Limitação para criaturas conjuradas/invocadas/convocadas.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 05 Dez 2007, 18:54

Muitas vezes nem metajogo é, o guerreiro jah VIU TANTO aparecerem criaturas invocadas que ele aprendeu que elas desaparecem com o tempo... onde é que está o metajogo aih? No fato do guerreiro ser mais do que musculos sem cerebro que só sabem bater?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor AKImeru em 05 Dez 2007, 20:30

Não acredito que um guerreiro tenha algum conhecimento arcano. A não ser que seja um NPC especial, que estudou magia arcana/divina.

Como eu raramente jogo em cenarios High Magic, é praticamente impossivel um guerreiro ter enfretado um spellcaster(e ter sobrevivido) o suficiente para aprender o "timing" de magias especificas.

Metajogo com uma desculpa ainda é metajogo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Ric.freitas em 05 Dez 2007, 21:24

Não acgo que seja metajogo, em uma campanha padrão os guerreiros encontram-se com conjuradores e eu acho natural que porventura algumas criaturas sejam invocadas, e até mesmo o mais obtuso do guerreiro perceberia que as criaturas desaparecem após alguns segundos.

Então eu acho uma tática muito válida recuar por alguns minutos, agora se depois de alguns minutos o guerreiro voltar e as criaturas ainda estiverem lá é melhor o guerreiro recuar e não voltar mais. :bwaha:
Ric.freitas

Mensagempor Lune em 05 Dez 2007, 21:34

Acho que a sua visão de spellcasters está meio AD&D, Oda. Até mesmo as classes de NPC têm um par de magias de invocação no nível 1. Qualquer aventureiro minimamente treinado tem ao menos noção de que usuários de magia podem invocar criaturas temporariamente. E que nenhum usuário de magia pode usá-las infinitamente.

Não é metajogo. É coerência. Se uma habilidade existe no mundo e é razoavelmente conhecida, é natural que outras pessoas levem elas em consideração quando vão planejar suas ações. Pensar que uma academia militar em Forgotten, por exemplo, não ensina aos seus guerreiros pelo menos estratégicas básicas para enfrentar spellcasters (procure lutar de perto e espere eles abrirem a guarda, por exemplo) é bem forçado. Em Eberron então, que é o cenário que eu tenho mais contato, seria ridículo.

De qualquer forma, a sua restrição não é totalmente descabida. Só é desnecessária, e prejudica um bocado builds inteligentes como um Malconvoker, por exemplo. Eu creio que não seria danoso à campanha reconsiderá-la.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 05 Dez 2007, 21:42

Acho que a sua visão de spellcasters está meio AD&D, Oda. Até mesmo as classes de NPC têm um par de magias de invocação no nível 1. Qualquer aventureiro minimamente treinado tem ao menos noção de que usuários de magia podem invocar criaturas temporariamente. E que nenhum usuário de magia pode usá-las infinitamente.

Por que D&D era lowmagic? Heh? Quando isso ocorreu?

Denovo é uma house rule. Regra da minha casa. Quis dividi-la. Apenas isso.

E não. Não acreidto que o Combatente nivel 1 tenha alguma noção que as magias sequer tem uma duração. Um guerreiro nivel 15 talvez tenha alguma ideia no meio do chutometro.

E mesmo assim, ele não tem como saber QUANTO tempo elas duram.

Não é metajogo. É coerência. Se uma habilidade existe no mundo e é razoavelmente conhecida, é natural que outras pessoas levem elas em consideração quando vão planejar suas ações. Pensar que uma academia militar em Forgotten, por exemplo, não ensina aos seus guerreiros pelo menos estratégicas básicas para enfrentar spellcasters (procure lutar de perto e espere eles abrirem a guarda, por exemplo) é bem forçado. Em Eberron então, que é o cenário que eu tenho mais contato, seria ridículo.

Denovo, Low magic. Se eu estivesse jogando em Warcraft ou talvez em Forgotten Realms, os meus NPCs teriam uma ideia de que as criaturas evocadas eventualmente vão embora. Só não fazem ideia de quando. A não ser que sejam magos. E digam especificamente para aliados "Ei sabe os gorilas? Eles desapareceram quando o sol estiver naquela posição."

De qualquer forma, a sua restrição não é totalmente descabida. Só é desnecessária, e prejudica um bocado builds inteligentes como um Malconvoker, por exemplo. Eu creio que não seria danoso à campanha reconsiderá-la.

Discordo totalmente. Não a acho desnescessaria(DRUIDA. CLÉRIGOS. E MAGOS. RECEBENDO UM PEQUENO NERF. COMO VOCÊ PODE ODA?! AGORA O GUERREIRO E SEUS TALENTOS EXTRAS VÃO REINAR SUPREMOS) e nunca ninguem me trouxe umabuild especificamente de evocadores. Ele teria que me convencer deixar o seu personagem chamar criaturas extraplanares para limpar a caquinha que ele fez. Talvez eu deixa dependendo do argumento dele. O argumento de "lol todo mundo sabe que eles duram exatamente cinco minutos" não cola para mim.
AKImeru

Mensagempor Styker em 05 Dez 2007, 23:09

Oda Nobunaga escreveu:Não acredito que um guerreiro tenha algum conhecimento arcano. A não ser que seja um NPC especial, que estudou magia arcana/divina.

Como eu raramente jogo em cenarios High Magic, é praticamente impossivel um guerreiro ter enfretado um spellcaster(e ter sobrevivido) o suficiente para aprender o "timing" de magias especificas.

Metajogo com uma desculpa ainda é metajogo.

No caso isso é regra específica de sua mesa, e como toda boa house-rule ela mais atrapalha a discussão do que ajuda. Como o Lune disse qualquer aventureiro sabe que criaturas invocadas vão desaparecer, agora, eles nao sabem o tempo exato e dificilmente vao saber diferenciar um portal (exceto porque portal tem o efeito de realmente criar um portal) de um invocar criaturas IX o que poderia gerar um erro do pobre fighter que volta acreeditando que a criatura jah se dissipou e ela ainda está lá. Num tem NADA de metajogo nisso e é totalmente coerente com o PADRÃO de D&D.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Lune em 05 Dez 2007, 23:22

Realmente, se você joga em um cenário low-magic, não deveria colar mesmo. Eu assumi que fosse algo mais nos padrões de FR ou Eberron. Eu não gosto muito de imaginar magos como sendo seres únicos e meio alienígenas no cenário, com cada peasant olhando impressionado "ooh, shiny", mas entendo xD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Fëanor em 06 Dez 2007, 00:07

3) "LOL EU INVOCO GORILAS NESSE TURNO. E NO PROXIMO TURNO. E NO PROXIMO TURNO" não é minha ideia de "forma inteligente de se usar magia".

Não, é estupido.
O cara vai ganhar essa batalha e não vai ter magias para a próxima.

Além disso, qualquer oponente, mesmo o mais burro, fugiria ao ver 15 gorilas na sua frente e atacaria mais tarde.

Mas é por esses motivos que não precisa proibir nada.

Na verdade dependeria mais da cidade/região de onde ele treina.

E mesmo assim, ele não tem como saber QUANTO tempo elas duram.

Exata não. Mas saberia se é segundos, minutos ou horas se teve qualquer contato com magos.
Uma maneira interessante de resolver isso é ver se ele tem Conhecimento (arcano).
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 12:19

Não, é estupido.
O cara vai ganhar essa batalha e não vai ter magias para a próxima.

Quero diser que floodar o capo com gorilas berrantes não é minha ideia de usar algo de maneira inteligente.

Invocar uma criatura com um objetivo especifico e de maneira diferente, ISSO é usar essa magia de maneira inteligente.

Além disso, qualquer oponente, mesmo o mais burro, fugiria ao ver 15 gorilas na sua frente e atacaria mais tarde.

Mas é por esses motivos que não precisa proibir nada.

E não voltariam porque não saberiam quando o efeito da magia iria acabar. Eu nunca discuti que os npcs não iriam fugir ao ver 15 gorilas posando de musculosos do lado dos herois.

Exata não. Mas saberia se é segundos, minutos ou horas se teve qualquer contato com magos.
Uma maneira interessante de resolver isso é ver se ele tem Conhecimento (arcano).

Isso depende muito do cenário. Afinal, cada um tem um tempo diferente paracontar as horas, alguns de maneira mais moderna, outros de maneira mais primitiva. Em Conan d20, se alguem saber quanto tempo EXATAMENTE dura aqueles 3 demonios invocados está usando metajogo.

No caso isso é regra específica de sua mesa, e como toda boa house-rule ela mais atrapalha a discussão do que ajuda. Como o Lune disse qualquer aventureiro sabe que criaturas invocadas vão desaparecer, agora, eles nao sabem o tempo exato e dificilmente vao saber diferenciar um portal (exceto porque portal tem o efeito de realmente criar um portal) de um invocar criaturas IX o que poderia gerar um erro do pobre fighter que volta acreeditando que a criatura jah se dissipou e ela ainda está lá. Num tem NADA de metajogo nisso e é totalmente coerente com o PADRÃO de D&D.

Saber o quanto tempo em rodadas/minutos dura um monstro que foi invocado se o seu personagem/npc não tiver nenhum conhecimento arcano ou/e nunca ter enfretado tipo de criaturas nesse estilo ou/e nunca ter descoberto o quanto tempo dura "mais ou menos" é metajogo. É usar um conhecimento de regra e aplicado sobre a interpretação do personagem, A DEFINIÇÃO de metajogo do livro do mestre.

Correr e voltar? Sem problema. Eu apliquei a regra pois algumas vezes os jogadores invadem lugares/fazem outras coisas onde se os NPCs recuarem, eles perdem. Como fui vitima de um "Zerg Rush" de um Warlock(Warcraft d20) decidi a limitação. O jogador ficou satisfeito, pois ele prefere ter uma criatura invocada poderosa que dua uns 4 encontros que umas 20 que vão embora em um.
AKImeru

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Dez 2007, 12:36

Oda Nobunaga escreveu:E não. Não acreidto que o Combatente nivel 1 tenha alguma noção que as magias sequer tem uma duração. Um guerreiro nivel 15 talvez tenha alguma ideia no meio do chutometro.

Wow, não discordo do seu ponto de vista, mas pra chegar no nível 15 ele deve ter bastate experiência em lutar contra conjuradores.

Talvez eu esteja pegando mais no pé do exemplo que da idéia em si, mas eu sinceramente acho que nesse nível ele está melhor que isso.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Styker em 06 Dez 2007, 12:50

Oda Nobunaga escreveu:
Não, é estupido.
Saber o quanto tempo em rodadas/minutos dura um monstro que foi invocado se o seu personagem/npc não tiver nenhum conhecimento arcano ou/e nunca ter enfretado tipo de criaturas nesse estilo ou/e nunca ter descoberto o quanto tempo dura "mais ou menos" é metajogo. É usar um conhecimento de regra e aplicado sobre a interpretação do personagem, A DEFINIÇÃO de metajogo do livro do mestre.

Correr e voltar? Sem problema. Eu apliquei a regra pois algumas vezes os jogadores invadem lugares/fazem outras coisas onde se os NPCs recuarem, eles perdem. Como fui vitima de um "Zerg Rush" de um Warlock(Warcraft d20) decidi a limitação. O jogador ficou satisfeito, pois ele prefere ter uma criatura invocada poderosa que dua uns 4 encontros que umas 20 que vão embora em um.

Nesse ponto devo concordar com você, realmente se o cara nunca lutou com um arcano ou mesmo se nunca lutou com um arcano que conjura magias várias vezes pra aprender isso que não seja com conhecimento arcano realmente é metajogo o cara saber disso.

Quanto a sua regra de criaturas também me parece mais viável. O que exatamente voce fez para dar ao jogador uma criatura mais forte?
Imagem
Styker

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 12:52

Talvez eu esteja pegando mais no pé do exemplo que da idéia em si, mas eu sinceramente acho que nesse nível ele está melhor que isso.

Realmente depende. Em cenarios low magic, é provalvel que ele seja um dos maiores duelistas do mundo. E talvez nunca tenha cruzado com um arcano da vida.
AKImeru

Mensagempor Lune em 06 Dez 2007, 14:14

Nesse ponto devo concordar com você, realmente se o cara nunca lutou com um arcano ou mesmo se nunca lutou com um arcano que conjura magias várias vezes pra aprender isso que não seja com conhecimento arcano realmente é metajogo o cara saber disso.

Como o Oda enfatizou, isso depende bastante do cenário. Assumindo o D&D padrão, é bom lembrar que mesmo uma vila de proporções modestas tem alguns usuários de magia - adeptos - e que portanto até um commoner tem certo contato com magias quando machuca a perna ou coisa do gênero.

Então sim, saber a duração exata das magias certamente é metajogo pra quem não tem as perícias apropriadas. Mas saber que as magias têm uma duração e que um conjurador tem um limite diário? Isso é conhecimento comum (novamente, assumindo D&D segundo o Livro do Mestre).
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 06 Dez 2007, 14:20

Como o Oda enfatizou, isso depende bastante do cenário. Assumindo o D&D padrão, é bom lembrar que mesmo uma vila de proporções modestas tem alguns usuários de magia - adeptos - e que portanto até um commoner tem certo contato com magias quando machuca a perna ou coisa do gênero.

Geralmente eles são de niveis baixos em cidades desse tamanho nao?

Isso é conhecimento comum (novamente, assumindo D&D segundo o Livro do Mestre).

Assim como usar regras dentro do roleplay do seu personagem é o metajogo descrito no livro do mestre. Não se esqueça. É só não exagerar no conhecimento de magias do seu Barbaro.
AKImeru

Mensagempor Lune em 06 Dez 2007, 14:43

Sim, eles são de nível bem baixo - o que só reforça ainda mais a percepção de que as magias tem duração (no caso, bem reduzida) e limite diário (pequeno).

Quanto a regras e roleplay, é como eu disse: se uma habilidade existe de maneira espalhada pelo cenário, é de se esperar que as pessoas do mundo tenham um certo conhecimento sobre o assunto. No caso do bárbaro realmente é mais complicado porque a classe é muito usada pra fazer personagens forasteiros, então eu diria que cada caso é um caso.

De qualquer forma, se é pra ficarmos nas regras, é só lembrar que qualquer personagem pode fazer um teste de Conhecimento com CD 10 ou menos destreinado. Certamente itens como "magos precisam de livros para preparar suas magias" ou "a maior parte das magias tem duração limitada" entram nessa faixa de dificuldade.
Imagem

Imagem
Lune

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários