Kasuya, isso mostra que tu nào sabe muito sobre 4e, pois em testes de força sempre se adiciona metade do nível, e que as CDs de muralhas de pedra são de CD acima de 40 (apesar de alvenaria ser CD 35, se não me engano).
É, eu não tava lembrando assim de cabeça, mas tava achando que era mais ou menos assim mesmo. Só que as CDs eu deixei bem claro que eu não lembrava. Me baseei por alguém em posts anteriores dizendo que a CD de alvenaria era 30 e citei como exemplo.
Mas que bobagem, isso não mostra que eu não sei muito sobre 4e, mostra apenas que esse é um detalhe da regra pouco útil para o nosso grupo.

E só pra constar, supondo um cara que usa força como Habilidade primária no jogo (ou seja, que provavelmente pôs força 18 no nível 1 e continuou aumentando a força a cada bônus de Habilidade), ele deve ficar com uma força 26 no nível 30. Um modificador base de 8 +15 = 23. Para quebrar uma parede com CD 35 , ele precisaria de um 12 no d20. Parece bem razoável para mim, considerando o D&D um jogo de humanóides acima da média que manipulam poderes semi-divinos (e não como super-homens com super força).
E você não jogou o mesmo God of War que eu, onde tem cenas em que Kratos ocasionalmente quebrou paredes em determinadas cenas (no 2, por exemplo, quando ele vence Perseu). Sem contar as demonstraçòes brutas de força ao carregar estátuas bem grandes pra lá e pra cá como parte dos puzzles do jogo.
Como o Lumine disse, sim, eu quis dizer no gameplay. Você não sai por aí detonando paredes do nada com a força. E, quando ele quebra paredes, veja só, ele geralmente não está usando a força para isso (fazendo teste de força), ele está ATACANDO a parede com suas armas mágicas para quebrá-las (ou seja, manipulando poderes semi-divinos, tal qual no D&D).
Quanto às demonstrações de força bruta. Francamente, você acha mesmo que um personagem de força 26 não seria capaz de arrastar aquelas estátuas e caixotes? E leia bem, ARRASTAR, não LEVANTAR sobre as costas.
Sobre as cut scenes que possa aparecer ele quebrando paredes (a única que eu lembro foi essa do Perseu e ele rachou a parede com a força e a quebrou atacando e não forçando a parede) elas são pra dar um quê a mais à ação do jogo. Da mesma forma que eu já fiz personagens "finalizarem" um inimigo com um golpe que o projetava contra a parede, quebrando-a ou quando um outro matou um dragão com um sucesso decisivo em que eu fiz com que ele cortasse a cabeça do bicho banhando a todos de sangue. Via de regra, eles poderiam ativamente tentar isso? Não, não poderiam mas, como nas cut scenes, vale a pena por para acontecer em situações assim para incrementar a experiência do combate.
Bem, eu gosto de usar pontos heroicos. Basicamente, quando o personagem faz algo muito legal e audaz, ele ganha um ponto heróico. Esses pontos podem ser gastos para feitos incríveis. Isso torna tais momentos especiais; não acho que seria apropriado ao personagem partir uma árvore ou destruir muros sempre que ele quiser.
Sobre essa de pontos heroicos, eu sempre gostei da ideia, mas, por algum motivo, ainda não pus em prática. Tentarei fazer próxima vez que eu narrar D&D 4e.