Emil escreveu:Acho legal que o Silva tenha sentido falta de drama (...). Os conflitos épicos são de outra natureza, e eu acho que eles estão até bem representados, como o destino de Aragorn, o fardo que é carregar o Um Anel, ao mesmo tempo em que é tarefa mais necessária de todas, a hýbris de Boromir ser ligada ao seu amor à Gondor, entre outras.
Eu andei pensando até em escrever sobre isso partindo daquela declaração do próprio Tolkien na introdução do livro: "o livro é curto demais".
O que ele fez é uma narrativa obviamente épica: eu nem lembro mais QUEM disse isso (e aí seria parte da pesquisa e não vou googlar agora), mas era algo sobre os épicos se dividem entre os
erga (os feitos, as lutas) e o
nóstos (o retorno). Daí, por exemplo, a "Ilíada" é parte dos erga e a "Odisseia" representa o nóstos, sendo a "Eneida" um misto dos dois, até por ser posterior (e já escrita, por exemplo).
A gente limpa a gordura (SdA não foi escrito em hexâmetro dactílico por razões mais do que óbvias, digamos) e aí você para pra pensar que os épicos também lidam com o destino de um povo, geralmente sendo o protagonista a epítome desse povo.
Ora, SdA não só tem feitos, lutas e retorno (ou uma grande viagem, inicialmente), mas uma série de protagonistas (ou deuteragonistas?) que representam seus respectivos povos: Aragorn representando a humanidade, Gimli os anões, Legolas os elfos, Sam e Frodo os hobbits, Gandalf aqueles caras ancestrais, etc.
Então pensando que você tem aí uns cinco núcleos, no mínimo, de "destino de um povo" condensados em uma mesma jornada, com feitos e lutas, o livro é pequeno demais. É claro que é lugar-comum acusar as descrições de longas e tediosas, mas até que eu, na última vez que li o livro, não achei nada de outro mundo. Óbvio que o épico se caracteriza pelo uso de epítetos (como mecanismos mnemônicos irrelevantes numa obra escrita, mas ainda presentes) e não de descrições detalhadas de plantas, mas aí pensamos num Tolkien britânico que, bom inglês que é, adora uma jardinagem.
E assim por diante. É claro que não escrevi aí um grande argumento, isso é um fluxo de consciência, mas é só uma complementação aí ao Emil. E um pedido para ver se alguém LEMBRA dessas conceituações de épico.