Caro Allefcapt concordo que o trabalho de OD e MB é louvavél, como eu disse eu gostei dos dois sistemas e reintero que vale muito a pena compra-lós, eu apoio o trabalho excelente de autores brasileiros que alavancam a idéia de RPG Indie nacional forte (Independente), mais isso não quer dizer que todo material Indie nacional preste, os melhores trabalhos seus autores devem disponibilizar PDF´s para serem testados, se o cara gosta e aprova deve compra para apoiar ou no mínimo divulgar a coisa, agora comprar RPG Indie ás cegas você pode acabar comprando gato por lebre. Antes de comprar MB/OD eu joguei as versões de PDF deles, depois de aprovados eu os comprei.
Respondendo a pergunta sobre meus sobrinhos/primos, eles possuem faixa etária de 10 a 13 anos, tendo meninas no grupo, o MB foi o mais fácil de assimilação ( mais fácil que 3D&T Alpha, que considero um sistema simples também) em rolar as aventuras, eu uso todas as regras opcionais de MB. Neste ano fará 10 anos que jogo RPG, o sistema que mais joguei foi D&D 3ª edição, mas sempre joguei sistemas diversos em inúmeras mesas, atualmente estou mestrando uma campanha de 10 meses de D&D 4ª edição e o grupo é composto de pessoas de 25 anos+, um grupo de jovens adultos ( 7 pessoas). Mestro/jogo mesas de Savage Worlds, é o sistema que mais gosto atualmente, ele incorpora qualidades que mais aprecio num sistema em geral de RPG.
Já os jogadores do grupo de D&D 4ª edição que mestro eu testei com eles diversas sessões de OD/MB e eles aprovaram os dois sistemas baseados no foco para o qual eles foram criados. No RRPG eu jogo OD/MB como pessoas de faixa etárias diversas desde jogadores de 12 anos até de jogadores com mais de 25 anos.
Jogar OD te coloca numa experiência diferente de jogar RPG caso a pessoa seja bem acostumada com D&D 3ª/4ª e outros sistemas na mesma linha. Eu só não coloco a pimenta toda no sentido de desafios/encontros para não matar nenhum PJ de forma injusta, sou tido pelo meus jogadores como um mestre muito imparcial ( já morreu diversas vezes na minha mesa PJ da minha irmã e de minha namorada; eu não protejo ninguém!), as mortes ocorrem de forma justa na minha mesa, os PJ´s usaram estrategias erradas, tiveram azar, etc...;
é obvio que eu deixo claro que realmente em determinados locais se um PJ entrar ele teria grande chance de morrer; imagine que o PJ descobre informações que em tal lugar tem um covil de um dragão ancião e ele vai tentar a sorte na tentativa de pilhar tesouros, cria-se uma situação old school com quebra do status quo do mundo, ele pode morrer ou conseguir o que quer, mais terá que usar muito mais estrategia e inteligência que força bruta, mas nota que ficou claro a mensagem : Covil de um dragão ancião, arrisque a sorte se quiser.
OD/MB trás consigo alguns dos conceitos old school que podem ser usados em qualquer sistema de RPG, há uma valorização da inteligência/estratégia do que simplesmente chutar a porta e entrar.
Quero salientar a jogadores de RPG que são apegados emocionalmente a certos sistema(s) que tenham a mente aberta a novidades e a rolar campanhas com sistemas diferentes, eu mestrei a mesma aventura que no D&D/MB/OD tiveram resultados totalmente diferentes e de diversão multiplas, e sob a ótica de cada sistema eu me aprimorei e melhorei como mestre.
Vejo muito preconceito e pessoas torcendo o nariz para sistemas como OD/MB e considero uma total injustiça a pessoa sem ao menos testar, julgar e detonar a coisa toda. As pessoas teem que testarem de forma limpa e analisando os prós e contras, não existe NENHUM sistema de RPG perfeito. Quando eu digo testar é jogar muitas sessões ( 10 no mínimo), pois só assim você terá uma visão ampla do todo.
Até mais man !