_Virtual_Adept_ escreveu:
crude:
Não está adiantando muito discutir contigo. Se você acha que estou "ignorando" passagens da Bíblia (quando as passagens que eu cito expressamente invalidam as anteriores às quais vocês se referem), fique à vontade.
Hahaha! Eu estava esperando por isso. Você realmente acha que as contradições na palavra do deus abraâmico não põem em xeque o dito de que seu culto é nada mais que um castelo de cartas marcadas por homens comandando homens.
A bíblia se invalida por si só e você ainda acha que está, sei lá, "vencendo" porque na mesma bíblia de onde eu citei que Jesus é mostrado mentindo, descumprindo a lei e fazendo acepção de pessoas, também há boas mensagens e conselhos!
Lembre-se que é um dogma a palavra ser inerrante! Se há erros, essa não pode ser a palavra do deus vivo! Simples assim.
Rapaz, eu achei que você estava mesmo a fim de discutir a sério. Acho que me enganei. Fique á vontade pra continuar me ignorando, vou sistematicamente desmontar cada argumento favorável ao cristianismo à sua revelia mesmo... De preferência com a própria bíblia, o que é mais engraçado ainda.
Armitage escreveu:Comprei "Buddhism for Dummies" outro dia e andei lendo no ônibus pro trabalho, só por curiosidade. E cara, a diferença de maturidade entre o Budismo e as abraâmicas é algo ABISMAL.
Enquanto as abraâmicas se colocam de forma ditatorial, maniqueísta, interesseira e covarde, utilizando recursos como culpa (pecado original), medo (só é salvo quem O seguir) e inferiorização (o homem é inatamente falho, diferente de Deus e seu filho), se assemelhando na maioria das vezes à figura de um pai autoritario impondo sua vontade a um filho submisso, o budismo se coloca de forma respeitosa e igualitária, partindo da premissa básica de que todo e qualquer ensinamento seu só deve ser seguido se posto sob o julgo da razão, e ainda, que o Buda não é nenhum "ser superior fodão" que veio aqui pra salvar os pobres coitados, pelo contrário, ele é um mero ser humano comum, como eu ou você, que conseguiu atingir um estado de consciência sobre a vida que o permite viver bem consigo mesmo e com a natureza ao redor, e que esse estado é perfeitamente alcançável por eu ou você ou qualquer outro ser humano, basta querer. Ou seja, todo ser humano carrega dentro de si próprio o potencial para se tornar "Deus".
Alguns milênios de aprendizado fazem essas coisas com a religião. A sapiência contida se torna quase independente dos ditos, como você bem sublinha, de humanos para humanos.
Ainda que a pretensão de se tornar perfeito, mesmo que somente o "tentar" já seja uma ótima maneira de se levar a vida, é sem dúvida absurdamente mais frutífera e edificante que o joguinho mental das abraâmicas.
Tanto que você nem precisa se ofender se fulano é budista, ele provavelmente vai passar a vida toda sem tocar no assunto.
É preciso muito pra tirar essa gente do sério.
Mas o que digo se mantém; Você não pode tocar essa sapiência, trocar partes dela ou mesmo insinuar que a sua visão é a correta. Ela mesmo ensina que qualquer um que faça isso está indo contra ela...
É uma vantagem que eles tem, milênios de tentativa e erro pra chegar a essa religião + filosofia de vida.
Ainda bem que a ciência ainda não chegou nesse ponto.