Primeiro: a idéia do AO me embrulha o estômago. Tenho raiva daquele deus com todas as minhas forças. um deus todo poderoso que pode foder com todos os deuses mas não o faz por(ou não faz)... por nenhuma razão. É um deus inútil.
Como ele não o faz, se o próprio Time of Troubles foi decretado por AO?
Segundo: Ter vários deuses é legal até, mas não quando eles influenciam de forma tão direta o mundo. Putz, o mundo de FR parece um parque de diversão pros deuses, já que eles chegam na hora que eles quiserem e chutam o pau da barraca. Claro que vão falar que eles não fazem isso por causa da influência de outros deuses, mas então como um mundo desse consegue se desenvolver??? Era pra esse mundo está numa guerra eterna(e quando digo guerra é guerra mesmo).
Hey, hey, definir FR como um playground divino é, no mínimo, problemático. Diversos eventos ocorreram sem a interferência dos deuses, e mesmo quando eles interferem, a maioria das vezes, é por meio de seus seguidores mortais. Eu não me lembro de muitos casos de intervenção direta, salvo Lathander contra Sammaster, que é o único que me vêm á memória nesse momento ( e excluindo a Avatar Crisis e derivados diretos dela ). Gostaria muito que citasse exemplos dessas "influência direta'.
Terceiro: É extremamente idiota o fato de um mortal se tornar deus com tanta freqüência. Se é mortal deveria ser mortal e deuses deveriam ser mais difíceis de se matar. Até porque, isso gera uma espécie de muvuca divina que fica simplesmente ridícula.
Deuses ainda são *dificílimos* de se matar, tanto que eu só conheço um caso ( anedótico ) e outro suspeito de mortais matando deuses sem a ajuda de outros deuses. O caso anedótico é de Bane, Bhaal e Myrkul, que o Powers&Pantheons diz que eles mataram um dos Seven Lost Gods ( por que anedótico? Não fala como, quando, e qual Deus), e o suspeito é de Finder Wyvernspur matando Moander ( pode ter influência de Tymora, e mesmo assim, Moander era um semideus, que estava aprisionado há milênios e quase sem seguidores ). E há também o caso de Karsus, que "matou" Mystril, usurpando seus poderes. Em todos os outros casos, são Deuses que matam Deuses.
E quando a ascensão de mortais, bem, é fato que uma boa soma delas ocorreram, senão os Reinos não teriam tantos deuses. Porém, não muitas delas são documentadas ( e isso me lembra que eu devo realmente descobrir quais deuses sempre foram deuses, e quais ascenderam. Acho que vou até criar um tópico para isso ).
Aí é que tá: você é obrigado a escolher uma personalidade divina pra reverenciar, e deve ser verdadeiro para com ela. Reverenciar um conceito abstrato é punido em FR!
Note que você não é *obrigado*. Se você quiser, não siga as personalidades divinas, o que vai ocorrer é que você vai se ferrar, e muito, no Pós-Vida. Não muito diferente da maioria das divindades do nosso mundo.
A partir do momento que as divindades são retratadas simplesmente como seres superpoderosos mesquinhos e caprichosos como governantes mortais, ou que ficam se fazendo presente no mundo mortal e fazendo cagadas aqui e ali, você pode até estar alinhado com o que uma divindade representa, mas repudiar a sua pessoa divina pelas merdas que faz. É isso que estou criticando: deuses abstratos e impessoais são completamente diferentes de seguir do que deuses tão antropomórficos assim.
Puxa, você odeia mesmo o Panteão Grego

"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.