OBRIGATÓRIO usar tags de Spoiler quando for falar de QUALQUER COISA que possa revelar algum detalhe que seria melhor a pessoa descobrir jogando. Sério, comentar qualquer coisa sobre o enredo fora da tag de Spoiler é um desrespeito com os amigos que não terminaram o jogo ainda. Coloque-se no lugar deles e imagine se alguém tivesse revelado pra você que os verdadeiros pais da Chell eram um casal de portais. Você ia gostar? Essa surpresa no final ia ter a mesma graça? Aposto que não.

Dito isso, bora comentar.
O Phil tinha dito que não testou o jogo ainda porque o PC mal consegue rodar Portal 1. Bom, eu tive a nítida impressão de que Portal 2 roda bem mais leve do que Portal 1, na verdade. Joguei na resolução máxima sem nenhum slowdown, coisa que não conseguia fazer no 1.
Alguém já testou o modo cooperativo? É bacana? Ainda não tive tempo de jogar, mas quero tentar no feriadão.
Uma coisa que eu achei MUITO legal foi a música do jogo, que é feita com "procedural generation", ou seja, vão acrescentando ou alterando notas conforme você usa ou ativa elementos da sala em que está. Em certos pontos isso fica bem aparente, e dá um charme extra ao jogo. Eu tenho um problema SÉRIO com trilhas sonoras de jogos, se eu começar a sentir que ficou repetitiva, logo dá vontade de desativar tudo e jogar sem música. Obviamente, não tive problema algum com Portal 2.

Tem muito adolescente espinhento que tá reclamando no metacritic porque o jogo é "curto demais e terminou em 4 horas", o que é uma mentira completa - nem que o cara soubesse o jogo de cor e fizesse um speedrun ia conseguir terminar nesse tempo. A campanha single player leva umas 8 a 10 horas, dependendo de quanto você é bom com puzzles, e além disso ainda tem a campanha multiplayer cooperativa (mais umas 6 horas), rejogar a single player pra procurar os segredos ou fazer achievements, baixar map packs da internet (thinkingwithportals.com e portal2maps.com logo terão mapas novos pro jogo), ver o comentário dos desenvolvedores... não dá pra dar muito peso pra esses comentários.
Também tem adolescente revoltadinho com o fato de ter DLCs à venda logo depois do lançamento do jogo, mas esquece de perceber que os DLCs são 100% inutilidades cosméticas, só itens pra deixar seu robô bonitinho no modo multiplayer (igual aos chapéus de TF2), e não tem absolutamente nenhuma necessidade de comprá-los pra curtir o jogo.
Depois volto pra fazer alguns comentários por spoilers, agora preciso terminar uma prova aqui.

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader