Guia de builds e powergaming

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Youkai X em 01 Dez 2007, 13:56

Desde que acompanhei a Spell e principalmente as sessões de Dungeons & Dragons e D20 eu aprendi muitas coisas sobre reegras, interpretção (embora eu tenha também como "base" outros sites) e a importância de saber usar as regras de modo a ajudar o jogador ou mestre na história e personagens.

Não sei se o meu pedido faz sentido ou é muito pretencioso e munchkin, mas eu gpstaria de saber melhor como criar boas progressões de personagens, sejam com as regras básicas + suplementos, seja com as regras caseiras adotadas + materiais extras como os da Wiki do Madruga. Gostaria de saber de boas dicas pra aprender a montar desde builds poderosas, mas jogáveis, além de aprender a reconhecer o limite de uma build de otimização de personagem de uma muito munchkin
Youkai X

Mensagempor Torneco em 01 Dez 2007, 14:11

Eu acho que o melhor jeito de ver se uma build é munchkin é comparar com os outros personagem que vão jogar. Se ele destoar dos outros, sendo poderoso demais, então isso deve ser mudado, pois há mesas onde os personagens serão feitos pra serem muito poderosos.
Torneco

Mensagempor Elven Paladin em 01 Dez 2007, 16:18

Eu acho que o melhor jeito de ver se uma build é munchkin é comparar com os outros personagem que vão jogar

Na verdade, a melhor maneira de você notar se um build é Munchkin ou não, é ver se você intencionalmente utilizou regras de maneira errada para se beneficiar. Se sim, você é um Munchkin. Se não, não é. Ou, para ser mais claro, Munchkin é um termo derrogatório, ofensivo. O termo mais correto é Powergamer ou Overpower. Ou combo.

Agora, os melhores guias para ser um Powergamer são os links abaixo:

A biblioteca suprema de um powergamer, tem de tudo, da 3E ao fim do 3.5, e links para todo tipo de build: http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=482636

Uma introdução de muito valor: http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=64298

Os 10 mandamentos da otimização: http://forums.gleemax.com/leaving.php?d ... t%3D522499

Os 10 mandamentos da otimização prática: http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=592166
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lune em 01 Dez 2007, 18:24

O segredo para uma build poderosa é planejamento. Pense de antemão pelo menos as classes que seu personagem pretende pegar - não só isso garante que suas habilidades vão ter sinergia umas com as outras mas também dá tempo ao Mestre de tentar incorporar a sua Classe de Prestígio à aventura. O chato dessa abordagem é que demora bastante, já que você tem que pensar até o nível 20 (ou mais, se o jogo for épico). E montar uma ficha de um mago nível 20 pode levar dias, dependendo da quantidade de suplementos. Mas costuma gerar um personagem poderoso e coerente com a história.

Igualmente importante é pensar qual vai ser a sua função no grupo, e essa é uma questão geralmente ignorada pelas builds de powergaming. O ideal é ter habilidades que beneficiam o grupo inteiro, não só as que te dão poder pessoal. Se o seu Artificer usa as habilidades metamágicas para torrar o vilão da campanha antes mesmo de rolar a iniciativa, o resto do grupo vai ficar puto... mas se as mesmas habilidades forem utilizadas para dar Fast Healing permanente pra todo mundo, aposto que eles vão ficar agradecidos - e aí você pode torrar um inimigo de vez em quando!
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Youkai X em 01 Dez 2007, 22:48

Obrigado pelas sábias dicas de vocês (especialmente os links do Sorcerer of Shadow)

Já tinha pensado a um tempo uma idéia de build de alguém que pudesse conjurar magias tanto arcanas quanto de clérigo. Não é a toa que quando eu li a CdP Rainbow Servant do Complete Divine eu vi as magias adicionais que ele ganha a partir de domínios e o acesso a magias de clérigo que ele ganha no 10º nível da CdP. Depois me lembrei de duas classes básicas (warmage e beguiler) que ao passarem para um novvo círculo de magia eles conhecem automaticamente todas as magias do círculo. isso permitiria que usando uma dessas duas classes como base para pegar todos os níveis como Rainbow Servant tal personagem pudesse usar magias arcanas (mesmo sendo limitados a apenas magias de dano/guerra ou de ilusões e encantamentos de acordo com a classe) quanto magias de clérigo e ainda por cima de 3 domínios diferentes. Só não teria o Expulsar/Fascinar Mortos-Vivos, mas ainda posso descobrir um modo. E essas suas classes básicas podem pegar níveis nessa CdP logo no 6º nível.
Youkai X

Mensagempor Fëanor em 02 Dez 2007, 00:51

Não sei se o meu pedido faz sentido ou é muito pretencioso e munchkin, mas eu gpstaria de saber melhor como criar boas progressões de personagens, sejam com as regras básicas + suplementos, seja com as regras caseiras adotadas + materiais extras como os da Wiki do Madruga. Gostaria de saber de boas dicas pra aprender a montar desde builds poderosas, mas jogáveis, além de aprender a reconhecer o limite de uma build de otimização de personagem de uma muito munchkin

Regras para fazer personagem munchkin:
1- Use TODOS OS SUPLEMENTOS. Não interessa o quão underground e obscuro ele seja, se foi lançado pela wizards, você pode usar.
2- Quando uma regra de magia/talento aparece descrita de modo que se possa interpretar de várias maneiras, interprete de maneira que mais favoreça seu personagem.
3- Ignore todas as respostas do serviço da wizards, ele não é oficial.
4- Não há limite de CdP que seu personagem pode pegar, então combine todas as possiveis para o melhor poder do seu personagem. Dane-se a coerencia.
5- Não importa a coerencia, se não está escrito que a habilidade X não pode ser usada com a magia Y, então ela pode ser usada.
6- O RAW manda.
7- Quanto mais pessoas, mais ideias, mais poder. Sempre pergunte no forum. :cool:
Já tinha pensado a um tempo uma idéia de build de alguém que pudesse conjurar magias tanto arcanas quanto de clérigo.

A melhor que eu conheço é Mago/Ur-Priest/Teogista Místico.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Art__ em 02 Dez 2007, 09:19

e gosto de usar os complete _____ (insira o nome da classe aki) handbook
sao foruns da wizard que dão as melhores ideias, builds, e itens mágicos de cada classe, uma vez pensei até em criar um projeto aki na spell da minha versão brasileira de alguns deles (sem traduções, apenas ideias minhas de como construir bons personagens de uma determinada classe) mas eu acho que desisti dessa ideia com a chegada da noticia da 4.0

procura, por exemplo, o complete rogue handbook, o que tiver um link de forum da wizard... e da uma olhada pra ver como é a ideia
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Youkai X em 02 Dez 2007, 12:09

Verei lá. Mas podíamos fazer um compendium desses na Spell. E quem sabe um para a 4E.

Mas também não sou nenhum entusiasta de pun-puns e combos impraticáveis em mesa. Combos jogáveis que gostaria de aprender a compor melhor XD

E só por isso coloco outro dia qualquer um background de algum NPC meu XD .
Youkai X

Mensagempor Art__ em 02 Dez 2007, 19:39

como eu disse
a 4 edição ta chegando, esse será um futuro projeto, mas até lá, a gente bem que podia fazer uns rabiscos, vou postar tudo que eu sei sobre ladinos entao....
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Mensagempor Sampaio em 02 Dez 2007, 19:59

Bom, eu tenho uma dúvida que, pela minha pesquisa nos links talvez não tenha resposta:

Vcs sabem de algum "combo" (não precisa ser nada tãããõ, mas enfim...) que use só o Core (leia-se: LdJ, LdM, LM)?
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lune em 02 Dez 2007, 20:52

Cloudkill + Wall of Force (versão fechada). Contra 90% dos inimigos, isso significa morte certa.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Elven Paladin em 02 Dez 2007, 21:53

Bom, eu tenho uma dúvida que, pela minha pesquisa nos links talvez não tenha resposta:

Vcs sabem de algum "combo" (não precisa ser nada tãããõ, mas enfim...) que use só o Core (leia-se: LdJ, LdM, LM)?

Divirta-se: http://forums.gleemax.com/showthread.php?t=133833
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Youkai X em 02 Dez 2007, 22:44

por Lune em 02 Dez 2007, 20:52

Cloudkill + Wall of Force (versão fechada). Contra 90% dos inimigos, isso significa morte certa.

E contra adversários que se teleportam ou mudam de plano? Adiciona-se Âncora Planar como extra?
Youkai X

Mensagempor Lune em 02 Dez 2007, 23:10

Não são lá tantos monstros que se teleportam ou mudam de plano, mas sim, âncora planar é uma boa. E contra inimigos imunes à Cloudkill, Incendiary Cloud pode resolver.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Dragão de Bronze em 03 Dez 2007, 19:50

Já tinha pensado a um tempo uma idéia de build de alguém que pudesse conjurar magias tanto arcanas quanto de clérigo.

Eu tenho uma aqui, do tópico de combos antigão. Alguns vão reconhecer, se chama "Kraus Von Gestalt".

Raça Illumian, do Races os Destiny. Tem uns pré-requisitos meio pesadinhos, mas dá pra fazer numa boa. Só é meio difícil divergir da progressão.

Se quiser, eu te mando/posto.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários