Furtivos em pessoas dormindo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 22 Dez 2007, 12:21

Espada bastarda gigantesca? Pra que? Prefiro uma foice ou picareta hehehe...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Fëanor em 22 Dez 2007, 12:30

Todos os meus personagens, TODOS (inclusive magos) levavam uma picareta para golpes de misericordia.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor mortolani em 22 Dez 2007, 12:57

hum, é verdade. Nem sabia disso de picareta. Aliás, daria pra usar uma picareta de uma mão com duas mãos para poder ter um bônus adicional de força?
mortolani

Mensagempor Lune em 22 Dez 2007, 13:22

Sim, uma picareta pesada é uma arma de uma mão que pode ser usada em duas para aumentar o dano de Força.

Agora, devo dizer que o mortolani é a pessoa mais mal intencionada que eu já vi nesse fórum :b
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Gladius Dei em 22 Dez 2007, 13:28

mortolani, existe a regra para o jogador guardar a ação, desta forma teoricamente os jogadores poderiam todos atacar ao mesmo tempo. Isso caberia em interpretação de texto, no entanto.

Agora, se o mestre vai considerar que neste exato momento todos os ataques serão furtivos e golpes de misericórdia, eu não me lembro nem ponho a mão no fogo sobre isso...

Quanto a usar a picareta de uma mão com duas: sim, desde que não seja uma arma leve.

Mas, cara, se a preocupação é matar um mago de nível 20 com um ladino de nível 1, vamos ver:

Picareta, 1d8, x4.
Ladino nível 1, Força ? (For 14 para ter alguma diferença quando usar com duas mãos, então vou me basear nela), +1d6 Furtivo.
Mago nível 20, Fort 6+Con+magias/itens mágicos.

Ataque de Misericórdia, 4d8+12+1d6, dano fica entre 17~50, média 33,5.
CD da Fortitude: 10+17~50, 27 a 60. Contra Fort 6+Con+itens mágicos/magia... o número vai ter que ser bem alto mesmo com a pior das CDs.
E mesmo que ele não morra, o dano é bem considerável para um nível 1. E outros 4 ladinos terminam o serviço rapidinho.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2007, 13:41

Ah, e não tem essa parada de caído ou não, tio. É acerto automático no caso, por isso que é uma ação de rodada completa.

Envolve um estudo metódico de onde enfiar a parte pontuda (ou não) da arma. :aham:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor mortolani em 22 Dez 2007, 14:39

Ah, obrigado pelas respostas.

Picareta, 1d8, x4

Ué, eu pensei que a picareta pesada fosse 1d6 só.

O que eu disse sobre estar caído, CA- 4, faz sentido para os golpes que não forem golpes de misericórdia?
Aliás, daria pra fazer esses furtivos junto com investida, para dar um + 2 adicional no teste? Imagino que isso iria desmontar a formação de batalha, impedindo que alguém flanqueie. Além de fazer barulho.

Aliás, existem regras oficiais para tapar a boca do alvo para que ele não grite enquanto leva porrada? O máximo que eu achei era fazer agarramento (grapple) depois imobilização (pinned).
mortolani

Mensagempor Gladius Dei em 22 Dez 2007, 15:44

Oops, foi mal, Picareta é 1d6 mesmo. A não ser que seja um Grande. :P

A Foice então entra no lugar, e melhor ainda, com 2d4, fazendo com que a dano mínimo e a CD mudem.
Foice 2d4, x4, Ataque de Misericórdia 8d4+12+1d6, dano fica entre 21 e 50, média 35,5.
CD: Entre 31 e 60.

Sim, o -4 na CA também serve para golpes que não sejam de misericórdia.

Furtivo na investida? Tem que confirmar, se tiver um aliado do outro lado, creio que sim.

Eu só conheço o agarramento e a magia Silêncio para fazê-lo ficar quieto.. como é magia de segundo nível de clérigo, um pergaminho talvez não seja tão caro - daí só Usar Instrumento Mágico.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2007, 16:06

O +2 na investida é para acertar, não pro dano, se não me engano...

Agora, ataque poderoso ajuda, também. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor mortolani em 22 Dez 2007, 16:45

Magias não fazem barulho? Claro que devem fazer, têm componente verbal. Ler pergaminhos não faz barulho?

Aliás, usar varinhas mágicas faz barulho?

Eu acho magia apelona demais, também.

Investida é +2 pra acertar. Tá escrito na descrição da perícia furtividade que é impossivel fazer uma investida sem fazer barulho. Então, em muitos casos seria besteira. Em ataques traiçoeiros seria sempre besteira porque denunciaria a sua presença. Mas pra um ladino que venceu a iniciativa em um combate normal, parece bom. Só não sei se pode fazer um furtivo junto com investida. Nem se a investida funciona sem ter muito espaço pra pegar embalo.
mortolani

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Dez 2007, 18:17

mortolani, existe a regra para o jogador guardar a ação, desta forma teoricamente os jogadores poderiam todos atacar ao mesmo tempo. Isso caberia em interpretação de texto, no entanto.

Só é possível preparar ou adiar uma ação depois que se jogou iniciativa e entrou em combate. Portanto, pelas regras eles não poderiam preparar a ação antes de dar o primeiro golpe na vítima indefesa.

Sobre magias, sim, todas as que têm componente verbal precisam ser proferidas em uma voz alta e clara. Mas é possível conjurar silêncio antes de chegar perto do alvo, e aí os sons não alertariam ninguém.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor DracoDruida em 22 Dez 2007, 19:40

Portanto, pelas regras eles não poderiam preparar a ação antes de dar o primeiro golpe na vítima indefesa.

Claro que não, eles não vão estar em combate. É só falar "Nós atacamos juntos" e pronto, sem frescuras. =P
DracoDruida

Mensagempor Lune em 22 Dez 2007, 19:55

Só é possível preparar ou adiar uma ação depois que se jogou iniciativa e entrou em combate.

As regras cobrem o uso de iniciativa para situações fora de combate. Acho que o exemplo é caso Lidda queira acionar uma alavanca e Mialee tenta entrar no caminho pra impedir.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Bahamute em 22 Dez 2007, 21:13

Eltor_Macnol escreveu:Mas é possível conjurar silêncio antes de chegar perto do alvo, e aí os sons não alertariam ninguém.

Não me lembro direito, e estou com preguiça de olhar XD, mas a magia silencio não afeta o conjurador também (digo, toda a area)?

mortolani escreveu:Ahn, se todos usassem arma envenenadas daria, com um pouco de sorte, pra matar um mago nível 20 dormindo com 5 ladinos de nível 1.

Cacete! Que aventura da hora! (Falo serio!), só que, se o mago acordar, vocês tão fritos! Literalmente.
A proposito, qual seria a XP que vocês ganhariam por matá-lo?
Vão usar a regra ou o mestre vai considerar algo especial?

E, esse tópico me lembrou de um outro tópico, porém no forum da Wizards, onde um grupo de nível 5 acho, queria matar um mago de nível 20... Eles planejavam roubar o grimorio dele, pra ele "esquecer" as magias, e ter de lutar no corpo a corpo... ri muito com aquele topico!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Dez 2007, 11:30

Lune escreveu:
Só é possível preparar ou adiar uma ação depois que se jogou iniciativa e entrou em combate.

As regras cobrem o uso de iniciativa para situações fora de combate. Acho que o exemplo é caso Lidda queira acionar uma alavanca e Mialee tenta entrar no caminho pra impedir.

Sim, mas isso não se aplica às ações especiais de iniciativa. O texto que abre o capítulo delas no SRD diz:

"Special Initiative Actions

Here are ways to change when you act during combat by altering your place in the initiative order."

Ao pé da letra das regras, não é possível preparar uma ação se você ainda não estiver em combate. Mas o mestre é livre pra interpretar isso diferente, claro.

Não me lembro direito, e estou com preguiça de olhar XD, mas a magia silencio não afeta o conjurador também (digo, toda a area)?

Sim. Mas qual o problema? Furtivos não têm componente Verbal. :b

Ahn, se todos usassem arma envenenadas daria, com um pouco de sorte, pra matar um mago nível 20 dormindo com 5 ladinos de nível 1.

Pô, depois que inventaram Truque da Corda, um mago de nível 10 ou mais que não durma todas as noites em um espaço extradimensional merece ser morto por ladinos de nível 1.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários