de itens magicos em ad&d e tormenta parece ser o pensamento do Matheus não o meu

em AD&D não existia raridade de itens mágico nenhuma.
Como já mencionado acima, o próprio LdM dizia para não só dar recompensas em XP, mas tbm itens mágicos com xp equivalente (tinha o valor de xp em cada entrada de item mágico).
No máximo, era bem mais fracos que na 3.x (embora alguns pareçam muito mais poderosos, mas são dois pesos e duas medidas), e só.

Sr. Pichu

Mensagempor Metal Sonic em 03 Fev 2011, 11:45

Ou seja, mais um "achismo" dos criadores.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários