[4e] Desmembramento, Desarmar e Quebrar

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Desmembramento, Desarmar e Quebrar

Mensagempor Torneco em 08 Fev 2011, 20:03

Sobre desarme, eu usei um npc que tinha um poder que permitia uma tentativa de desarmar os pcs toda vez que eles o erravam com um ataque corpo a corpo. A arma sempre caia no chão (Mesmo ele tendo duas mãos livres e podendo ficar com elas). No final, só serviu pra fazer eles perderem a ação de movimento deles, pegando a arma no chão uma hora ou outra.
Torneco

Mensagempor Fëanor em 08 Fev 2011, 20:29

Torneco escreveu:Sobre desarme, eu usei um npc que tinha um poder que permitia uma tentativa de desarmar os pcs toda vez que eles o erravam com um ataque corpo a corpo. A arma sempre caia no chão (Mesmo ele tendo duas mãos livres e podendo ficar com elas). No final, só serviu pra fazer eles perderem a ação de movimento deles, pegando a arma no chão uma hora ou outra.

Minha ação:
Eu desarmo o inimigo com minha ação padrão e usa uma ação minima para pegar a arma dele no chão. Agora ele nao tem arma até o final do combate.

Isso é fraco demais?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Alduim em 08 Fev 2011, 23:35

Minha ação:
Eu desarmo o inimigo com minha ação padrão e usa uma ação minima para pegar a arma dele no chão. Agora ele nao tem arma até o final do combate.

Isso é fraco demais?

não tinha pensado nisso mas é contornável, o inimigo pode sacar outra arma ou fazer um teste pra lhe desarmar e como suas duas mão estão livres...
Dependendo do seu persongem vc não conseguirar jogar com as duas armas na mão (você usando armas de duas mão ou usando espada e escudo).

Como eu falei o teste é somente uma opção a mais como encontrão e investida.

Pense em uma luta tipo os três mosqueteiros ou até de piratas, chega a ser clichê a hora em que o mocinho é desarmado e dá um jeito de pegar a arma do inimigo para ataca-lo. É justamente esse clima que eu acho interessante pra essa manobra.
Alduim

Mensagempor Kasuya em 09 Fev 2011, 00:27

Saquei, seria um ataque menos capaz do que um at will que você tenha, mas em compensação te permite fazer algo diferente. A ideia é boa

Pronto, é exatamente isso, como sugerem ser as outras manobras de combate do jogo. =)

Se for uma coisa mais ou menos improvisada pra ficar legal na cena, cobre um ponto de ação e dê a condição extra quando ele acertar o proximo ataque (seja qual for). Abdicar de uma ação extra por um efeito extra me parece bem mais equilibrado do que cortar dano.

Mas assim, em ações de desarme ou coisa do tipo já não causaria dano mesmo... O lance do ponto de ação seria algo meio dramático. Eu encararia como uma manobra que exija ponto de ação uma que fosse apenas um pouco mais fraca que um poder por encontro. Sei lá, de repente, o ladino joga uma adaga para cortar a corda que sustenta o lustre que está logo acima de alguns inimigos: dano (médio) + atordoamento (ou caído, sei lá) em uma área de explosão 1, por exemplo.

Enfim, acho que cada caso teria de ser visto especificamente.

Apanhar uma arma no chão é uma ação mínima se não der vantagem de combate não vai haver benefício algum em desarmar o alvo, pois não causara dano, nem qualquer outra vantagem que determinados poderes dariam. O Alvo só perderia a ação mínima se não tivesse outra vantagem.

Desculpe-me a falta de memória, mas não é essa uma ação que gera ataque de oportunidade? Tipo, ter que pegar a espada no chão e levar uma porrada adicional me parece penalidade o suficiente. Se realmente não concede AdO, eu sugeriria jogar a arma mais longe que um quadrado adjacente para que o alvo perca pelo menos uma ação de movimento pra pegar. Enfim, acho que conceder vantagem de combate pouco condizente...

sobre a Regra de ataque localizado
Como funciona em outros sistemas?

Aparentemente esses novos sistemas não estão muito afim de lidar com isso... :hum:

Estava checando o livro básico do novo WoD e achei, como algo mais próximo de ataque localizado, um ataque de nocautear o alvo. Você perde 3 dados de usa parada. Se obtiver sucesso, o alvo faz um teste de vigor. Se ele falhar, ele cai duro no chão. Em outras palavras, o dano localizado gera, no sistema, uma penalidade de -3, que no D&D eu traduziria como algo em torno de -6 (sim, perder 3 dados é uma penalidade razoavelmente severa, para quem não conhece o sistema). Nada mais se fala sobre isso.

Ah, e eu lembro que o Opera lida com o dano localizado de uma forma inusitada, parece interessante dar uma olhada, embora eu não possa falar muito sobre, devido desconhecimento do sistema.

Achei interessante e poderia até misturar com a egra de desmembramento. Tipo caso o dano seja igua a 25% ou 50% do total de PVs do alvo vc corta o pedaço do cara. Na quarta edição tem regra dano macivo?

Eu acho razoável adicionar um efeito extra caso o dano tenha a magnitude de metade dos PVs máximos do alvo, ou algo assim. Esses efeitos poderiam ser atordoado, para citar um exemplo comum, mas poderia ser "lento", se o alvo for atingido por uma arma congelante, sei lá.

Agora desmembramento, só naqueles críticos-clímax do combate mesmo, na minha opinião.

E não há regras de dano massivo na 4e.

Minha ação:

Isso é fraco demais?

É por isso que eu sou a favor da ideia inicial: desarmado seria uma condição que implica não usar poderes com a palavra chave "arma" que é revertida em um TR, representando o personagem tentando pegar a arma no meio da confusão do combate enquanto se defende (e contra ataca).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Fëanor em 09 Fev 2011, 14:28

não tinha pensado nisso mas é contornável, o inimigo pode sacar outra arma ou fazer um teste pra lhe desarmar e como suas duas mão estão livres...

O problema não é o inimigo, e sim os jogadores. Raramente um jogador vai ter uma segundar arma mágica, mesmo em niveis altos. Se um inimigo tirar a arma mágica dele, é um "debuff" bonito.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Torneco em 09 Fev 2011, 21:54

Isso sem contar que o jogo pode acabar virando em uma corrida pra ver quem desarma primeiro. Regras assim seriam uma opção mais interessante em cenários onde o uso de armas mágicas seja menor, como Dark Sun ou cenários low magic onde o bônus de arma mágica sera dado automaticamente na progressão. Assim uma arma perdida pode ser fácilmente substituida sem perder o bonus enorme que ela concede.
Torneco

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários