Não gostei disso:
* Cultura intrincada: Muito do tempo que um elfo passa em sua "infância" é para aprender o seu idioma e costumes em toda a sua plenitude. Em qualquer teste de Conhecimento que envolva a cultura élfica os elfos recebem um bônus racial de +10.
Isso:
Mente pródiga: Um elfo tem de fato uma facilidade especial para conjurar magias. Sua Inteligência ou Carisma (escolhida no primeiro nível e não podendo mais ser mudada) é considerada 2 pontos maior que o normal para efeitos de magias adicionais, acesso a círculos de magia ou para Classe de Dificuldades para magias, habilidades similares a magia ou sobrenaturais acessadas de algum modo.
E isso:
Classe favorecida: Mago, Ranger ou Feiticeiro (uma vez escolhida não pode ser mudada)
Obs: quem quiser poderia incluir como classe favorecida os duskblade do Player's Handbook 2.
O primeiro pq eu fiquei com a dúvida de como meu elfo druida, criado e nascido no mei do mato por um druida humano depois de ter a família assassinada, saberia tanto da cultura élfica se ele tem contato com ela tanto quanto meu padrasto druida humano?
(acabei de inventar o personagem, só exemplo)
O segundo eu achei poderoso o suficiente para, junto as demais características colocadas, já dar um ajuste de nível. Ou não, daí acho um pouco desbalanceado quanto as demais, talvez próxima apenas do anão.
Essa é uma senhora vantagem, que permitirá brechas na regra tamanhas e que fará com que o primeiro 18 seja usado em um atributo de conjurador, para sair bombando em magias.
O terceiro tb acho excessivo, as classes tem como classe favorecida somente uma por um bom motivo: justamente para vc não poder escolher qual é na hora de fazer seu personagem e não abrir ainda mais brechas nas regras, permitindo que um elfo escolha entre três classes para ser a favorecida?
Acho que com isso tudo pode joga um ajuste de nível de +1 fácil aí.