Small Unit Tactics

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Abr 2011, 16:25

Mas mesmos os âmbitos específicos independem da tecnologia....ou seja. Terreno alto é vantagem seja você lutando com arcos, seja com metralhadoras, com lazers ou até mesmo lutando com sabres em uma escada :victory:

Claro que as coisas mudam se houver tecnologias diferentes (ao melhor estilo Avatar). Uma unidade que usa arcos contra outra que usa metralhadoras está em franca desvantagem.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Armitage em 07 Abr 2011, 19:49

Mas Corvo, não é apenas questão de “desvantagem” – diferenças nas especificidades dos armamentos podem causar toda uma mudança no comportamento tático-operacional dos combatentes. A forma como um pelotão de arqueiros medievais toma uma posição inimiga será bem diferente da forma como um pelotão de mosqueteiros o fará, que por sua vez será bem diferente da forma que um pelotão de infantaria moderno o fará – e isso considerando apenas a diferença nos armamentos (se considerarmos a diferença dos outros fatores então – comunicação instantânea, coletes à prova de projéteis, granadas e outras armas de apoio, etc – aí mesmo que as “regras do jogo” mudam radicalmente).

Corvo, se a diferença tecnológica fosse, de fato, pouco relevante para os métodos e táticas empregadas em combate, não acha que estaríamos usando algum análogo moderno de “lanceiros na frente, cavalaria nos flancos, arqueiros por trás” até hoje??
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Abr 2011, 21:23

Corvo, se a diferença tecnológica fosse, de fato, pouco relevante para os métodos e táticas empregadas em combate, não acha que estaríamos usando algum análogo moderno de “lanceiros na frente, cavalaria nos flancos, arqueiros por trás” até hoje??

Troque lanceros para infantaria ; cavalaria para veículos motorizados e arqueiros para artilharia de longa distância/aviões :victory:

Sabia que as táticas de "a arte da guerra" (livro escrito na china medieval) são usadas até hoje?

A forma como um pelotão de arqueiros medievais toma uma posição inimiga será bem diferente da forma como um pelotão de mosqueteiros o fará, que por sua vez será bem diferente da forma que um pelotão de infantaria moderno o fará.

Sim por causa das evolução do ataque/defesa mas, na essência, há poucas variações nas táticas (acabe com a comunicação do inimigo/ fique em terreno elevado/ faça o inimigo despetiçar munição...etc)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Deicide em 07 Abr 2011, 23:44

Corvo da Tempestade escreveu:Troque lanceros para infantaria ; cavalaria para veículos motorizados e arqueiros para artilharia de longa distância/aviões :victory:

hehe, e o melhor é que exércitos usam essa analogia. Infantaria antigamente eram os lanceiros; hoje são os soldados com armas leves; tanques e veículos de combate são parte da "cavalaria" moderna; e antigamente os arqueiros eram de fato artilharia.

Só o alcance das armas e o poder destrutivo mudaram.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Armitage em 08 Abr 2011, 00:08

Corvo, você está se referindo a princípios gerais/tático-estratégicos, que se aplicam a qualquer conflito armado (ganhe o terreno privilegiado; ganhe informação privileviada; canse o inimigo; deixe-o confuso; etc), mas está ignorando que existem princípios específicos/tático-operacionais, que irão mudar de acordo com as condições específicas - e é desse nivel que estou falando. Pense dessa forma: o que você está falando é o "o quê". Mas para se implementar esse "o quê", deve-se planejar o "como". Entendeu ?

O primeiro princípio de qualquer guerra, segundo Sun-Tzu, é informação - aquele que conhecer a si mesmo e ao inimigo, tem a vantagem. Mas "como" você conhece o inimigo e a si mesmo? Resposta: depende dos recursos que você tem em mão, que por sua vez dependerão da época e lugar que você está. Um oniwabanshu (chefe da inteligência) do shogunato tokugawa no japão feudal tem a seu dispôr recursos bem diferentes do que um oficial da CIA nos dias de hoje terá para aquisição de inteligência. O primeiro dependerá quase exclusivamente de HUMINT (inteligência adquirida por meio interpessoal), enquanto o segundo terá a seu dispôr COMINT, TECHINT, SIGINY, GEOINT, e o escambau (veja isto para maiores detalhes).

Percebe agora que há uma "camada" tático-operacional, responsável por levar a cabo as estratégias, e que será diferente de acordo com os recursos disponíveis ? ;)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor arghsupremo em 08 Abr 2011, 08:45

Essa confusão toda começou quando o Silva abriu um tópico completamente genérico para falar sobre um assunto que só mais tarde deixou claro que era sobre combate de pequenas unidades nos dias de hoje. Se é assim, acho que realmente não cabe a comparação com combates medievais mais realista.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Agnelo em 08 Abr 2011, 08:49

"Quando falo de Small Units Tactics quero dizer coisas realistas, como elfos hackers ao lado de trolls com canhões de braço." (Silva, 2011)
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 08 Abr 2011, 08:54

Continuando o off (Já que há muito tempo deixamos de falar do "Small" :rolando: )

Eu não estou ignorando os princípios específicos/tático-operacionais, estou apenas dizendo que o principal de uma estrátégia independe do nível da tecnologia. Assim como a física de uma roda é a mesma deste a idade da pedra até hoje (só muda o material) as táticas são, basicamente, as mesmas.

Como você mesmo disse há várias maneiras de conseguir uma informação (uma verdadeira "sopa de letrinhas") mas qual é o objetivo? conseguir informação.

Voltando ao tópico:

Talvez não de pra falar em SUT na época medieval (relamente não sei sobre isso) mas,os RPG tem como gênero a:fantasia mediveal. Ou seja tem um comportamento muito semelhante a um grupo de soldados atuais.
Corvo da Tempestade

Mensagempor arghsupremo em 08 Abr 2011, 09:13

Corvo da Tempestade escreveu:Talvez não de pra falar em SUT na época medieval (relamente não sei sobre isso) mas,os RPG tem como gênero a:fantasia mediveal. Ou seja tem um comportamento muito semelhante a um grupo de soldados atuais.

Não generaliza. RPGs têm variados temas. E o Silva já deixou claro o assunto que ele queria discutir não é sobre época medieval como estavam discutindo.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 08 Abr 2011, 10:22

Não generaliza. RPGs têm variados temas. E o Silva já deixou claro o assunto que ele queria discutir não é sobre época medieval como estavam discutindo.

:triste: Me expressei mal. Não era minha intenção generalizar. O que eu quis dizer é que os RPG de temas medieváis, salvo raras excessões, não tem a intenção de representar fielmente a época. Nestes há uma época medieval romanceada (como a presença do comércio monetário, por exemplo).Temos arqueiros fazendo a função de um sniper moderno, pessoas de armadura pesadas pulando e rolando, etc.

Então, pelo bem da discussão, não vejo o porque limitar a cenários "modernos" se os argumentos valem a maiora dos cenários.
Corvo da Tempestade

Mensagempor Batousa em 08 Abr 2011, 10:37

pô mas a discussão tava legal, não precisava ter interrompido.

E quanto as analogias, ate hoje quando chega reforços, se usa "a cavalaria chegou"
Imagem
Batousa

Mensagempor arghsupremo em 08 Abr 2011, 10:39

Corvo da Tempestade escreveu:Então, pelo bem da discussão, não vejo o porque limitar a cenários "modernos" se os argumentos valem a maiora dos cenários.

Batousa escreveu:pô mas a discussão tava legal, não precisava ter interrompido.

Longe de mim querer moderar o que há de ser discutido aqui ou não. Mas a proposta do criador do tópico era discutir sobre outra coisa. Claro que não ficou claro no primeiro post, mas depois ele remediou.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Batousa em 08 Abr 2011, 10:56

Verdade.
Edita o nome do post, pq a discussão que ta agora, ta bem melhor que a original =D
Imagem
Batousa

Mensagempor Corvo da Tempestade em 08 Abr 2011, 13:11

Edita o nome do post, pq a discussão que ta agora, ta bem melhor que a original =D

Editar pra que nome???

As guerras foram sempre ditadas pelo contexto ataque/defesa. O desenvolvimento de armas de fogo inutilizou as armadudas, mas foram criados os coletes a prova de bala....
Corvo da Tempestade

Mensagempor Armitage em 09 Abr 2011, 13:25

Achei: www.thelightningpress.com/assets/files/SUTS-6.pdf

Segundo esse documento,um assalto ("raid") se dá com 3 times: segurança, suporte e assalto.

O time de Segurança fica no flanco ou retaguarda, garantindo que a operação não seja surpreendida por reforços, e que o alvo se retire.

O time de Suporte fica no centro, de preferência em terreno elevado/privilegiado, de forma a cobrir o avanço do time de frente com fogo pesado. É o time responsável pelo maior número de casualidades inimigas.

O time de Assalto vai à frente, carregando armamento leve e se mantendo furtivo. É responsável por abordar o alvo diretamente, seja destruindo-o ou coletando-o (dependendo do tipo de objetivo).

Só que isso leva em conta um pelotão inteiro (de 16 a 50 soldados), então não sei como ficaria no caso de uma unidade de 5 elementos, como é o caso típico dos cenários de rpgs modernos.

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias