Erros críticos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Erros críticos

Mensagempor Fëanor em 22 Nov 2007, 21:30

Em níveis iniciais não tem problema, mas quando o cara ta em nivel 16 e tem 8 ataques por turno, tirar 1 deixa extremamente desequilibrado, principalmente se a arma do cara sair voando por ai.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Erros críticos

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 21:54

Ateh hj eu tento saber pq ele não sacou a espada curta dele... o resto do grupo tava no acampamento...

Agora ele tá fazendo a mesma pergunta a si mesmo, do lado de Moradin... huahuahuahuahuhu! :rolando:

Em níveis iniciais não tem problema, mas quando o cara ta em nivel 16 e tem 8 ataques por turno, tirar 1 deixa extremamente desequilibrado, principalmente se a arma do cara sair voando por ai.

Nem me fale... Na época que meu personagem usava espada dulpa, era um pesadelo. ¬¬
Mas até que eu gostei dessa variante de fazer um teste de Destreza CD 10 pra evitar a desgraça. Ou poderia ser um teste de Reflexos CD 20, já que 1 é sempre erro mesmo.

Na 4E, pelo menos, não será só o Guerreiro a sofrer com essa regra, na aventura que jogo. Ainda bem. :bwaha:
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Erros críticos

Mensagempor Youkai X em 22 Nov 2007, 22:07

É, aí mago tira erro crítico na bola de fogo que ia lançar e todos ao redor do mago (o grupo de PCs0 se ferra junto :bwaha: :twisted:
Youkai X

Erros críticos

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2007, 22:15

Corvo da Tempestade escreveu:se for considerar a rolagem de dados...acho que o mestre tem mais probabilidade de tirar um "1" e um "20" pois, normalmente o número de oponentes e maior que o de PC's.

Sim os PC podem até levar mais danos, mas também se curam (e geralmente os monstros não fazem isso)...

O que sou contra é: Critico= perda da arma ou "situação comédia"

Mas monstros tem de monte. A maioria dos monstros não é feita para durar mais que algumas rodadas. Logo, se um deles sofre falha crítica ou leva um crítico, isso não prejudica o Mestre tanto. Se o monstro morre, ele não faz tanta falta. Agora, se o personagem-jogador leva um crítico ou sofre falha crítica, os efeitos podem influenciar todo o resto da aventura. Se o personagem morre, isso vai ter conseqüências pro grupo todo.

Por isso, apesar de ter mais chances de tirar "1" ou "20", o Mestre sofre menos com esse tipo de resultado.
(E ele ainda tem o escudo para disfarçar os resultados se precisar)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Erros críticos

Mensagempor Letthull em 22 Nov 2007, 23:20

Youkai X escreveu:É, aí mago tira erro crítico na bola de fogo que ia lançar e todos ao redor do mago (o grupo de PCs0 se ferra junto :bwaha: :twisted:

Ainda bem que tenho Evasão. :bwaha:

Mas monstros tem de monte. A maioria dos monstros não é feita para durar mais que algumas rodadas. Logo, se um deles sofre falha crítica ou leva um crítico, isso não prejudica o Mestre tanto. Se o monstro morre, ele não faz tanta falta. Agora, se o personagem-jogador leva um crítico ou sofre falha crítica, os efeitos podem influenciar todo o resto da aventura. Se o personagem morre, isso vai ter conseqüências pro grupo todo.

Por isso, apesar de ter mais chances de tirar "1" ou "20", o Mestre sofre menos com esse tipo de resultado.
E ele ainda tem o escudo para disfarçar os resultados se precisar)

Eu já vi cenas engraçadas de NPCs e monstros ferrando a si mesmo e seus aliados. Mas sinceramente, não compensam em NADA, acertar um Power Attack no máximo no mago. Coisa que eu já fiz...

O que irrita, é o fato de você ver isso acontecer com monstros vezes ou outras, e ver TODA HORA no seu grupo.
O antigo Rogue que tínhamos no grupo, certa vez, errou crítico em 3 rodadas seguidas. Distribuiu flecha como um bebê afeganistão atirando com uma AK-47. E pior, com Veneno nelas... Triste.
Editado pela última vez por Letthull em 22 Nov 2007, 23:25, em um total de 1 vez.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Erros críticos

Mensagempor Kinn em 23 Nov 2007, 00:12

Na minha mesa usamos uma versão de erro crítico tb. Mas precisa confirmar o erro que nem o acerto. A única penalidade é: perde o resto dos ataques da rodada. Se a falha foi no ultimo ataque, só faz uma ação padrão na próxima rodada.

Isso já afetou tanto os pcs quanto npcs vilões (fora aleatórios a lot).
Agora, erro crítico em ataque a distância já matou aliado mais de uma vez...

O psion com seu famoso e poderoso energy ray já errou e acertou amigos engajados em combate várias vezes; algumas vezes ele matou os aliados.

Teve uma cena engraçadíssima com um PC dragão marrom que saiu da terra e fez um ataque de terra no melhor estilo shoryuken (isso que é usar o tema dragão em tudo :rolando: ) e na queda o do shoryuken foi acertado pelo energy ray do psion, já que estava na linha de tiro :roll:
Kinn

Erros críticos

Mensagempor Cebolituz em 23 Nov 2007, 08:36

feanor escreveu:tirar 1 deixa extremamente desequilibrado, principalmente se a arma do cara sair voando por ai.

Lembrem-se amigos! Um itenzinho muito útil para cortar o barato de "a arma saiu voando". Manoplas de segurança!

O único detalhe é o mestre embaçar dizendo que "no efeito do item, não diz que não deixa fazer isso".

Mas se considerar para efeitos de "bom senso" aí sim o tesão do "erro crítico" é cortado! :bwaha:
Imagem
Cebolituz

Erros críticos

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Nov 2007, 16:54

bom, se se lembrasse de usar essas manoplas, no caso da jogada de falha a arma saísse voando, a manopla impediria
pelo menos ao MEU ver
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Erros críticos

Mensagempor Elven Paladin em 23 Nov 2007, 17:09

Eu utilizo a regra do Erro Crítico, como sugerida no CORE ( e a usava como variante desde os tempos do AD&D), só que sem perder a arma, mas sim com um efeito determinado pelo Mestre ( ou seja, Eu ). Yep, é uma regra bem anticlímax, mas nenhum jogador reclamou delas, e eu defendo a idéia de que todo jogador de RPG é/tem tendência a ser masoquista. E todo DM é Sádico. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Erros críticos

Mensagempor arghsupremo em 23 Nov 2007, 21:59

Cebolituz escreveu:
feanor escreveu:tirar 1 deixa extremamente desequilibrado, principalmente se a arma do cara sair voando por ai.

Lembrem-se amigos! Um itenzinho muito útil para cortar o barato de "a arma saiu voando". Manoplas de segurança!

O único detalhe é o mestre embaçar dizendo que "no efeito do item, não diz que não deixa fazer isso".

Mas se considerar para efeitos de "bom senso" aí sim o tesão do "erro crítico" é cortado! :bwaha:

Dai tu cai no chão. É assim que meu mestre faz, se tu tens a manopla de segurança então corta o efeito "A" de crítico dele que é derrubar a arma, dai ele vai pro efeito "B".
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Erros críticos

Mensagempor Deicide em 24 Nov 2007, 10:29

Que tal um joguinho?
Vamos fazer "100 efeitos possíves num erro crítico"!
Qualquer um, seja pró-crítico ou contra-crítico, pode participar!

Comecemos pelos mais óbvios:

1- Combatente perde a arma
2- Combatente acerta um companheiro
3- Personagem cai no chão
4- Personagem fica surpreendido (flat-footed) por uma rodada
5- A corda do arco se rompe
6- Combatente se atinge com a arma
7- Personagem fica confuso por uma rodada
8- Personagem fica pasmado por uma rodada
9- A arma sai voando E acerta um companheiro
10- A arma acerta uma pedra/árvore/chão e se quebra.

E aí passamos para as ridículas:

11- Dá "curto-circuito" nas propriedades mágicas da arma até que um técnico autorizado possa consertar ela. (Essa eu acabei de inventar).
12- Ativa uma antiga maldição na arma, ela ganha a propriedade "dançante", e passa a atacar os membros do grupo.

Ok, continuem!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Erros críticos

Mensagempor Lune em 24 Nov 2007, 10:33

13 - O personagem tem o sexo trocado. Mesmo se for um erro crítico de espada.
14 - O personagem fica estupefato até a próxima cena (referência de Toon XD)
15 - O jogador fica revoltado com a regra de erros críticos e dá um acerto crítico na cara do Mestre
16 - O erro é tão grotesco que causa a morte termal do multiverso
17 - Pun-pun assiste o erro, acha engraçadinho e adota o personagem como mascote
Imagem

Imagem
Lune

Erros críticos

Mensagempor DracoDruida em 24 Nov 2007, 11:15

13 - O personagem tem o sexo trocado. Mesmo se for um erro crítico de espada.

Isso seria um corte com a espada onde estou pensando? XD
DracoDruida

Erros críticos

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Nov 2007, 12:32

18 - O golpe erra o oponente automaticamente, e ao invés disso acerta o Mestre.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Erros críticos

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Nov 2007, 14:18

...

que tal, sei lá... fazer que um erro crítico cause 1/2 do dano (ou 1/3 para machados e semelhantes, e 1/4 para foices e picaretas).

Assim ficaria, tcham, o contrário do sucesso decisivo!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários