[ PORTAL 2 ]

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

[ PORTAL 2 ]

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Abr 2011, 20:22

Então, tópico sobre o lançamento mais esperado do mês.

OBRIGATÓRIO usar tags de Spoiler quando for falar de QUALQUER COISA que possa revelar algum detalhe que seria melhor a pessoa descobrir jogando. Sério, comentar qualquer coisa sobre o enredo fora da tag de Spoiler é um desrespeito com os amigos que não terminaram o jogo ainda. Coloque-se no lugar deles e imagine se alguém tivesse revelado pra você que os verdadeiros pais da Chell eram um casal de portais. Você ia gostar? Essa surpresa no final ia ter a mesma graça? Aposto que não. :sobrancelha:

Dito isso, bora comentar. :)

O Phil tinha dito que não testou o jogo ainda porque o PC mal consegue rodar Portal 1. Bom, eu tive a nítida impressão de que Portal 2 roda bem mais leve do que Portal 1, na verdade. Joguei na resolução máxima sem nenhum slowdown, coisa que não conseguia fazer no 1.

Alguém já testou o modo cooperativo? É bacana? Ainda não tive tempo de jogar, mas quero tentar no feriadão.

Uma coisa que eu achei MUITO legal foi a música do jogo, que é feita com "procedural generation", ou seja, vão acrescentando ou alterando notas conforme você usa ou ativa elementos da sala em que está. Em certos pontos isso fica bem aparente, e dá um charme extra ao jogo. Eu tenho um problema SÉRIO com trilhas sonoras de jogos, se eu começar a sentir que ficou repetitiva, logo dá vontade de desativar tudo e jogar sem música. Obviamente, não tive problema algum com Portal 2. :)

Tem muito adolescente espinhento que tá reclamando no metacritic porque o jogo é "curto demais e terminou em 4 horas", o que é uma mentira completa - nem que o cara soubesse o jogo de cor e fizesse um speedrun ia conseguir terminar nesse tempo. A campanha single player leva umas 8 a 10 horas, dependendo de quanto você é bom com puzzles, e além disso ainda tem a campanha multiplayer cooperativa (mais umas 6 horas), rejogar a single player pra procurar os segredos ou fazer achievements, baixar map packs da internet (thinkingwithportals.com e portal2maps.com logo terão mapas novos pro jogo), ver o comentário dos desenvolvedores... não dá pra dar muito peso pra esses comentários.

Também tem adolescente revoltadinho com o fato de ter DLCs à venda logo depois do lançamento do jogo, mas esquece de perceber que os DLCs são 100% inutilidades cosméticas, só itens pra deixar seu robô bonitinho no modo multiplayer (igual aos chapéus de TF2), e não tem absolutamente nenhuma necessidade de comprá-los pra curtir o jogo.

Depois volto pra fazer alguns comentários por spoilers, agora preciso terminar uma prova aqui. :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: [ PORTAL 2 ]

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Abr 2011, 23:59

Acabei de zerar o jogo, e a única impressão que tive é:

QUE FOOOODAAAA!!!! Não vou dizer que é o melhor ou mais marcante jogo que já joguei (a leva de jogos dos últimos tempos tem sido tão boa que é difícil escolher um). Mas, sem dúvidas, ele vai entrar na lista.

Portal 2 é um melhoramento total em relação ao primeiro, com mais elementos de jogo, puzzles mais inteligentes, e um desenvolvimento de enredo MUITO bom.

Eu acho que vi três enredos independentes no jogo, de uma única vez!

E o final... ah, aquele final. Muito bom.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Abr 2011, 00:18

Assim como em Portal 1, o que torna o enredo realmente memorável são as vozes, a interpretação dos dubladores está simplesmente PERFEITA. E o senso de humor dos roteiristas continua impecável, no mesmo nível dos diálogos da batalha final contra GlaDOS no primeiro jogo. Ou melhor.

Qual puzzle foi o mais difícil pra vocês?

SPOILER: EXIBIR
Pra mim teve apenas um puzzle que eu travei, mas nesse eu acabei ficando vários minutos até resolver. Foi lá pelo capítulo 8 ou 9, aquele puzzle com 3 sentry turrets atrás de um vidro, um raio repulsor e um tubo de tinta azul.
Eu demorei pra entender a utilidade do botão pra reverter o raio repulsor, mas não muito. Logo estava pintando o cenário inteiro (do meu lado do vidro) de azul. Só que não achei utilidade nenhuma pra isso. E aí eu demorei MUITO pra suspeitar que a tinta afetaria as turrets. Isso foi muito contra-intuitivo pra mim, porque contraria o que você tinha visto até aquele momento no jogo (mesmo quando jogava a tinta sobre você mesmo, ela não causava efeito nenhum a menos que você pulasse, e turrets não pulam!). O que também contribuiu pra eu demorar nessa sala é que há outra solução que parece TEORICAMENTE possível: usar a tinta azul pra ganhar velocidade, abrir um portal na parede do lado das sentries e se arremessar contra elas pra derrubar no precipício. Várias vezes eu consegui derrubar duas delas, mas a terceira sempre me matava.

Óbvio, mesmo quando você fica travado em algum puzzle, persistir e resolver ele sozinho é BEM mais gratificante que sair catando um guia por aí. Recomendo continuar tentando, vale a pena.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Nibelung em 21 Abr 2011, 05:08

Acabei de zerar o modo co-op com o Frost. Provavelmente porque tinha dois pensando ao mesmo tempo, o modo me pareceu bem mais fácil que o single player.

Não vou spoleiar porque é bem no começo. Logo que você resolve o primeiro puzzle do co-op, a Glados fala algo como "Parabéns por ser tão esperto e solucionarem isto. Espere, vocês não são humanos. Então eu não preciso elogiar vocês. Você não imagina como é difícil elogiar alguém por fazer o óbvio"

Eltor:
Lembra do cubo azul preso no vidro? Então, o raciocínio é o mesmo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Abr 2011, 08:52

Nibe, sim, bem depois eu fui lembrar dele. Só que aquele primeiro semi-puzzle eu resolvi tão rápido que nem prestei atenção, então não estava retido na memória quando a informação teria me ajudado.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Abr 2011, 03:01

Uma coisa que notei:
O bolo continua sendo uma mentira.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Abr 2011, 12:50

_Virtual_Adept_ escreveu:Uma coisa que notei:
O bolo continua sendo uma mentira.

A única menção ao bolo no jogo é sutil... e hilária.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Kear em 22 Abr 2011, 13:56

Terminei o jogo hoje cedo; e nossa, ô jogo bom =x

Achei que ia morrer no jogo, duas vezes:
Quando você chega na porta falsa pra matar a Glados e ela te cerca de painéis, eu achei que ia ser esmagado; e por causa daquela animação nas paredes dos elevadores com um monte de turrets, eu tinha muita ceteza que ia ser cercado no fim do turrets, só não esperava ver eles...well, you know xD

Morri duas vezes na batalha final, pra ficar ouvindo as frases dos cores.
Kear

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Abr 2011, 14:07

Eu refiz a batalha final 3 vezes pra ter certeza que ouvi TODOS os diálogos. :)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Abr 2011, 14:59

Alguém além de mim achou que a música dos créditos não é tão boa quanto Still Alive?
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor stinger957 em 22 Abr 2011, 15:35

Perguntas: vcs acharam, de verdade que o jogo vale a pena? O que melhorou do primeiro jogo pro segundo?

Li umas reviews que reclamaram que o jogo tá muito caro pro tanto que ele oferece. Tou vendo se vale a pena gastar 45 dólares ou esperar um pouco pra abaixar o preço...
Imagem
stinger957

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Abr 2011, 15:40

O jogo melhorou MUITO em relação ao primeiro. E, como o próprio Eltor já disse, essa história de que o jogo oferece pouco é balela.

O modo campanha é comprido, há um modo co-op quase tão comprido quanto, e foram adicionados diversos elementos de gameplay (como os géis, por exemplo).
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Nibelung em 22 Abr 2011, 15:43

stinger957 escreveu:Perguntas: vcs acharam, de verdade que o jogo vale a pena? O que melhorou do primeiro jogo pro segundo?

Quatro personagens novos (dois na campanha single player, mais os dois bots), o jogo tem o 3 ou 4 vezes mais conteúdo que o primeiro, o modo multiplayer é MUITO FODA, e as mecânicas novas (gel) são divertidas.

Pra mim, valeu o preço.

_Virtual_Adept_ escreveu:
Alguém além de mim achou que a música dos créditos não é tão boa quanto Still Alive?

Eu achei tão bom quanto. Acho que é mais questão de costume mesmo, porque Still Alive é um clássico.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Abr 2011, 15:49

Se tu gostou do primeiro, tem 150% de chance de gostar do segundo. Ele pega tudo de bom que o primeiro tinha, e melhora.

No quesito inovação, agora tu tem bem mais elementos interagindo com portais: pontes de "luz sólida", feixes de laser (e um cubo que redireciona lasers), 3 tipos diferentes de gel (cada um com propriedades físicas diferentes), raios repulsores/atratores, etc. Isso abre um potencial bem grande pra criação de novos mapas pelos jogadores, logo a gente deve começar a ver alguns downloads bem legais saindo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Nibelung em 22 Abr 2011, 16:12

Pelo que eu entendi, o laser é o substituto da bolinha de energia do 1. Possivelmente porque era um saco ficar vigiando a bolinha se mover.
Imagem
Imagem
Nibelung

Próximo

Voltar para Video Games