Sobre a sua outra afirmação Russel, eu poderia devolver a pergunta para você: suponho eu que você conheça a grande maioria dos jogadores old school para afirmar o que você já falou. Mas é empiricamente impossível, não é mesmo? Você conhece apenas o que tem contato. E eu conheço tão somente apenas isso. Com os que eu tenho contato tenho essa impressão.
1°eu não disse que todo jogador old schooler e um grognard que se acha o dono da verdade, apenas argumentei contra o que foi apresentado aqui
2° se você conhece apenas o que tem contato, você não pode afirmar que "a grande maioria faz assim" a menos que você tenha contato com a grande maioria. o maximo que você pode diser é: "os jogadores com quem tenho contato fazem assim"
O estilo New School vem, quase sempre, de jogos como Ragnarok, WoW, Priston Tale, onde o grande objetivo é "matar monstro, upar, montar build e seguir pro PVP". Essa é a impressão que eu tenho. Se você puder me apontar onde ter outra impressão que não dependa das regras, ficaria grato.
de novo você esta generalisando com base em experiencia com alguns.
tanbem conheço muita gente que jogava rpgs eletronicos antes de começar no rpg de mesa e nenhum deles quer saber so de matar, matar, matar(por que se eles quisesem ficar so nisso teriam continuado com wow, ragnarok e etc).
E para finalizar: por que optimizar meu personagem vai me impedir de interpretá-lo? É a mesma questão da virtude na eudaimonia de Aristóteles: todo excesso é ruim. Todo excesso é vício. A otimização passa a ser ruim quando ele se torna o ponto principal do personagem, deixando de lado outros aspectos tão importantes quanto como a diversão do grupo, a interpretação, a verossimilhança, entre tantos outros.
eu optimiso o meu personagem ao mesmo tempo que faço tudo isso

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader