Erros críticos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Erros críticos

Mensagempor Ric.freitas em 22 Nov 2007, 16:32

Tirou 1, errou o ataque.
E só.

É muito melhor jogar dessa forma.
E acreditem, isso pode ser o suficiente para jogar todo o planejamento de um personagem por água abaixo e até levá-lo a morte. :ops:
Ric.freitas

Erros críticos

Mensagempor Parappa em 22 Nov 2007, 18:09

Um resultado 1 no d20 é uma probabilidade de 5 %

Então de acordo com essa história de erro crítico, a cada 20 ataques, uma vez a arma vai ao chão/acerta um colega/escorrega e cai no chão?

Imaginem o filme do senhor dos anéis. Seguramente, só entre as cenas mostradas, cada um deles (Gimli, Legolas e Aragorn) deu pelo menos 40 ataques. Se essa regra fosse verossímil, imagine a cena:

Legolas nas duas torres "A armadura deles é fraca na garganta". E em seguida mira, retesa o arco, que arrebenta e acerta o olho dele.

Aragorn, na sociedade do anel, cercado pelos espectros e defendendo Frodo, com uma apara de lenha flamejante na mão, se prepara para arremessar e - falha crítica- a apara cai da mão dele fazendo sua capa pegar fogo.

Quer dizer, essa regra não é apenas desequilibrada. É anticlimática também.

Outra coisa: acho que essa regra só aumenta o abismo entre os conjuradores e as demais classes. Ou um mago sofreria uma falha crítica numa magia de toque vampírico e tocaria a si mesmo? :sobrancelha:
Parappa

Erros críticos

Mensagempor Alduim em 22 Nov 2007, 18:35

É que na minha mesa Erro crítico é vaca sagrada e acho que na verdade que tem mais probabilidade de se ferrar é o mestre já que a quantidade de monstros geralmente é maior que a quantidade de heróis.
E o efeito dramático na mesa é legal quando um jogador joga o dado e cai um 1 todos se calam e fica aquele clima de "agora fudeu" hehehehe
Outra coisa: acho que essa regra só aumenta o abismo entre os conjuradores e as demais classes. Ou um mago sofreria uma falha crítica numa magia de toque vampírico e tocaria a si mesmo? :sobrancelha:

Ah! sei lá a magia causa uma explosão cusando dano ao conjurador ou ele conjura algo no lugar sei lá...
Alduim

Erros críticos

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 18:38

Quer dizer, essa regra não é apenas desequilibrada. É anticlimática também.

EXATO!
Concordo em grau e número!
Eu odeio essa regra, acho um absurdo. E os magos da campanha que jogo já utilizam Spell Points, que deixam BEM mais fortes do que normalmente já são. Mas o problema é convencer o mestre... Ele deixa isso porque se diverte vendo a desgraça, coisa de quem cresceu jogando Aventuras Fantásticas... E infelizmente, o desgraçado é o melhor mestre, em termos de narração, que já conheci.

Acredite, já vi cenas absurdamente ridículas no meu rpg, inclusive a quase morte do meu personagem pra salvar a arma do anão que caia num precipício.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Erros críticos

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2007, 18:48

E eu jah vi um anã morrer afogado pq pulou no rio com full plate e tudo pra pegar de volta seu machado que caiu lah depois de uma falha critica... :rolando:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Erros críticos

Mensagempor Lune em 22 Nov 2007, 18:54

Não acredito que um anão morreu afogado. Com a Constituição alta, o cara provavelmente tem tempo suficiente pra chegar no fundo e simplesmente ir caminhando até a margem, ou sei lá, tirar 20 em um teste de Swim! Sem mencionar, claro, os outros membros do grupo, que certamente deveriam estar jogando Three-Dragon Ante enquanto a anã se afogava XD

Sério. Afogamento é triste.
Imagem

Imagem
Lune

Erros críticos

Mensagempor Youkai X em 22 Nov 2007, 19:05

Poderia ser pior, o não poderia ter morrido afogado com apenas 1 polegada de água, como já ouvi dizer que aconteceu numa mesa ( o personagem em questão caiu paralisado com Imobilizar Pessoa de cara na água)
Youkai X

Erros críticos

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 19:33

Essa sim é uma morte lenta e torturosa...

E eu jah vi um anã morrer afogado pq pulou no rio com full plate e tudo pra pegar de volta seu machado que caiu lah depois de uma falha critica...

Por que raios ela não pegou outra arma pra terminar o combate, e depois tirou a armadura e nadou pra pegar? Ou deixasse alguém com Swim mais alto fazer o trabalho?
Elucide minha mente quanto a esta dúvida, por favor.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Erros críticos

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2007, 19:42

Eu já vi um Anão de FULL PLATE se jogar em um poço de TRINTA metros de profundidade em cima de uma ELFA ladina que se encontrava no FINAL do poço.

Isso no nivel 1.

Desnescessario dizer que os dois tiveram uma terrivel morte.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Erros críticos

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2007, 19:46

Cara, não é D&D, mas me lembro do Storyteller. Cinco humanos vs. o vilão final da história, um vampiro setita fodão de baixa geração (NPC), num combate que provavelmente mataria alguns dos humanos. Primeiro turno, eu (Narrador) saio mal na Iniciativa. Um dos personagens-jogadores puxa uma estaca, e ataca o vampiro. Bons sucessos no ataque. Eu vou me esquivar e... FALHA CRÍTICA. Absorvo dano mas não é suficiente. Vampiro cai paralisado no chão.

Fim da história.

Eu não acreditei naquilo. Tipo, eu tinha feito aquele NPC para tocar o terror no coração dos PJs. E ele caiu no primeiro golpe na primeira rodada sem fazer absolutamente nada. E fim da história. Aff.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Erros críticos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Nov 2007, 20:13

Não é equilibrado. Os efeitos negativos típicos de um erro crítico são muito, muito mais drásticos do que o benefício de um acerto crítico (leia-se: apenas aumentar o dano de um golpe que já tinha acertado pra começo de conversa).

Não se você ter que "confirmar" o erro critico... O que é desequilibrado, sim, e que, como não tem regras os mestres acabam "exagerando" (clássico caso de perder/quebrar a arma). Acho que se tem a "emoção" de tirar um 20 tem que ter a "raiva" de se tirar um 1.

E acreditem, isso pode ser o suficiente para jogar todo o planejamento de um personagem por água abaixo e até levá-lo a morte. :ops:

Assim como um crítico (20) praticamente "virou" a batalha a favor dos players em nossa última aventura.

E o pior, ele ainda faz questão de usar erro crítico em testes de PERÍCIAS... ¬¬

E uma coisa estranha...eu prefiro considerar que 1 é falha (pois mesmo aquele cara que tem 200 ranks pode errar)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Erros críticos

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2007, 20:20

Acho que se tem a "emoção" de tirar um 20 tem que ter a "raiva" de se tirar um 1.

Mas os oponentes também podem ter acertos críticos! Aí é que está! Os PJs têm mais chance de levar críticos de monstros (pois enfrentam muitos monstros ao longo da história) e têm mais chance de levar falhas críticas também. Embora tecnicamente o Mestre tenha as mesmas chances, os prejuízos se dividem entre os monstros, que vêm e vão ao longo da história, enquanto os PJs ficam e acumulam azares.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Erros críticos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Nov 2007, 20:25

se for considerar a rolagem de dados...acho que o mestre tem mais probabilidade de tirar um "1" e um "20" pois, normalmente o número de oponentes e maior que o de PC's.

Sim os PC podem até levar mais danos, mas também se curam (e geralmente os monstros não fazem isso)...

O que sou contra é: Critico= perda da arma ou "situação comédia"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Erros críticos

Mensagempor Torneco em 22 Nov 2007, 20:46

Eu parei de usar erros críticos depois de um tempo, mas, eu lembro uma cena memorável que os jogadores lembram até hoje. Vale lembrar que a gente usava uma regra que cada vez que você rolava um 20 ou um 1 novamente, o efeito do golpe aumentava.

O meio orc bárbado dispara em carga na direção de 3 orcs. Rola ataque, 1. Rola confirmar erro crítico, 1. Rola extra crítico, 1. Rola o d20 denovo, número bem baixo. Resultado, o cara tropeça no meio do caminho, a arma sai voando e cai de cara numa bosta de cavalo. Os orcs falham em um teste de vontade 10 e caem na rizada. O resto do grupo avança e elimina os orcs rápidamente.

Bem, pelo menos, em outra ocasião, o cara conseguiu tantos 20 seguidos em um único golpe que matou o chefe da aventura em um só golpe, trepassou uma árvore e duas barracas.
Torneco

Erros críticos

Mensagempor Smaug em 22 Nov 2007, 20:54

Por que raios ela não pegou outra arma pra terminar o combate, e depois tirou a armadura e nadou pra pegar? Ou deixasse alguém com Swim mais alto fazer o trabalho?
Elucide minha mente quanto a esta dúvida, por favor.

Pois eh... :bwaha: esse grupo era meio... disperso, digamos que cada um tava na sua durante toda a aventura e não se ajudavam a menos que a coisa afetasse a todos... o bendito anão saiu pra caçar (usando seu machado de combate) e foi atacado por lobos, ao revidar tirou falha critica e o machado caiu no rio... ele não pensou duas vezes e falou "Toh pulando no rio atrás dele"... ele não tinha comprado swim... afundou que nem pedra por causa do peso da armadura...
Ateh hj eu tento saber pq ele não sacou a espada curta dele... o resto do grupo tava no acampamento...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários