[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor Arroz de Festa em 15 Mar 2011, 21:02

Caro Allefcapt concordo que o trabalho de OD e MB é louvavél, como eu disse eu gostei dos dois sistemas e reintero que vale muito a pena compra-lós, eu apoio o trabalho excelente de autores brasileiros que alavancam a idéia de RPG Indie nacional forte (Independente), mais isso não quer dizer que todo material Indie nacional preste, os melhores trabalhos seus autores devem disponibilizar PDF´s para serem testados, se o cara gosta e aprova deve compra para apoiar ou no mínimo divulgar a coisa, agora comprar RPG Indie ás cegas você pode acabar comprando gato por lebre. Antes de comprar MB/OD eu joguei as versões de PDF deles, depois de aprovados eu os comprei.

Respondendo a pergunta sobre meus sobrinhos/primos, eles possuem faixa etária de 10 a 13 anos, tendo meninas no grupo, o MB foi o mais fácil de assimilação ( mais fácil que 3D&T Alpha, que considero um sistema simples também) em rolar as aventuras, eu uso todas as regras opcionais de MB. Neste ano fará 10 anos que jogo RPG, o sistema que mais joguei foi D&D 3ª edição, mas sempre joguei sistemas diversos em inúmeras mesas, atualmente estou mestrando uma campanha de 10 meses de D&D 4ª edição e o grupo é composto de pessoas de 25 anos+, um grupo de jovens adultos ( 7 pessoas). Mestro/jogo mesas de Savage Worlds, é o sistema que mais gosto atualmente, ele incorpora qualidades que mais aprecio num sistema em geral de RPG.
Já os jogadores do grupo de D&D 4ª edição que mestro eu testei com eles diversas sessões de OD/MB e eles aprovaram os dois sistemas baseados no foco para o qual eles foram criados. No RRPG eu jogo OD/MB como pessoas de faixa etárias diversas desde jogadores de 12 anos até de jogadores com mais de 25 anos.

Jogar OD te coloca numa experiência diferente de jogar RPG caso a pessoa seja bem acostumada com D&D 3ª/4ª e outros sistemas na mesma linha. Eu só não coloco a pimenta toda no sentido de desafios/encontros para não matar nenhum PJ de forma injusta, sou tido pelo meus jogadores como um mestre muito imparcial ( já morreu diversas vezes na minha mesa PJ da minha irmã e de minha namorada; eu não protejo ninguém!), as mortes ocorrem de forma justa na minha mesa, os PJ´s usaram estrategias erradas, tiveram azar, etc...;
é obvio que eu deixo claro que realmente em determinados locais se um PJ entrar ele teria grande chance de morrer; imagine que o PJ descobre informações que em tal lugar tem um covil de um dragão ancião e ele vai tentar a sorte na tentativa de pilhar tesouros, cria-se uma situação old school com quebra do status quo do mundo, ele pode morrer ou conseguir o que quer, mais terá que usar muito mais estrategia e inteligência que força bruta, mas nota que ficou claro a mensagem : Covil de um dragão ancião, arrisque a sorte se quiser.
OD/MB trás consigo alguns dos conceitos old school que podem ser usados em qualquer sistema de RPG, há uma valorização da inteligência/estratégia do que simplesmente chutar a porta e entrar.

Quero salientar a jogadores de RPG que são apegados emocionalmente a certos sistema(s) que tenham a mente aberta a novidades e a rolar campanhas com sistemas diferentes, eu mestrei a mesma aventura que no D&D/MB/OD tiveram resultados totalmente diferentes e de diversão multiplas, e sob a ótica de cada sistema eu me aprimorei e melhorei como mestre.
Vejo muito preconceito e pessoas torcendo o nariz para sistemas como OD/MB e considero uma total injustiça a pessoa sem ao menos testar, julgar e detonar a coisa toda. As pessoas teem que testarem de forma limpa e analisando os prós e contras, não existe NENHUM sistema de RPG perfeito. Quando eu digo testar é jogar muitas sessões ( 10 no mínimo), pois só assim você terá uma visão ampla do todo.


Até mais man !
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Mar 2011, 21:38

Alguém precisa chamar o autor de volta pra ele voltar a responder às dúvidas. Ainda quero entender essa questão de testes maiores-menores.
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor Allefcapt em 16 Mar 2011, 01:02

Olá a todos,

VA,
Logo ele estará por aqui. :victory:

Abração.
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 17 Mar 2011, 12:40

Aqui estou eu!

Diga-me sua dúvida.

Abraços
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mar 2011, 15:47

Estava reparando que, para alguns testes, é necessário tirar um número alto no dado. Para outros tipos, é necessário tirar um número baixo nos dados.

Por que essa confusão? É proposital?
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 17 Mar 2011, 20:59

Olá a todos!

Oi Virtual,

É simples. Bem simples de enteder o por que disso.

Antes de mais nada a escolha do rollover e a escolha do rollunder é uma opção de design.

O Rollover acaba sendo dentro da escolha de design mais complicada que o rollunder, uma vez que a mecânica do rollunder contém em si tudo o que for necessário pro teste ser realizado. Já o rollover precisa de uma terceira grandeza como número alvo, CD, meta e etc.

A questão é que o roll over (rolar acima de um valor. O que vc chama de CD) e o roll under (rolar abaixo de um valor) têm paradigmas diferentes. O paradigma do roll over é a dificuldade da tarefa, representada por uma CD, como no caso da 3ª edição do D&D. Ou seja, o que acontece é um teste para ver se o obstáculo é difícil demais para ser superado. Já o paradigma do roll under é totalmente invertido, ele representa a limitação do personagem em superar o obstáculo. Ou seja, o que acontece é um teste para ver se o personagem é apto o suficiente para superar o desafio.

Trocando em miúdos e exemplificando: enquanto no roll over (com uso de Metas) o que importa é o material do qual a porta é feita, no roll under o que importa é a Força do personagem para arrombá-la. Portanto muito mais simples e heróico.

É uma mudança que ninguém se dá conta, mas que ocupa espaço, pra caramba em um livro e torna "o mestrar" mais amarrado, já que o mestre consultar listas de CDs ao invés de só se preocupar um modificadores que ele define no bom senso, característica que nos é imprescindível.

Quanto a confusão, eu não faço nenhuma e no que temos percebido quanto a isso também não tivemos nenhuma pergunta ou dúvida encaminhada no nosso SAJ em relação a isso, até por que o único rollunder do OD ocorre no teste de atributo e nada me parece ser mais simples que "role abaixo da sua força pra conseguir".

É isso. Mais alguma dúvida?

Abraços a todos!
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mar 2011, 21:35

Só para confirmar (faz tempo desde que li o livro, então me perdoe a ignorância): boa parte das ações do OD são feitas por rollover, exceto os atributos, que são rollunder, certo?

A minha pergunta é justamente essa: por que usar dois paradigmas distintos? Por que não adotar apenas um, se estatisticamente ambos funcionam igualmente bem?
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 17 Mar 2011, 21:53

Vamos lá!

Respondi no meu último post.

"É uma mudança que ninguém se dá conta, mas que ocupa espaço, pra caramba em um livro e torna "o mestrar" mais amarrado, já que o mestre consultar listas de CDs ao invés de só se preocupar um modificadores que ele define no bom senso, característica que nos é imprescindível."


E não é boa parte são quase todas, exceto os testes de atributos. Eu matei o teste de atributo com 8 linhas de coluna dupla.

Se o resultado da jogada for igual ou inferior ao valor do atributo, o personagem obteve sucesso em sua empreitada; do contrário, caso o resultado da jogada for superior ao valor do atributo, o personagem fracassou e terá que arcar com as consequências desse fracasso.


Pronto. A explicação de um dos testes mais importante e usados no sistema se resume a isso e só a isso. Se eu optasse pelo rollover eu complicaria o teste, teria de arrumar mais espaço pra explicar, criar um mecanismo acessório de "Classe de Desafio" e etc. Neste caso ele não funcionaria em teste direto sem CD por que pra eu teria de te convencer que força 10 é maior que força 18 já que tirando acima de 10 eu passo no teste em 50% das vezes e com força 18 só em 10%, uma vez que o teste é feito com 1d20.

Onde foi possível simplificar, e usando o seu termo "estatisticamente ambos funcionam igualmente bem" (já que no caso de atributos isso NÃO é verdade) nas jogadas de proteção isso ocorreu. Lá como em todo o restante do jogo é rollover. Por que bastou inverter a evolução da JP, coisa que eu não posso fazer nos atributos, ou todos estariam me perguntando por que no OD um guerreiro com força 10 tem mais chance de sucesso que um guerreiro com força 18.

Entendeu?

Abraços
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Mar 2011, 21:57

Por que não usar só o rollunder, como o GURPS?
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 17 Mar 2011, 22:01

Ok,

Primeiro por que se trata de um jogo com temática D&Dliana e não um retroclone ou "retrogolem" como eu chamo o OD do GURPS. E segundo por que o rollunder não funciona pra todos os testes, ou alguém aqui (fora eu)sente falta do Thac0?

Abraços
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Mar 2011, 22:22

Qual o motivo da utilização de o Thac0, que era uma mecânica com explicação péssima do que o bônus de ataque, que é mais simplificado e serve para mais coisas que apenas ataques físicos?
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 17 Mar 2011, 22:39

Oi Lumine,

Aí realmente não compete a este tópico. Teríamos que migrar a sua pergunta pra uma área onde o assunto não seria offtopic. Mas há uma explicação adequada pra época em que eles criaram a mecânica que era para extinguir as tabelas de progressão de ataque das classes.

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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor AKImeru em 18 Mar 2011, 13:42

Desculpe mas eu ainda bato o pé e afirmo que AD&D não é Old School. Nenhum elemento dele. Quase tudo em AD&D foi uma mudança ao 0D&D e os livros subsequentes, colocando o foco em herois em fantasia medieval. O conceito já não era mais de sobrevivencia em Dungeons, o jogo toma um novo rumo.

E é esse meu problema com Old Dragon, após finalmente ler ele. Ele clama ser Old School, mas é uma interpretação dos conceitos levantados em AD&D...Que por sua vez departe de elementos das edições anteriores.

Mas há uma explicação adequada pra época em que eles criaram a mecânica que era para extinguir as tabelas de progressão de ataque das classes.


Eu joguei todas as edições de D&D (Não na ordem que sairam é claro, minha primeira edição foi AD&D afinal) e eu vou ser muito honesto com você: Thac0 foi uma tentativa de consertar um problema que estava de fato presente nas primeiras edições...E que falhou miseravelmente nisso. Claro, é minha opinião. Não poderia ser objetivo isso.

Um conselho que eu daria a você e seu time seria criar também uma variante sem o Thac0. Recomendo estudar a fundo como ele era feito em 0D&D e tentar melhorar a mecanica. Eu sei que vocês gostam de pensar que não são uma evolução e blablabla, mas todos aqui sabem que as edições antigas não eram perfeitas. E uma coisa é pegar o tom de uma edição, o outro é cometer os mesmos erros dela.

Espero que compreenda o que eu tenho a dizer e não pense que eu estou meramente atacando vocês. Apesar de ter jogado bastante D&D, nunca foi minha praia de fato.
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Mar 2011, 13:47

Aí realmente não compete a este tópico. Teríamos que migrar a sua pergunta pra uma área onde o assunto não seria offtopic. Mas há uma explicação adequada pra época em que eles criaram a mecânica que era para extinguir as tabelas de progressão de ataque das classes.


Não é off-topic. Tem relações com OGL, e com decisões de design, que são, respectivamente, o assuntos dessa seção e deste tópico.

Então, fique à vontade para responder qualquer tipo de indagação quanto às decisões de design que vocês tomaram com relação a Old Dragon, e também para receber feedback de outras decisões de design possíveis e funcionais. Tudo isso neste tópico.
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Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor sarego em 18 Mar 2011, 13:52

Olá gente,
Começando cedo hoje!

Espero que compreenda o que eu tenho a dizer e não pense que eu estou meramente atacando vocês. Apesar de ter jogado bastante D&D, nunca foi minha praia de fato.


Akimeru, compreender eu compreendo. Eu só queria entender o que isso tem o que ver com o Old Dragon.

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