Então ao em vez de criar um livro dedicado tratando todos os pequenos mas importantes e complexos nuances de uma batalha massa que NÃO é integral para uma campanha de D&D, você quer ele escrito em poucas páginas no livro do mestre? E ainda chama isso de caça niquel? Eu ri
Faz-se o básico das regras, para ter no mínimo combates em massa interessantes, e depois, lança-se um suplemento com zilhões de adições que tornaria ainda mais profunda.
D&D É ASSIM. Eles lançam um livro do jogador, com um bando de coisa, e depois lançam suplementos detalhando e adicionando certos aspectos (como as classes, magias, etc).
Eu rio de você, com essa mania histérica de ficar impondo desejos alheios.
Então você quer que blá blá blá seja assim porque é mais ridículo e blá blá blá.
Aliás, até hoje nunca vi um sistema de combate em massa que me satisfez. Duvido que "poucas páginas" jogadas no canto do livro iriam me satisfazer.
Eu nunca vi um sistema de combate que tenha me satisfeito de verdade, mas eu me alegro com o que tem.

Não vejo necessidade de prestige classes se eu puder ser mago necromante/guerreiro defensor/warlord líder tribal/druida xamanista com facilidade.
Mas as Prestige Classes não vão virar apenas nomes floriados para definir o teu estilo de personagem de acordo com sua
tree de poderes?