[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

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Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Dez 2007, 09:58

1049: Gillian Cloudheart, sumo-sacerdotisa de Marah, consegue a paz com Khalifor.

Como disse o Deicide, parece ser puramente um nome aleatório jogado numa linha de tempo...
quando inventam nome pro sumo sacerdote reclama quando não inventa reclama mais decide o que voce quer


A critica não é ter ou não um nome...e sim um nome "genêrico" em que nada acrescenta a história.
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Mensagempor Deicide em 28 Dez 2007, 10:01

Linha do tempo simplificada:

SPOILER: EXIBIR
__145 mil anos atrás: surgem os antropossauros em Galrasia.

__110 mil anos atrás: fundação da Primeira Cidadela do povo anão, na Montanha Invencível.

__c. 6 mil anos atrás: Fundação da cidade de Doher, futura capital de Doherimm.

__c. 800 anos atrás: primeiras escavações das Colinas dos Bons-Halflings.

__0: a frota élfica chega a Arton-sul e começa a construir a cidade de Lenórienn.

__391: começa o conflito entre hobgoblins e elfos, que ficaria conhecido como a Infinita Guerra.

__750: Khalil de Gordimarr organiza uma expedição ao continente norte; dos 150 homens, apenas 40 retornam com vida. Protas III, regente de Gordimarr, ordena a construção do forte de Khalil, Khalifor.

__809: O anão Wordarion Thondarim tem uma visão inspirada por Heredrimm. Os anões se recolhem aos subterrâneos, passando a habitar apenas Doherimm, a Montanha Invencível e as montanhas Dorlanthur.

__830: fundação de Tamu-ra, o Império de Jade.

__c. 900: Revolta dos Minotauros, sob a liderança de Goratikis. Goratikis parte em peregrinação.

__c. 901: Retorno de Goratikis; fundação da cidade de Gorakis e do reino de Tapista.

__937: o príncipe Renngard de Mortenstenn pede a mão de Yllia, princesa de Ghondriann. Corullan VI, pai de Yllia, recusa violentamente o pedido. Devido à morte de Yllia, que tentava chegar a Mortenstenn, Corullan declara guerra a Mortenstenn.

__939: Richlard, rei de Mortenstenn, é traído por seus aliados de Cobar e Sidarid e envenenado. Renngard consegue escapar para Ylloran, onde pede asilo. O Triângulo de Ferro (aliança entre Ghondriann, Cobar e Sidarid) avança sobre o reino de Tarid.

__944: as tropas de Renngard e dos reinos de Ylloran, Gordimarr e Northgate atacam o Triângulo em Tarid.

__950: ocorre a Grande Batalha no continente de Lamnor. Os derrotados são exilados para o norte desconhecido.

__1020: os exilados de Lamnor encontram a estátua de Valkaria e fundam a seus pés a capital do Reinado. Essa data, que coincide com o início da primavera, fica marcada como o Dia do Reencontro, o mais importante feriado de Arton. Fundação de Zakharin e do reino de Zakharov por Folk Steelhart e seu grupo de aventureiros.

__1021: fundação do povoado de Lendilkar e do reino de Bielefeld.

__1025: fundação do reino de Tyrondir e da capital Cosamhir.

__1026: fundação do vilarejo de Triunphus.

__1030: fundação de Yuden pela família Yudennach. Fundação de Altrim e do reino de Petrynia.

__1035: fundação de Tollon.

__1037: invocação de Benthos; destruição da costa de Bielefeld e da cidade de Lendilkar.

__1038: fundação de Fortuna.

__1040: tratado de paz entre o Reinado e Khubar: o reino-arquipélago é incluído no Reinado.

__1049: Gillian Cloudheart, sumo-sacerdotisa de Marah, consegue a paz com Khalifor.

__1050: Wortar I envia os patriarcas das famílias Vorlat, Schwolld e Rigaud para o futuro território de Ahlen. Alguns colonos se separam e fundarão o reino de Collen.

__1056: fundação de Wynnla, o reino da magia.

__1077: o mago Vectorius deixa de ser aventureiro e se aposenta.

__1083: fundação de Lomatubar.

__1085: fundação de Namalkah.

__1088: chega a Arton Talude, o Mestre Máximo da Magia.

__1089: fundação de Ahlen.

__1094: fundação de Hershey.

__1095: fundação da Grande Academia Arcana, em um semiplano oferecido a Talude por Wynna, a Deusa da Magia.

__1107: a ordem de Sszzaas é totalmente extinta.

__1113: fundação de Malpetrim.

__1140: primeiro ataque do Moóck à Triunphus, devastando a cidade e matando sua população. O sumo-sacerdote de Thyatis oferece sua vida ao deus em troca da ressurreição do povo da cidade. Assim é concedida a benção-maldição de Triunphus.

__1169: início da colonização do futuro território de Callistia.

__1249: ataques de saqueadores em Hershey.

__1251: início da “proteção” dos minotauros sobre Hershey.

__1252: Talude e Vectorius se encontram em Malpetrim. Desafiado, Vectorius começa a planejar a construção de sua cidade voadora*.

__1275: Thallen deixa sua vila natal e parte para se tornar um aventureiro.

__1279: fundação de Vectora, o Mercado nas Nuvens.

__1290: fundação da Ordem de Khalmyr e da Ordem da Luz, as duas mais importantes ordens de cavaleiros de Arton. Separação da União Púrpura de Bielefeld.

__1292: inicia-se a construção do palácio de Valkaria, sob o reinado de Vallanna. Nascimento de Phillip Donovan.

__1298: Ideki, um samurai de Tamu-ra, visita a cidade zakharoviana de Trokhard.

__1304: construção de O Desbravador pela família Nuesin de Callistia.

__1305: morre Arthur Donovan II, fundador da Ordem dos Cavaleiros da Luz.

__1307: completado o Castelo da Luz; desmascarado o plano de Trevor Raynieck por Phillip Donovan.

__1312: ocorre a saga do Disco dos Três em Malpetrim. Phillip se torna o Comandante da Ordem da Luz.

__1332: casamento de Phillip Donovan.

__1343: nasce Thormy, futuro rei de Deheon.

__1345: a meio-elfa Loriane nasce, é abandonada nas proximidades de Khalifor e “criada” por humanos.

__1350: concluído o Palácio Real de Valkaria.

__1354: Phylidio, o Tranqüilo, funda a Força de Elite da guarda do Reinado, posteriormente conhecida como o Protetorado do Reino**.

__1358: o Príncipe Thormy sai pelo mundo em busca de aventuras.

__1359: morre Phylidio, o Tranqüilo.

__1364: o mais recente eclipse total do sol. Nasce Thwor Ironfist, o general bugbear. Thormy retorna e assume o trono de Deheon***.

__1365: Lorde Niebling, o gnomo, chega a Valkaria****.

__1369: Cohared Frostand inventa o gorad.

__1370: Ruud inaugura a Estalagem do Macaco Caolho. Retorno de Phillip Donovan ao Castelo da Luz.

__1371: Tilliann, o mendigo louco, é visto chorando copiosamente aos pés da estátua de Valkaria e passa a viver na cidade.

__1375: Inicia-se a reclusão de Thallen.

__1380: o Rei Thormy se casa com Rhavana, uma rainha amazona. Ascensão de Portsmouth e escaramuças entre o condado e os Cavaleiros da Luz.

__1384: primeira aparição pública do atual Mestre Arsenal, derrotando o sumo-sacerdote de Keenn, Destrukto. O rapto da princesa élfica Tanya leva a formação da Aliança Negra entre bugbears e hobgoblins. Niele é expulsa de Lenórienn, acusada de colaborar com o rapto. Razlen Greenleaf, atual sumo-sacerdote de Allihanna, se afasta de Lenórienn voluntariamente. Nasce Petra Tpish.

__1385: cai a nação élfica de Lenórienn, encerrando a Infinita Guerra, com a derrota dos elfos. Corcoran Schwolld é deposto, vítima de uma conspiração dos Vorlat.

__1386: Razlen Greenleaf se isola na Floresta dos Espinheiros, que passa a ser chamada apenas de Greenleaf.

__1387: Loriane estréia na arena de Valkaria.

__1388: início dos eventos descritos no romance O Inimigo do Mundo. Arkam recebe o artefato que lhe daria a alcunha: Arkam Braço Metálico. Thorngald Vorlat ascende à regência de Ahlen.

__1389: o halfling Boghan e o elfo Thalin livram da morte um bebê nas proximidades de Khalifor. Arkam ingressa no Protetorado. Portsmouth se torna independente.

__1390: ocorre a primeira aparição da Tormenta e a destruição de Tamu-ra. Thwor Ironfist detém sua marcha antes de chegar a Khalifor.

__1393: o jovem Tork é aceito em no forte Hedryl, em Petrynia. Nessa ocasião, ele amputa o braço-garra de Deenar, o elfo-do-mar, e com ele faz sua arma. Destituição de Arthur Donovan III de seu posto e morte de Phillip Donovan.

__1394: devido a um novo ataque de Deenar ao forte Hedryl, Tork resolve abandonar o mundo dos humanos. A “nova geração” de Cavaleiros da Luz começa a surgir.

__1395: Tork chega a Galrasia e encontra Lisandra, então com 14 anos.

__1396: o Paladino de Jallar, único paladino da deusa Toris, é morto. Durante uma missão com colegas aventureiros, Vladislav encontra os Rubis da Virtude desaparecidos, e decide implantá-los no corpo do Paladino de Jallar; surge então o indestrutível Paladino de Arton.

__1397: Tork abandona Lisandra em Galrasia e vai para Malpetrim. A Praga Coral de Lomatubar começa a atacar humanos e semi-humanos.

__1398: para evitar o casamento arranjado com Mitkov, do reino vizinho de Yuden, a Princesa Rhana foge para Triunphus. As tensões entre Deheon e Yuden aumentam. Luigi Sortudo, bardo da corte do Rei Thormy, abandona Valkaria. Uma área de Tormenta se forma ao norte do reino de Trebuck, trazendo pânico ao Reinado. Yelka Vorlat, esposa de Thorngald Vorlat, é envenenada e fica completamente paralisada.

__1399: Logan Devendeer parte em missão e conhece Tellanni Dantallas, a Raposa. A Princesa Rhana morre durante um ataque do Moóck e fica presa em Triunphus. Sandro Galtran, filho de Leon Galtran, abandona o lar para se tornar um aventureiro e involuntariamente provoca o caso da mudança do nome da Taverna do Macaco Caolho. Primeiros ataques dos lursh-lyins em Callistia.

__1400: Thwor Ironfist toma Khalifor e inicia a conquista de Tyrondir. Com a ajuda de um grupo de aventureiros, Rhana escapa de Triunphus. A Tormenta avança sobre Trebuck e toma o forte Amarid. Ocorre a Batalha de Amarid, quando o exército mais poderoso do Reinado falha em derrotar o Lorde da Tormenta. Ocorrem os eventos descritos na série Holy Avenger.

__1401: a deusa Valkaria é libertada de sua prisão na estátua. Iniciam-se os primeiros contatos com o povo dos Reinos de Moreania.

__1402: época atual.


Notaram que só os anos mais recentes têm fatos bem descritos e mais complexos? Antes de 30 anos atrás, os eventos descritos são sempre bem genéricos.

Por exemplo: de -800 a 391, não acontece absolutamente nada no cenário. Depois dá mais um pulo de 359 anos antes de acontecer mais alguma coisa. E os reinos do passado? Fora a tal guerra, nunca aconteceu nada com eles (sequer receberam uma data de fundação, ou uma menção do que aconteceu com eles após a guerra).

vale sim afinal se o sumo não tivesse dado a vida o deus não tinha feito nada


Se o sacerdote tivesse feito a benção-maldição, eu até concederia. Mas o sacerdote pediu a ressurreição da cidade; o deus ao invés disso lançou a benção-maldição sobre ela.
Editado pela última vez por Deicide em 28 Dez 2007, 10:10, em um total de 2 vezes.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


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Mensagempor Nibelung em 28 Dez 2007, 10:02

fio QUASE TUDO em tormenta é adaptação do 3D&T o jogo começou lá esqueceu O.o

Tormenta começou como um cenário pra AD&D e GURPS Fantasy. Tenho que repetir isso quantas vezes?

falando seriu vcs queriam que um pé de chinelo que enche a cara e fizesse umas pesquisas casuais criasse uma raça?

Warforgeds foram criados por humanos, e eu acho que é a raça mais original criada na última década.

No mais, elfos-do-céu são simplesmente elfos com asinhas. Elfo + Levitação, coisa de 3D&T. É o mesmo motivo pelo qual eu não fui fã da White Terror em Goblins.

quando inventam nome pro sumo sacerdote reclama quando não inventa reclama mais

Você inverteu de propósito a ordem das minhas respostas. O caso é: Inventaram um nome pra um NPC cuja única aparição é uma entrada na linha de tempo, mas não invetaram um nome pro homem responsável pela "criação" de uma das cidades-símbolo do cenário.
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Dez 2007, 10:10

linha do tempo do site da jambo escreveu:1388: início dos eventos descritos no romance O Inimigo do Mundo.


Então se HA e Wilddice são oficiais...o IdM (e a ordem dos numerólogos) também e oficial.

Warforgeds foram criados por humanos, e eu acho que é a raça mais original criada na última década.


[2]
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Mensagempor Deicide em 28 Dez 2007, 10:12

E nem toda raça precisa ser criada por intervenção divina. Migrações e adaptação podem "criar" uma raça também. Você também pode criar raças com experimentos mágicos. Mas em Tormenta é assim:

Ano X: Raça Y surge criada pelo Deus Z.

Nunca é assim:

Ano X: Começa a migração da Raça W para as montanhas do norte. Eventualmente, ao longo dos séculos, os W evoluem na raça Y.

nem nunca é assim:

Ano X-XIII: Fazendo diversos experimentos com raça W, o General/Mago/Cientista Louco obtém os primeiros resultados na criação da raça Y. Nos anos seguintes, a raça Y se multiplica como soldados/monstros/servos do General/Mago/Cientista Louco.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Mensagempor Nibelung em 28 Dez 2007, 10:17

Aliás, só pra comentar: Qual a vantagem em não ser um elfo-do-céu em Tormenta? Até onde eu li deles, são as mesmas regras pra elfos, porém com asas gratuitas. E em níveis baixos, poder voar é uma GRANDE vantagem.

Pergunto por desconhecimento mesmo. A raça tem alguma penalidade extra nos livros novos? Ou pior ainda: A raça não possui regras, e consta no livro apenas como "algo exótico pra NPCs usarem de vez em quando"?
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Dez 2007, 10:20

propagando do "piratas e pistoleiros"
"um clérigo nem tão devoto assim (por anos e anos vocês pediram para terem Poderes Concedidos de mais de um deus... Pois bem, agora vocês conseguiram)"

Medo...muito medo disso.


E nem toda raça precisa ser criada por intervenção divina.


Os "meio-alguma coisa" por exemplo :sobrancelha:

(e estamos chegando a pag 200)
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Mensagempor Haiyate em 28 Dez 2007, 10:22

Warforgeds foram criados por humanos, e eu acho que é a raça mais original criada na última década.

kra sabia que vc ia mencionar eles, tem uma grande diferença entre criar robos e criaturas vivas c vc me intende

Se o sacerdote tivesse feito a benção-maldição, eu até concederia. Mas o sacerdote pediu a ressurreição da cidade; o deus ao invés disso lançou a benção-maldição sobre ela.

mas ele fez de certo modo ele deu sua vida em troca da ressureição so que a ressuceição ficou na cidade e ai surgiu a maldição

Você inverteu de propósito a ordem das minhas respostas. O caso é: Inventaram um nome pra um NPC cuja única aparição é uma entrada na linha de tempo, mas não invetaram um nome pro homem responsável pela "criação" de uma das cidades-símbolo do cenário.

num foi de proposito eu havia respondido uma mas ai via a sua outra resposta... e intendo seu ponto de vista mas ainda acho que poderia ser o inverso ( ter nome pro sumo de thiatis e sem nome para de marah ) que vcs ainda chiariam...

Ano X: Raça Y surge criada pelo Deus Z.

isso não tenho como discutir, quando nao eh deus maior eh deus menor e isso eh ponto falho
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Mensagempor Deicide em 28 Dez 2007, 10:22

Corvo da Tempestade escreveu:
E nem toda raça precisa ser criada por intervenção divina.


Os "meio-alguma coisa" por exemplo :sobrancelha:

(e estamos chegando a pag 200)


Eu editei minha mensagem, citando duas origens possíveis que não são "meio-alguma coisa". :diabanjo:

Edit: Outra coisa: quem disse que origem pra raça é obrigatória? Ela pode simplesmente sempre ter vivido ali, e ser "descoberta" ou "migrar" em determinado ponto, entrando em contato com as demais raças.
Editado pela última vez por Deicide em 28 Dez 2007, 10:26, em um total de 1 vez.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Mensagempor Nibelung em 28 Dez 2007, 10:24

(e estamos chegando a pag 200)


Nem os clássicos tópicos de monge na antiga Spell chegaram a esse fatídico número. E os argumentos eram bem mais repetitivos (se bem que as discussões sobre fanservice aqui foram entediantes também). Quem fizer o post pra abrir a página 200 merece um troféu joinha.
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Mensagempor Haiyate em 28 Dez 2007, 10:28

em tormenta a unica raça que vejo q evoluiu foram os lefeu :blink:

afinal foram criados por 3 deuses mas depois foram "destruidas" mas intão evoluiram até o ponto em que estão se tornando algo totalmente diferente do original

Aliás, só pra comentar: Qual a vantagem em não ser um elfo-do-céu em Tormenta? Até onde eu li deles, são as mesmas regras pra elfos, porém com asas gratuitas. E em níveis baixos, poder voar é uma GRANDE vantagem.

em 3D&T ela custa mais caro em D20 tenho quase certeza que possui ajuste d nivel
e outra coisa tbm que me lembro de cabeça era que os bonus e penalidades eram diferentes para um elfo alado ou seja era uma raça totalmente diferente mas vou checar isso
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Mensagempor Nibelung em 28 Dez 2007, 10:30

Haiyate escreveu:
Warforgeds foram criados por humanos, e eu acho que é a raça mais original criada na última década.

kra sabia que vc ia mencionar eles, tem uma grande diferença entre criar robos e criaturas vivas c vc me intende

Warforged são criaturas vivas. Ou você possui outrs explicação pra eles poderem ser ressuscitados? Como a Casa Cannith fez pra dar vida pra eles é outro assunto, mas é óbvio que eles são vivos.

Mas o tópico pra discutir Eberron é outro.

Haiyate escreveu:intendo seu ponto de vista mas ainda acho que poderia ser o inverso ( ter nome pro sumo de thiatis e sem nome para de marah ) que vcs ainda chiariam...

Depende da forma que ele seria mostrado.

"Sumo-sacerdotisa de Marah negocia a paz com Khalifor" merece reclamações. "A igreja/culto/seita de Marah negocia a paz com Khalifor" não possui nomes e é coerente. Não há porque dar o crédito pro líder do culto, quando foi a igreja inteira que negociou a paz. Se o nome do líder for citado depois é um bônus, não uma necessidade.
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Mensagempor Haiyate em 28 Dez 2007, 10:37

Mas o tópico pra discutir Eberron é outro.

intão pare de fazer comparações quando somente lhe convem ok? XD

Edit: Outra coisa: quem disse que origem pra raça é obrigatória? Ela pode simplesmente sempre ter vivido ali, e ser "descoberta" ou "migrar" em determinado ponto, entrando em contato com as demais raças.

sim poderia ser assim mas ai vcs estariam reclamando pq raça X não possui uma explicação de origem ( talves não vc deicide mas muitos iriam)

Sumo-sacerdotisa de Marah negocia a paz com Khalifor" merece reclamações. "A igreja/culto/seita de Marah negocia a paz com Khalifor" não possui nomes e é coerente. Não há porque dar o crédito pro líder do culto, quando foi a igreja inteira que negociou a paz. Se o nome do líder for citado depois é um bônus, não uma necessidade.

seu ponto de vista é certissimo mas infelismente não acontece assim, normalmente a glória cai sobre aquele que tem mais responsabilidades e mais deveres resumindo o lider do grupo que nesse caso seria o sumo
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Mensagempor Nibelung em 28 Dez 2007, 10:41

intão pare de fazer comparações quando somente lhe convem ok? XD

O caso é: Warforged são uma raça pra jogadores. Isso é fato, e serve pra provar um ponto. Warforgeds serem criaturas vivas ou não, é discussão pro tópico de Eberron. :)

seu ponto de vista é certissimo mas infelismente não acontece assim, normalmente a glória cai sobre aquele que tem mais responsabilidades e mais deveres resumindo o lider do grupo que nesse caso seria o sumo

Então me diz quem foi o líder da Revolução Francesa. Não vale olhar na Wikipédia.
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Mensagempor Deicide em 28 Dez 2007, 10:47

sim poderia ser assim mas ai vcs estariam reclamando pq raça X não possui uma explicação de origem ( talves não vc deicide mas muitos iriam)


"Origem" não precisa ser o ponto em que a raça passou a existir. Pode ser o ponto em que ela passou a interagir com o cenário e a importar na história. Se tiver uma "origem" boa, seja ela um deus, uma evolução, migração ou experimentos mágicos, pouca gente vai reclamar.

Mas em Tormenta é: "Deus criou a raça X", e pronto. Nem o porquê do Deus querer a raça em primeiro lugar eles costumam dar (o único que vi na linha do tempo foi o da Valkaria, mas eu achei estranho a "motivação" dela criar a humanidade).

Então me diz quem foi o líder da Revolução Francesa. Não vale olhar na Wikipédia.


Quem responder "Napoleão" ganha um doce e um prêmio "Trofeu Joinha de Estupidez"!
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