Petralha: aparece no Gibi do Batman e gera mimimi.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Petralha: aparece no Gibi do Batman e gera mimimi.

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 16:37

Eltor, você leu que eu disse que eu enumerei os argumentos do Azevedo e não que EU falei isso?

Tu tá fazendo esse caso todo só por causa disso? Vou até editar de forma a destacar melhor isso.

Da próxima vez, tu lê o que eu escrevo antes de tirar tuas conclusões, ok? ;)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 16:44

Kasuya escreveu:
Sem contar que, né. O texto defendendo a tradução é do Reinaldo Azevedo, o cara que cunhou o termo com intuito único de ofender políticos, militantes e eleitores de um determinado partido.

Isso é verdade, mas, enfim, embora ele seja meio suspeito em comentar, achei interessante os argumentos dele:

1- a palavra não é mais usada apenas como sinônimo de difamação da imagem do PT, mas para todo tipo de pessoa ruim, asquerosa, e cheia dos piores adjetivos que geralmente colocamos "carinhosamente" nos nossos políticos (incluindo PTistas e outros);

E dali por diante tu não apenas enumerou, mas acrescentou mais argumentos defendendo o mesmo ponto de vista que ele.

Se isso não dava a entender que tu no mínimo não discordava dos argumentos dele, sugiro tentar ser mais claro nos posts no futuro.

(Claro, se eu fosse um cara mesquinho eu iria suspeitar que no fundo tu concorda com ele, e só está voltando atrás agora depois das reações negativas do post... mas prefiro ser um pouco mais otimista.)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Magyar em 13 Mar 2011, 16:57

Kasuyada daria um ótimo novo banner. É só colocar um vilão do batman com uma estrela do PT.

SpellRPG
Origens: Kasuyada.
:haha:

Pior que eu quase me deixei levar pelo texto. Euri. :linguinha:
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 17:04

Eu achei interessante os argumentos dele sim e, pelo que eu disse, dá pra ver que eu concordo em partes com ele, porque eu concordo com a posição da editora que lançou tradução (e ele também, pois sustenta o termo "petralha" com todas as forças): "achou um termo com muitos significados ruins para substituir por 'nasty' ".

É bom deixar isso bem claro de uma vez:

Meu ponto é: achei a tradução, inusitada, engraçada e válida. Ponto. Os motivos de eu achar válida a tradução encontra, fatalmente, interseção nos argumentos (e não igualdade) do Azevedo, que defende o termo. Se você e/ou o Madruga não acha(m) isso, paciência. De qualquer forma, se isso indigna você(s), você(s) sempre pode(m) acionar a editora para tentar concertar a tradução, tal qual o PTista aleatório está tentando fazer, aparentemente.

Mas o seu ponto é: Você acha que eu acredito, tal qual o Azevedo, que PTralha é usado para qualquer político corrupto, o que não é verdade. Nem acho que o Azevedo acha assim também, embora contenha no argumento 1 (que eu enumerei) algo que você interpretou como tal.

O que pode ser posto mesmo como ponto de discussão é a questão ideológica da palavra, como o Madruga enfatizou. Do meu ponto de vista, no Brasil, talvez não tenha coisa com mais representatividade negativa em termos de adjetivos o âmbito da política, o que validaria usar um termo político para adjetivar uma pessoa ruim (não necessariamente "petralha" como eu venho falando). Do ponto de vista do Madruga, isso não é válido, levando-me à conclusão de que, para ele, esse conceito não é tão forte ao ponto de validar a utilização do termo para pejorar o vilão.

Enfim, espero ter sido um pouco mais claro. =)
Imagem
Kasuya

Mensagempor KhanNoonienSingh em 13 Mar 2011, 17:12

Já vi que piada com PT aqui não pode.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 17:18

Kasuya escreveu:O que pode ser posto mesmo como ponto de discussão é a questão ideológica da palavra, como o Madruga enfatizou. Do meu ponto de vista, no Brasil, talvez não tenha coisa com mais representatividade negativa em termos de adjetivos o âmbito da política, o que validaria usar um termo político para adjetivar uma pessoa ruim (não necessariamente "petralha" como eu venho falando). Do ponto de vista do Madruga, isso não é válido, levando-me à conclusão de que, para ele, esse conceito não é tão forte ao ponto de validar a utilização do termo para pejorar o vilão.

Ou pior, a seleção de uma palavra pode simplesmente denunciar uma posição ideológica da parte do tradutor, o que não deveria ser o trabalho dele (visto que existem infinidades de opções para se usar com "nasty", palavra que, aliás, não tem nenhuma conotação de facção política).

Mas "âmbito da política" aqui também seria ignorar que "petralha" se refere a uma parte da política, e não ao todo. Ou seja, privilegia uma certa visão em detrimento de um grupo específico. Se chamasse o cara de "ladrão igual um político", até poderíamos entender a relação, mas o que o termo explicita é "ladrão igual um petista".

KhanNoonienSingh escreveu:Já vi que piada com PT aqui não pode.

Aham, Cláudia, senta lá.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kasuya em 13 Mar 2011, 17:31

Mas "âmbito da política" aqui também seria ignorar que "petralha" se refere a uma parte da política, e não ao todo. Ou seja, privilegia uma certa visão em detrimento de um grupo específico. Se chamasse o cara de "ladrão igual um político", até poderíamos entender a relação, mas o que o termo explicita é "ladrão igual um petista".

Bom, isso é verdade. Mesmo assim, eu não encaro PTista ladrão como um tipo diferente de político ladrão, pra mim só muda o partido, mas enfim...

Eu considero isso um fenômeno gerado pelo fato de ser o partido no poder. Veja: qual é o partido brasileiro que está presente em praticamente TODO esquema de corrupção? O PMDB. Temos muitas chacotas diretas a eles como visto com o PT e o PSDB? Não. Na época que o PSDB ficou seguidamente no poder o grande alvo das pejorações foi o PSDB, isso é natural.

Por isso eu nem encaro tão fortemente assim a utilização de "petralha" como um favorecimento a uma certa ideologia (francamente, QUE ideologia? A de anti-PT? Mas isso é conversa pra outro tópico). Pra mim, se fosse o PSDB atualmente no poder, o termo teria fortes chances de ser traduzido puxando para esse lado. Quem sabe "tucanalha" mesmo (a não ser que "canalha" ainda seja "proibido" de aparecer em um gibi, porque "os jovens não podem ver palavrões em suas mídias de interesse").
Imagem
Kasuya

Mensagempor louc0 em 13 Mar 2011, 18:11

Eu só acho que a escolha foi infeliz porque nunca vi a palavra "petralha" ser usada em algum contexto que não fosse político (e ligado ao PT).

Foi uma tradução ruim, sim.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Irish Carbon em 13 Mar 2011, 22:48

Eu, sinceramente, não lembrava da origem do termo, embora tenha visto-o em alguns lugares.

Claro, já ouvi "no contexto original", mas depois eu fui ouvindo e só fui lembrar da origem lendo este tópico.

Mas este sou eu.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Magyar em 13 Mar 2011, 22:51

Wikipédia escreveu:Idiota (do grego idiótes, o homem privado - em oposição ao homem de Estado, ou público; ou na acepção vulgar aquele absolutamente ignorante em algum ofício, homem sem educação, ignorante, pelo latim idiota), é a pessoa desprovida de inteligência. Idiota do latim idiote , refere-se a individuo incapaz de diferenciar periculosidade em suas atitudes. No emprego popular da palavra, banalizada pelo uso corrente, passou a ter significado bastante diferenciado de seu significado "técnico" (psiquiátrico e linguístico) original, sendo proferida mesmo como um adjetivo crítico comum entre adolescentes, desprovido do impacto desqualificativo de origem, podendo ser usado para quaisquer pessoas que contrariem o interlocutor, ou até jocosamente.

Fico pensando se os gregos da antiguidade teriam algum tipo de discussão se vissem as pessoas utilizarem a palavra do jeito que usam hoje em dia.

Somos dois, Spark. Tanto que, quando li a palavra, só achei ela cafona - até porque nunca vi ninguém xingando outra pessoa de petralha.
Magyar

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 22:56

Barlin escreveu:Fico pensando se os gregos da antiguidade teriam algum tipo de discussão se vissem as pessoas utilizarem a palavra do jeito que usam hoje em dia.

É claro que um exemplo em outro idioma com uns três mil anos de diferença faz TODO o sentido do mundo.

Senta lá com o Khan, Barlin.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Magyar em 13 Mar 2011, 23:17

Não deixa de ser um exemplo.

Por mim, se "nasty" fosse traduzido como "tucanalha", não faria tanta diferença também. A escolha não foi das melhores em detrimento da sua origem... mas se ficou subentendido o significado, tá valendo.
Magyar

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 23:23

Barlin escreveu:Não deixa de ser um exemplo.

Um péssimo exemplo, por mais mal pensado e mal-escolhido que seja, não deixa de ser um exemplo.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Mar 2011, 23:28

Nenhum tradutor traduziria "nasty" como "petralha" se não tivesse segundas intenções ideológicas por trás da escolha do termo. "Nasty" é uma palavra que não tem nenhuma conotação política no idioma original. Passa bem longe de ser uma equivalente tanto a "Petralha" como a "Tucanalha".

Dizer que a escolha não foi das melhores é eufemismo. Foi uma escolha forçada pra caramba.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Magyar em 13 Mar 2011, 23:35

Então ignore o exemplo. ;)

Deve ter outros exemplos melhores. Só lembrei desse - mas se faz tanta questão que a discussão necessite de um bom exemplo, pode procurar que logo você deve achar.

Aposto que muito adolescente que le a revista nem sabe o que é "petralha". Pensaria que é algum xingamento antigo e olhe lá.
Cruzes, não tem o porque ficar tão encanado por causa de uma palavra.
Magyar

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic