[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 05 Fev 2011, 22:09

Assim como Vectora (que tem 2km) Valkaria é um cidade superpopulosa. Em certas épocas ela chega a ter 1,5 milhões.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Iuri em 05 Fev 2011, 23:17

Valkaria tem uma área próxima a de POA (POA tem 496 km² e Valkaria, em uma aproximação para cima tem 490 km²) e população também parecida (POA tem 1,4 milhões). Então dá para imaginar que é como aqui mesmo... alguns lugares extremamente cheios de gente, e outros nem tanto. Mas tem que considerar que aqui tem um grande numero de prédios, e eu não sei como é lá em Valkaria. Se engenharia civil não for tão avançada assim por lá, imagino que o esquema seja um formigueiro mesmo :aham:

E pra quem não sabe como é em POA, imaginem que tem menos da metade da densidade demográfica que a cidade de São Paulo.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 06 Fev 2011, 03:54

Tem alguns detalhes sobre isso no suplemento, mas em geral a cidade é assim mesmo: movimentada e apinhada, nunca dormindo.

E me corrigindo: Valkaria atinge sua população máxima durante o começo do ano mas não tenho certeza se é de 1,5 milhões.Com a semana do Dia do Reencontro (aniversário da fundação de Valkaria), quando ocorre a chegada de Vectora a cidade. Nessa época costumam também acontecer testes para a AA, Protetorado do Reino e ordens de cavalaria, como a da Luz e dos Libertadores.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2011, 12:07

Eu sei que é implicância, mas Valkária não é pra ser uma cidade num mundo de fantasia... medieval? :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor crudebuster em 06 Fev 2011, 14:09

Lumine Miyavi escreveu:Eu sei que é implicância, mas Valkária não é pra ser uma cidade num mundo de fantasia... medieval? :hum:

E eles nem tem minotauros super-fodões pra fazer algum tipo de saneamento básico...

Deve ser uma enorme favela fedendo horrores e cheia de doenças, com um monte de burguês no meio se achando os reis da cocada preta.

E com os fundilhos de uma deusa tatuada com tribais como paisagem.

Mas obviamente isso não impede ninguém de fazer nada, já que detalhes bobos como logística e comunicação e abastecimento simplesmente não são legais o suficiente pra precisarem ser citados.

Se 50% da população do reino dos minos sendo de escravos humanos nem espanta mais ninguém e vira até piada quando se tenta explicar o dilema de ter tanto escravo e tanto minotauro monogâmico, dizer que uma cidade medieval sem saneamento nem medicina e nem magia avançada e corriqueira equivalente tem mais de um milhão de habitantes é só mais uma daquelas coisas que eles fazem pra dizer que "Tormenta é o maior e melhor mundo de RPG... do mundo".

Eu desisti de fazer coisas assim quando tinha meus quinze anos. Não tem o efeito desejado de "fodacidade".
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Youkai X em 06 Fev 2011, 18:23

Só vendo o suplemento pra ver se há esse tipo de detalhe.

Mas Roma chegou a ter 1 milhão de habitantes na época do Império Romano e a civilização Khmer também chegou a ter em uma cidade 1 milhão e habitantes.
Youkai X

Mensagempor crudebuster em 06 Fev 2011, 19:37

Em Tiberus, que é a Roma feita em uma semana até se justifica ter muito movimento e atividade noturna, já que os minos são gênios em absolutamente qualquer coisa e nem precisa ser dito que fizeram uma infra-estrutura digna de seu império.

Mas Valkaria... Não sei não. Humanos tem uma tendência a serem retardados em Arton, acho difícil a cidade dos fundilhos da deusa ser mais que uma favela de luxo.

E como não há pragas, já que a única praga que interessa ficou presa num lugar só por indolência, ou porque não acharam algum uso maneiro pra ela, o resto é enfeite.

Vais pagar por um suplemento que consiste de 40 a 60% de copypasta de coisas já ditas? Eu não pagaria.

Posso morder a língua dizendo isso, mas é quase certo que ganho mais umas balas juquinha se apostar.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Youkai X em 06 Fev 2011, 19:42

Eu não pagaria. Não compro material de Tormenta. Mas quem sabe algum resenhista poderia nos dar uma luz :P
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 07 Fev 2011, 18:34

Máximo que eu posso de dizer é que os mapas de Tormenta são feitos pelo Leonel Domingos, que é arquiteto e urbanista. Imagino que o cara saiba exatamente qual popoulação é viável pruma cidade daquele tamanho.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Youkai X em 07 Fev 2011, 19:17

A questão é saber se mesmo sendo arquiteto e urbanista ele saberá mensurar isso em um mundo pré-industrial (mesmo que com auxílio de magia e afins). No entanto, de fato há alguns aquedutos visíveis no mapa. Talvez o mapa seja uma das poucas coisas acertadas da cidade, ou não, mas vai saber...
Youkai X

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 07 Fev 2011, 19:26

Porra, se ele não sabe mensurar isso melhor mudar de profissão.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Gladius Dei em 07 Fev 2011, 19:35

Matheus Borges Ziderich escreveu:Máximo que eu posso de dizer é que os mapas de Tormenta são feitos pelo Leonel Domingos, que é arquiteto e urbanista. Imagino que o cara saiba exatamente qual popoulação é viável pruma cidade daquele tamanho.

Considerando diferenças de tecnologia "medieval" e a inexistência de magia, ou muito limitada, para a população comum?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor crudebuster em 07 Fev 2011, 19:51

Matheus Borges Ziderich escreveu:Porra, se ele não sabe mensurar isso melhor mudar de profissão.

Eu conheço pessoalmente o Leonel Domingos, e sei que se não lhe for pedida verossimilhança a níveis de Astérix e além, ele simplesmente não vai fazer mais detalhes além do que for requisitado pelo cliente. Competência pra isso ele tem, e muita.

Mas o freguês tem sempre razão. Se não quiserem, não vai ter. E claro que mais detalhe custa mais caro.

Temo inclusive que ele vá fazer uma extensa pesquisa, como é de seu costume, pra no final ser mais uma ilustração que excede o limitado fluff de Tormenta. Eu sei que ele é plenamente capaz. Mas será que os autores querem?

edit: Acho que ficou mais claro agora.
Editado pela última vez por crudebuster em 08 Fev 2011, 00:12, em um total de 1 vez.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 07 Fev 2011, 23:39

Cê devia ter revisado melhor o seu post. A primeira linha está bem confusa cara.

E imagino que os autores queiram o trabalho do cara, já que deram mais de um trabalho pra ele.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Fev 2011, 16:17

Matheus, vou te lembrar de uma coisa:

O Leonel Domingos pode ser um ótimo urbanista, mas existem urbanistas em Valkaria? A cidade foi planejada? Se foi, os métodos e modelos foram os mesmos que são usados modernamente?

Não existiam ônibus, carros, metrôs ou túneis em Valkaria. Em compensação, existem cavalos, grifos, e algumas montarias mágicas (que são raras e provavelmente não devem ser o suficiente para gerar congestionamento). Por que a teoria urbanística usada deveria ser a mesma?

Não estou dizendo que os mapas são inverossímeis, claro. Geralmente não me importo com mapas de cidade, ou coisa assim, exceto quando são dramaticamente necessários (como em uma cena de perseguição). O que estou dizendo é que a autoridade dele no assunto não vale tanto assim nesse argumento. Ele pode entender um pouco mais do que qualquer usuário do fórum sobre urbanística "medieval" (não gosto muito de usar o termo "medieval" para cenários de fantasia, pois a organização social e política nada tem de medieval), mas é realmente tanto assim?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários