Na verdade, eu entendi bem sim. É que por uma questão de lógica mesmo (minha lógica, enfim...) eu não vejo pessoas/países/qqrcoisa que nunca deram uma casca de banana pra alguém sem querer nada em troca estarem oferecendo "vantagens inimagináveis" como uma participação num grupo especial dos "bam-bam-bans" se o retorno deles não for grandemente superior às vantagens que oferecem, principalmente a um país tipo o Brasil que se um estrangeiro faz xixi num saquinho as pessoas guardam aquilo de recordação. É cultura daqui puxar o saco de gente de país rico, e eles sabem disso. Eles sempre trataram nosso país como o quintal deles, mandam empresas pra cá pra cobrarem serviços caríssimos, e a gente paga e ainda acha bom (nem sempre acha bom, mas paga assim mesmo), entre outras coisas. E o povo reclama mas não faz nada de verdade.
Agora, continuando com a lógica (minha lógica, repito): pensa num cara que sempre tirou sarro da sua cara porque ele tinha um super restaurante 5 estrelas e vc tem uma barraquinha de cachorro-quente. Você é o sucesso do seu bairro, o melhor cachorro-quente da região. Aí aquele cara do restaurante entra em falência e vem todo santinho pro seu lado propondo parceria. Primeiro, fazer parceria com gente falida já não me soa muito saudável. Aí a parceria dele é, você entra com o trabalho, recursos, sua fama de melhor cachorro-quente e em troca ele te dá... acesso à cozinha dele. Agora você pode cozinhar salsichas num fogão industrial. UAU!!!
Analogias idiotas à parte, só porque brasileiro é preguiçoso/acomodado o suficiente pra não ter "culhões" de ir lá e transformar o país numa "Europa" (qualidade-de-vida-mente falando), mesmo tendo condições de fazer isso, não significa que um "passe-livre" a esse tipo de coisa vai fazer com que todo mundo fique feliz pra sempre. Sei lá, é só olhar a História... ninguém nunca quer parceria, querem é pegar tudo o que puderem pra benefício próprio. Todo mundo tenta fazer isso desde sempre em todo lugar, a diferença é que tem gente q abaixa a cabeça e deixa, e tem gente q fala que não e luta, nesse caso pode até sair parceria. Aí é MUITO FÁCIL você chegar num povo sem educação e que tem tudo aquilo que você quer pra vc, oferecer de graça pra eles aquela coisa que eles sempre quiseram mas não querem trabalhar pra conseguir e convencer todo mundo que o benefício vai ser mútuo. Eu não acredito, posso estar sendo extremamente ignorante, mas não acredito nisso MESMO.
Capacidade de ter um tipo de sociedade igual a sociedade europeia o Brasil tem, competência pra isso é que não tem. Além de que nada que vem muito fácil tem valor...