Oi virtual,
Me desculpe cara mas eu venho aqui pra tratarmos do OD. Se for pra falar sobre as escolhas de design do OD estou dentro. Mas desculpe a pergunta: "Onde entra o thac0 nisso?"
Abraços
Moderador: Moderadores
Desculpe mas eu ainda bato o pé e afirmo que AD&D não é Old School. Nenhum elemento dele. Quase tudo em AD&D foi uma mudança ao 0D&D e os livros subsequentes, colocando o foco em herois em fantasia medieval. O conceito já não era mais de sobrevivencia em Dungeons, o jogo toma um novo rumo.
sarego escreveu:Desculpe mas eu ainda bato o pé e afirmo que AD&D não é Old School. Nenhum elemento dele. Quase tudo em AD&D foi uma mudança ao 0D&D e os livros subsequentes, colocando o foco em herois em fantasia medieval. O conceito já não era mais de sobrevivencia em Dungeons, o jogo toma um novo rumo.
Akimeru, tá certo que seja sua opinião, mas vc sabe que está sozinho com ela né? Considerar que Old School é sinônimo de OD&D é algo que ninguém faz nem mesmo na gringa onde o movimento começou. Inclusive o OSRIC, a iniciativa mais bem sucedida na área é retroclone do AD&D.
E como você também confunde old school com OSR e Old School com sobreviver em dungeons prefiro não cair na seara de discutir gosto pessoal.
Abraços
Me desculpe cara mas eu venho aqui pra tratarmos do OD. Se for pra falar sobre as escolhas de design do OD estou dentro. Mas desculpe a pergunta: "Onde entra o thac0 nisso?"
Swords & Wizardry é baseado claramente na edição revisada da primeira edição de D&D, não em AD&D.
Vocês misturam elementos dessa edição com AD&D por exemplo. AD&D trás mudanças quanto a essa mudança revisada.
Quero que fique claro que isso não remove o Old School do Old Dragon, mas apenas que ele abraça e comporta um pouco mais do que isso. (E para mim é algo positivo. Não sei se é para você.)
sarego escreveu:Swords & Wizardry é baseado claramente na edição revisada da primeira edição de D&D, não em AD&D.
Vocês misturam elementos dessa edição com AD&D por exemplo. AD&D trás mudanças quanto a essa mudança revisada.
Quero que fique claro que isso não remove o Old School do Old Dragon, mas apenas que ele abraça e comporta um pouco mais do que isso. (E para mim é algo positivo. Não sei se é para você.)
O Sword & Wizardry é Old School e um Retroclone. Ele é uma cópia perfeita do OD&D.
O OSRIC é Old School e um Retroclone. Ele é uma cópia perfeita do AD&D1e
O Basic Fantasy NÃO é um retroclone. Mas ele é Old School pelos elementos que usa em suas regras.
O Old Dragon NÃO é um retroclone. Mas ele é Old School pelos elementos que usa em suas regras.
Além destes exemplos há um carrinho de mão cheios de outros jogos da OSR, sejam eles retroclones ou não. Todos são Old School mesmo sendo mais ou menos cópia de uma edição apenas.
Acredito que vc tenha se confundido nisso. O S&W é um retroclone, mas ser retroclone não o faz Old School. ele é old school pelo que clona.
Pois muito bem então. O que é Old School?
sarego escreveu:Pois muito bem então. O que é Old School?
Vou passar o link do meu artigo definitivo sobre o assunto. Escrevi o dito cujo em agosto de 2009 e desde então minha opinião se manteve inalterada.
http://www.paragons.com.br/old-school-mitos-e-verdades/
Agora se eu puder deixar uma dica sobre Old School é: jamais associem Old School a sistemas e/ou interpretação.
Em uma palavra? Atitude! OldSchool é modo, é jeito, é entendimento e mentalidade. OldSchool não é regra, classe e etc. OldSchool é naturalismo contra o positivismo! É freeform, é a liberdade do mestre!
Eu pessoalmente considero algumas caraterísticas pra transformar o seu jogo, seja qualquer jogo, num jogo OldSchool. Pequenas mudanças que podem ser experimentadas em qualquer mesa, de qualquer sistema, em qualquer campanha, que podem ou não, trazer mais divertimento e até por isso, deveriam ser testadas em qualquer mesa! Vamos a elas:
Quanto tempo você leva pra criar um personagem da 3 edição? E da 4e, quanto tempo você leva? Num jogo Old School isso não pode levar muito tempo! 10 a 15 minutos e pronto! Vamos pro jogo! Veja que esse quesito é quase que uma consequência natural da adoção dos dois anteriores.
O mestre deve ser o console e não o cartucho! As regras devem estar a serviço do bom trabalho do mestre. Ele deve poder modificá-las, substituí-las e aplicar no caso concreto sem muita dor de cabeça. Um conjunto de regras coeso e reduzido facilita esse trabalho, uma vez que poucas serão as regras interligadas e o efeito cascata (o de mudar uma regra e acabar atingindo outro ponto do sistema que por sua vez atrapalhará outro ponto e etc…) reduzido.
Estamos jogando RPG e não boardgame. Por mais que miniaturas sejam bonitas, desejáveis e colecionáveis. Por mais que tiles sejam lindos, funcionais e interessantes, um jogo OldSchool não pode “DEPENDER’ de miniaturas e tabuleiros. Nada impede que ele seja usado em conjunto com estes acessórios, eu mesmo desde o AD&D usei miniaturas em meus jogos, mas os combates eram descritivos acima de qualquer coisa. A descrição estimula ações fora do comum. Ações heróicas, difíceis, impossíveis o que é extremamente desejável quando se está jogando D&D, um jogo heróico acima de qualquer coisa!
Ah, só pra explicar a você. OD&D é usado pra diferenciar os "Old" ou 'Original" D&D dos D&D posteriores ao AD&D 2e, tb chamados de 3.x e 4e. Você vai ver a denominação "CLASSIC D&D" pra separar os dois desta era dos D&D do ano 2000.
Se me permite, retirei as partes ao qual achei mais importantes de seu artigo e postei aqui. Espero que não se incomode.
Um comentário meu: Se eu uso uma ferramenta, como digamos, o character builder, que me permite criar uma ficha em menos de 5 minutos...Seria ainda considerado "Old School"? Afinal estou usando uma ferramenta nova, mas com o intuito de agilizar algo.
Então Old School de acordo com sua visão é: Poder ao mestre, regras simples que permita adaptação ao mestre, e interpretação entrelaçado com o sistema?
Então Old School de acordo com sua visão é: Poder ao mestre, regras simples que permita adaptação ao mestre, e interpretação entrelaçado com o sistema?
Tirando a interpretação que eu não vejo como necessária, embora goste, e muito embora não esteja presente nas citações do artigo, é mais ou menos por aí sim.
Releia o trecho. É inocência que vc acredite que eu esteja falando do tempo. Estou falando da quantidade de acessórios sistemáticos e passos de construção!
Tirando a interpretação que eu não vejo como necessária, embora goste, e muito embora não esteja presente nas citações do artigo, é mais ou menos por aí sim.
~Estamos jogando RPG e não boardgame. Por mais que miniaturas sejam bonitas, desejáveis e colecionáveis. Por mais que tiles sejam lindos, funcionais e interessantes, um jogo OldSchool não pode “DEPENDER’ de miniaturas e tabuleiros. Nada impede que ele seja usado em conjunto com estes acessórios, eu mesmo desde o AD&D usei miniaturas em meus jogos, mas os combates eram descritivos acima de qualquer coisa. A descrição estimula ações fora do comum. Ações heróicas, difíceis, impossíveis o que é extremamente desejável quando se está jogando D&D, um jogo heróico acima de qualquer coisa!
O jogador deve ter o seu trabalho facilitado. Criar um personagem deve englobar decisões simples, como raça e classe e todo o resto deve ficar a cargo da interpretação e do conceito do personagem. Se você quer que seu personagem tenha um olho de vidro e use um tapa olho, isso deve ser respeitado como licença histórica, e não como imposição de regras!
Estamos jogando RPG e não boardgame. Por mais que miniaturas sejam bonitas, desejáveis e colecionáveis. Por mais que tiles sejam lindos, funcionais e interessantes, um jogo OldSchool não pode “DEPENDER’ de miniaturas e tabuleiros. Nada impede que ele seja usado em conjunto com estes acessórios, eu mesmo desde o AD&D usei miniaturas em meus jogos, mas os combates eram descritivos acima de qualquer coisa. A descrição estimula ações fora do comum. Ações heróicas, difíceis, impossíveis o que é extremamente desejável quando se está jogando D&D, um jogo heróico acima de qualquer coisa!
Veja que existe a necessidade de termos uma mudança. Se tudo é como há 10, 20, 30 anos atrás não há o que se falar em termos de inovação ou resgate à origens. Certo?
Que a descrição, a narração a imaginação é importante.
Estamos falando de simplicidade na construção, poucos passos, rapidez no sentido de celeridade e não na questão de tempo cronológico. Leia mais uma vez esse parágrafo e se continuar esquisito pra vc explico melhor.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante