FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 04 Dez 2007, 20:02

Só pra dar meus dois centavos nessa história de matar deuses.
Me desegradaria muito mais se não houvessem meios de fazê-lo, já que há, cabe ao grupo(mestre e jogadores) decidir se vai usá-lo ou não.

Eu só espero que no nivel 30, seu grupo OBRIGATORIAMENTE está no nivel de um dos Deuses de tal cenário. Mas sei lá, parece que cada "tier" os personagens são bem mais poderosos do que os outros.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Dez 2007, 20:10

Acho que vou dar aos jogadores a tarefa de matar uns deuses no pbf...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Fëanor em 04 Dez 2007, 21:17

Motivos para matar um deus?

Sei lá, ser lembrado eternamente em poemas e canções seria algo que me agradaria.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Torneco em 04 Dez 2007, 21:36

Tomar o lugar dele, isso me interessaria.
Torneco

Mensagempor Khelben Arunsun em 04 Dez 2007, 22:02

Em uma das minhas campanhas, eu coloquei que Tchazzar, o Deus-dragão de Chessenta não havia sucumbido à Tiamat, e ele retornou, apesar de enfraquecido, para fazer frente à rainha dos dragões (isso 8 anos antes do Dragons of Faerûn). Um dos meus jogadores era um clérigo de Tchazzar (apesar de ser mau, o personagem era apegado aos seus únicos amigos, os membros do grupo).

Com isso, ele ficou envolvido em uma quest épica que (se eu não tivesse me mudado de Estado) culminaria no clérigo se envolvendo em uma trama para matar Tiamat. Isto, na Segunda edição, usando as regras de Planescape e afins. :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Styker em 04 Dez 2007, 23:06

Oda, voce mesmo citou XENA e KRATOS MOTIVOS? Ou seja, XENA e KRATOS tem motivos para matar deuses e assim os pcs dos jogadores podem ter, como muitos aqui já citaram, se na sua mesa eles não tem ou nao conseguem vislumbrar um motivo é uma particularidade da sua mesa (como de tantas outras que gostam de matar deuses) mas o fato de vocês não pensarem nisso não significa que não existam os motivos. (vide respostas do pessoal)
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Elven Paladin em 04 Dez 2007, 23:19

Ou Moander, em um dos romances de Forgotten Realms (e longe do Time of Troubles)?

Eu não li o romance, mas o Faiths&Avatars ( do AD&D ) diz que Finder Wyvernspur contou com o apoio de Tymora para vencê-lo ( o que é uma constante nos Reinos. Salvo no caso de Karsus, todos os mortais que venceram deuses com o apoio de outros deuses ). E há o ponto que Moander era um Semi-Deus e com pouquíssimos seguidores e que tinha passado alguns milênios muito bem aprisionado pela Alta Magia Élfica.

E, citar Kratos como um exemplo para matar um Deus é um pouco estranho, pois eu tenho a impressão que Kratos quer matar todo mundo. O Olimpus é apenas uma extensão do mundo mortal para ele :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Dez 2007, 23:28

O principal ali não era a forma como ele morreu, e sim o motivo pra quererem matar o Moander, elfo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 04 Dez 2007, 23:36

O principal ali não era a forma como ele morreu, e sim o motivo pra quererem matar o Moander, elfo.

Admito que não notei, mas, de qualquer modo, minha intenção era ressaltar que, como sempre, a 4E vai conseguir acabar ainda mais com FR 4E. Um dos aspectos do cenário era que mortais não são páreos para deuses, e adivinha só o que a 4E promete fazer?

Aliás, como você pode notar, eu fujo e muito da Azure Bonds. O próprio conceito do Dragonbait ( Paladino Reptiliano Extra-Toriliano ) já bastou para me manter á milhas de distância dessa trilogia. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lune em 04 Dez 2007, 23:58

Sobre matar deuses:
Eu e um colega alimentávamos há eras o sonho de matar a miserável da Mystra em alguma campanha. Além de obtusa, ela impedia o desenvolvimento pleno da magia (era consenso em nossas mesas que a magia épica não era mais possível depois de Netheril) deixando só os elfos e uma meia dúzia de criaturas queridinhas dela que tinham esse poder à disposição. Era no mínimo injusto, e mesmo tendo consciência de que certamente ia tudo acabar muito mal se a magia épica caísse em mãos erradas, nossos personagens não consideravam que a medíocre da Midnight tivesse sabedoria suficiente para decidir.

Nós nunca tivemos chance (e mesmo caso tivéssemos feito uma campanha épica, matar Mystra seria altamente impossível) mas nós sempre tivemos a motivação. Seria interessante imaginar uma aventura dessas como a conclusão de nossa saga de cinco anos nos Reinos, e um final verdadeiramente épico. Dava até pra amarrar isso com a Spellplague.

Enfim, creio que dá pra matar deuses sem ser tosco.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Fëanor em 05 Dez 2007, 00:44

Um dos aspectos do cenário era que mortais não são páreos para deuses, e adivinha só o que a 4E promete fazer?

Cyric não foi um mortal?
Far from home

Fëanor

Mensagempor Tabris em 05 Dez 2007, 01:03

Fëanor escreveu:
Um dos aspectos do cenário era que mortais não são páreos para deuses, e adivinha só o que a 4E promete fazer?

Cyric não foi um mortal?

Mas ele usou outra divindade (Mask na forma da espada Godslayer) para matar os deuses que ele matou.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Fëanor em 05 Dez 2007, 11:49

Mas ele usou outra divindade (Mask na forma da espada Godslayer) para matar os deuses que ele matou.

Tenho certeza que precisa mais que um deus em forma de espada pra matar outros deuses.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Dez 2007, 11:55

Deuses des-imortalizados, diga-se de passagem.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor PaladinoMT em 05 Dez 2007, 12:56

Oda, existem sim motivos para matar um deus, e vou corrigir um pouco os exemplos do pessoal pra vc entender.

No caso de Cavaleiros do zodiaco, esqueça a historia comercial e infantil. Pegue a premissa apenas: "5 crianças criadas, treinadas e equipadas para quando ficassem adolecentes protegessem a encarnação de uma deusa na terra. Essa deusa é a protetora do mundo, e se for morta, a terra ficara indefesa contra as ações de outros deuses do mal encarnados". Nesse caso, a lealdade, a amizade (fojada em batalha, como a do shiryu e do seiya...pelo menos o começo da serie foi legal...), o 'amor' (teve horas que senti um clima entre a saori e o seiya..pena que o autor não quis algo mais madurona historia :b ), a honra (shiryu lutava pelo mestre e sua irmã adotiva no começo, que era um pai para ele) seriam alguns entre entre outros motivos para matar um deus mesmo arriscando sua vida (e alma) . Quando confrontados com inimigos, lutavam pelo "objetivo de suas vidas" até a morte. Ta bom que o autor abusou das ressureições...(parecendo campanha de D20 com mestre froxo) :bwaha:

No caso de muito herois mitologicos (ou de jogos e tudo mais), sempre lutavam pq eram "forçados pelo destino" ou tinha algum tipo de conta a acertar com a divindade. No caso das lendas gregas e similares (onde os deuses tinham sentimentos mais humanos), um mortal se tornava inimigo de uma divindade pq foi ferido de algum modo (fisica ou sentimentalmente). Dai outro deus se compadecia dele e lhe fornecia a Chance de se vingar. (raras foram as chances de MATAR, mas atrapalhar era bem comum). Lembre-se dos chamados "Herois Lendarios" de muitas culturas - Homens e mulheres que fizeram algo acima das pessoas normais. Matar deuses, seus filhos, crias especiais, salvar o mundo, trazer de volta o sol para o seu.... tudo isso é "digno" desse tipo de heroi. O level 20 - 30 seria para ESSE tipo de coisa, e seria tema pra campanha. E pense bem: Depois de tanto mal que sofreu de Hera, será que hercules (da mitologia) perderia a chance de matar sua madrasta? e as outras pessoas que sofreram na mão dela (por causa da rixa com Hercules)? matariam se pudessem?

Agora pense deste modo, por que vc mataria uma pessoa? obviamente, existe um motivo. Algo que lhe deu o asco, o odio, a força de fazer o ato. Obcessão momentania ou permanente de eliminar a criatura da sua vida. Aventureiros MATAM com frequencia seres inteligentes, não tendo então a barreira psicologica que normalmente pessoas pacatas/pacificas possuem.

Aventureiros matam as vezes por motivos BEEEM egoistas. claro, todas essas criaturas são mortais, obvio, mas se uma divindade PODE ser morta por outra o termo "Imortal" é meio inadequado - pois existe um fim pra ela, apenas não é tão facil quanto para os "mortais". Isso significa então que mortais portando o poder e a chance (um artefato, um evento previsto em profecia, permissão de uma divindade de poder igual ou maior...existem N possibilidades) PODEM matar pelos mesmo motivo que mataria um NPC qualquer (Odio, Vingança, Senso do Dever, Obrigação, Gloria e/ou Amor).

Engraçado (e bizarro) seria um grupo "serial killer de deuses". Ai concordo com vc (ate pq nao ia ter tantas chances assim né? se bem que em numero de alvos, Forgotten tem bastante...) :bwaha:

Sobre as conseguencias de matar deuses, eu te respondo com uma pergunta: quantas pessoas sabem o peso da morte de outra criatura sobre sua propria vida e se importam com isso na hora do ato?
PaladinoMT

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários